Olá pessoal, neste artigo veremos os conceitos e exemplos com os Arrays da linguagem C#. Veremos nesta parte a construção deles e como acessar seus elementos. Acompanhem:

 Em C#, os Arrays são objetos que contém diversos valores de um mesmo tipo. Segundo a descrição do MSDN Library, “Um Array coleciona mais do que uma parte dos dados em uma variável. Um número de índice (para um array de uma dimensão) ou vários números de índice (para um array de array ou um array multidimensional) referencia os dados no Array”.

 Podemos resumir o seguinte: Os arrays compreendem objetos com vários valores de um mesmo tipo (string, por exemplo). Esses valores são identificados ou referenciados por um índice. Esse índice é um valor inteiro que é responsável por determinar a posição dos elementos dentro de um Array. No .NET Framework, todos os índices começam com 0.

 Como construir arrays – Para que um array seja construído, é preciso primeiro criar uma instância usando o operador new, como a sintaxe abaixo descreve:

<tipo> [] <identificador> = new <tipo> [total de ocorrências]

 Veja no exemplo abaixo, um Array do tipo string, cujo identificador é livros, e com uma quantidade de 10 ocorrências, o que significa que temos 10 livros distintos:

string[] livros = new string[10];

 Veja outro exemplo, com um Array do tipo int, cujo identificador é idade, e com uma quantidade de 5 ocorrências, ou 5 idades diferentes:

 int[] idade = new int[5];

 Lembrando que em C# usamos os colchetes ([ e ]) antes do identificador.

 Como acessar os elementos de um array – Temos acesso ao elemento de um array pelo seu índice. A referência pode ser feita para incluirmos valores ou mesmo para fazermos outras operações. Veja o exemplo a seguir para ilustrar melhor os conceitos:

string[] livros = new string[4];

            livros[0] = "Livro 1";

            livros[1] = "Livro 2";

            livros[2] = "Livro 3";

            livros[3] = "Livro 4";

            livros[4] = "Livro 5";

 Nesse exemplo, ao tentarmos executá-lo, teremos o seguinte erro:


 Isso porque declaramos 4 posições e estamos tentando acessar 5. Dessa forma, é estourado o erro do tipo IndexOutOfRangeException, como podemos ver acima.

 Por isso fica como dica: sempre ao declarar um Array preste muita atenção ao especificar seu número de ocorrências, para prevenir um erro deste tipo.

 Fonte de Consulta: Apostila de C#, da Impacta Tecnologia.

 Assim finalizo o artigo. Na próxima parte continuaremos a ver dicas, conceitos e exemplos da melhor forma de usar Arrays, não percam!

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com