Neste tutorial, você irá criar um Projeto de Modelo de Relatório (Report Model Projetct) usando o Business Intelligence Development Studio. (Este tutorial não pode ser seguido em versões do SQL SERVER EXPRESS).

 

Para se criar relatórios no Report Builder, pelo menos um modelo precisa estar disponível. Um Projeto de Modelo de Relatório contém a definição da base de dados (um arquivo *.ds), uma fonte de acesso a dados (um arquivo *.dsv) e do modelo de dados (um arquivo *.smdl).

 

Para criar um novo Projeto de Modelo de Relatório (Report Model Projetct).

 

1.Clique em Iniciar, vá para All Programs, escolha Microsoft SQL Server 2005 e, em seguida, clique em Business Intelligence Development Studio.

2. No menu File, clique em New e escolha Project.

3. Na lista de Templates, escolha Report Model Project

4.Em Nome, escreva ModelTutorial (ou outro nome que julgue o ideal).

5.Para criar o Projeto de Modelo de Relatório, clique em OK.

 

A Solução ModelTutorial será exibida  no Solution Explorer.

 

Em seguida, você criará uma fonte de dados para o seu modelo de relatório.

 

Lição 2: Definição de uma fonte de dados para o relatório Modelo

 

Depois de criar um Projeto de Modelo de Relatório chamado "ModelTutorial”, é necessário definir uma fonte de dados a partir do qual você irá extrair dados para exibição e manipulação.

 

Neste tutorial, você irá definir o modelo de banco de dados AdventureWorks como sua fonte de dados. Este tutorial assume que esse banco de dados está localizado em uma instância padrão do SQL Server no computador local. Em um ambiente de produção, as fontes de dados são freqüentemente hospedadas em um ou mais computadores remotos.

 

Definir uma fonte de dados para um Projeto de Modelo de Relatório:

 

1.Na Solution Explorer, clique com o botão direito em Data Sources e clique em Add New Data Source.

2.Na tela de boas-vindas, escolha Data Source Wizard Page, clique em Avançar.

 

Selecione o modo para definir a conexão. Nesta página, você pode definir uma fonte de dados baseada em uma conexão existente ou um objeto previamente definido (a partir de dentro da solução atual ou dentro de outro projeto Report Model), ou ainda, criar uma nova conexão. Neste tutorial, você vai definir uma fonte de dados baseada em uma nova conexão.

 

3.Confirme que a opção “Create a Data Source Based on an Existing” ou “New Connection”, dependendo de sua escolha,  está selecionada e, em seguida, clique em Novo.

 

Uma caixa de diálogo “Connection Manager” irá aparecer para você definir as Propriedades de conexão para esta fonte de dados.

 

4.Na caixa de texto Nome do servidor (Server name), digite localhost. ATENÇÃO: Se você estiver trabalhando com uma instância nomeada, em vez de instância padrão, digite localhost \ <nome da instância>.

5.Selecione – Usar autenticação do Windows (Use Windows Authentication)

 

Nota: Se possível, evite utilizar suas credenciais locais para a conexão com a fonte de dados. Se você publicar um modelo que inclui suas credenciais, os usuários que executarem o modelo irão fazê-lo usando o seu perfil de segurança, esta não é a escolha ideal, mas para fins didáticos você poderá usar sem grandes problemas. Se você precisar usar suas credenciais, certifique-se de trocá-las com as credenciais que você quer usar no modelo, para que os usuários acessem o modelo usando o Report Builder.

 

6.Selecione o nome do banco de dados (database name) ou insira um da caixa de listagem, para este tutorial, selecione AdventureWorks.

7.Para verificar se a conexão funcionou, clique em Testar Conexão (Test Connection).

 

Se a conexão funcionar, clique em OK. Se a conexão não funcionar, verifique se as informações que você digitou estão corretas.

 

8.Clique em Avançar.

 

Selecione o modo para definir a conexão novamente.

 

9.Veja se a opção “Create a data source base on a existing” ou “new connection” está marcada, verifique se a localhost.AdventureWorks está selecionado na Data connections list Box e, em seguida, clique em Avançar.
10.Na caixa Nome da fonte de dados (Data Source Name), escreva ModelTutorial e, em seguida, clique em Concluir.

Por padrão, o nome do banco de dados que você selecionou é exibido. No entanto, você pode usar um nome diferente ao nome da conexão. O nome da conexão pode conter espaços. Ao clicar em Concluir, o arquivo *.ds é criado e exibido na pasta Fontes de Dados (Data Sources) no projeto ModelTutorial.

 

Nota:
Para editar as propriedades de uma origem de dados existente, clique duas vezes na fonte de dados na pasta Fontes de dados (Data Sources) para exibir as propriedades.

 

Em seguida, você criará uma fonte de dados para exibir o seu modelo.

 

Lição 3: Definindo uma fonte de dados (Data Source View) para o projeto.

 

Após definir as fontes de dados (Data Sources) que você irá usar em seu Projeto de Modelo de Relatório, o próximo passo é definir uma fonte de dados (Data Source View) para visualizar o projeto.

 

Uma fonte de dados (Data Source View) de dados lógicos é um modelo baseado em uma ou mais fontes de dados.

 

Fontes de dados (Data Source View) não servem só para encapsular o acesso aos objetos físicos, tais como tabelas e visualizações, contidas em fontes de dados subjacentes, mas também para permitir anotações adicionais, tais como definições para cálculos, chamados buscas e relacionamentos, que devem ser criados e mantidos fora da fontes de dados. O Reporting Services gera o relatório modelo a partir da fonte de dados (Data Source View).

 

Neste tutorial, a fonte de dados (Data Source View) fornece a fonte de informação do modelo que será gerado.

 

Fonte de dados (Data Source View) procuram facilitar modelo do processo de design e planejamento, fornecendo-lhe uma representação útil dos dados que você especificou. Porque os metadados são armazenados de acordo com a fonte de dados, você não precisa estar conectado à fonte de dados subjacente para trabalhar com os objetos. Você pode renomear tabelas e campos, bem como adicionar campos agregados e derivados de outras tabelas em uma fonte de dados sem alterar a visão da Data Source View. Para este tutorial, adicione apenas as tabelas para visualizar a fonte de dados que você pretende utilizar.

 

Nota:
Para este tutorial, você vai usar a fonte de dados (Data Source View) que é gerada automaticamente para você.

* Para saber mais sobre como manipular Data Source View, pesquise sobre “Trabalhando com Data Source Views (Analysis Services)”, Trabalhando com Data Source Views How-to Tópicos (SSAS)”, e na Lição 1: “Criando um novo Projeto de Modelo de Relatório (Report Model Projetct)”.

 

Agora vamos definir uma fonte de dados (Data Source View) para exibir um modelo de relatório.

 

1.Na Solution Explorer, clique com o botão direito em Data Source Views e clique em Adicionar Novo (Add New Data Source View).

2.Na tela de boas-vindas à origem de dados (Data Source View), Use a ajuda do Assistente e clique em Avançar.

 

Selecione uma Fonte de Dados (Data Source).

 

Na janela Relational Data Sources, veja se ModelTutorial está selecionada e clique em Avançar.

 

Apenas uma Data Source pode ser referenciada ao criar uma Data Source View em um projeto de modelo de relatório. Vai aparecer as tabelas e os campos para você selecionar, nesta página, você seleciona as tabelas da origem dos dados que pretende utilizar em relação a fonte de dados (Data Source).

 

4.Se o nome “Matching Page” aparecer, aceite as seleções padrão (Default) e clique em Avançar.

5. Na lista de objetos (object list), selecione todas as tabelas.

6.Para adicionar as tabelas selecionadas clique em > .

7.Clique em Avançar (Next) e, em seguida, digite ModelTutorial na caixa de texto Nome (Name).

8.Clique em Concluir.

 

A Data Source View ModelTutorial.dsv deverá aparecer na fonte de dados (Data Source). A janela de Design do Business Intelligence Development Studio deverá aparecer exibindo o conteúdo desta Data Source View.

 

Em breve postarei sobre as lições finais deste processo de criação de modelos para relatório que pode causar estranhamento na primeira leitura mas que se torna muito simples com a prática.


Abraços e até a próxima.