O Asp.Net revolucionou a forma de desenvolver aplicativos para web, isso ninguem discorda. Antes, eram necessários horas em frente ao computador criando suas bibliotecas javascript para tornar as paginas mais interativas e dinamicas. Com o .Net, tudo ja vinha implementado, o Ajax era embutido nas paginas sem você necessitar ter conhecimentos mais avançados sobre isso. É claro, quem domina javascript pode tirar ainda mais proveito dessa fantastica plataforma. Dentro do ambiente .Net, a linguagem c# é talvez a que mais se destaque, criada especificamente para servir ao Asp.Net, o C# caiu no gosto dos desenvolvedores.

Você sempre ouviu falar muito bem do ambiente .Net e do C#, mais atá gora não conseguiu desenvolver uma pagina simples, então siga abaixo um pequeno passo-a-passo para te ensinar a desenvolver paginas web com Asp.Net e c#.

Vamos la então, mãos a massa. O primeiro passo a fazer é ter o ambiente de desenvolvimento, e nada melhor que ter a ajuda do Visual Studio, uma IDE rica em detalhes e recursos totalmente desenvolvidos e melhorados visando o melhor desempenho dos desenvolvedores. Para quem esta começando e quer somente aprender, a Microsoft preparou um pacote exclusivo para os estudantes. Esse incentivo faz parte dos planos da empresa para difundir o ambiente de desenvolvimento entre a comunidade em geral. O Visual Studio Express é totalmente gratis para download e aprendizagem, e pode ser baixado no site oficial http://www.microsoft.com/express/Downloads/#2010-Visual-CS , você ainda pode optar por uma versão que mais se adeque ao seu estudo, para esse artigo, vamos optar pelo Visual C# 2010 Express. Depois de baixado, o processo de instalação é padrão Microsoft, muito simples e intuitivo.

Bom, nesse momento ja temos o ambiente pronto, pois o pacote de instalação do Visual Studio ja cuida de preparar o Framework e todo o ambiente necessário incluindo um servidor proprio para seus testes. Localize o icone do Visual Studio 2010 C# Express no seu menu iniciar e clique para abrir o programa. A tela inicial sera aberta, com varias opções disponíveis, vamos nos focar noque é interessante para nó nesse momento.


Você possui duas opções para criar um novo software para web, pode ser um Web Project ou um WebSite. A segunda opção ja esta sendo deixada de lado nessa versão 2010, você pode perceber isso nessa tela inicial, a unica opção visivel de inicio é criação de um “New Project”. Bom, vamos seguir o que a Microsoft recomenda e criar um novo projeto. Clicando em “New Project”, sera aberta uma janela semelhante a que mostrarei a seguir, talvez com menos opções, mas não se preocupe, estamos apenas começando.


 Selecione o Asp.net Empty Web Application para criar um novo projeto do zero. É nesse projeto que vamos brincar com nosso primeiro codigo. Apenas para nos ambientar com a plataforma. Você verá que é muito simples e o material avançado existente na internet é muito vasto.

O inicio do Asp.Net são os Webforms, você ouvira falar mal e bem deles. O Conceito de webforms é muito simples, são formularios web baseados e interação com o cliente, onde o mesmo pode entrar informações e submete-las para o servidor, afim de obter um resultado ou gravar dados em uma base. Você provavelmente ja deve ter ouvido falar em outras formas de desenvolver, como o MVC, mas nesse tutorial, veremos apenas a criação de um webform simples.

Os arquivos Webforms vão ficar dividiso em tres arquivos distintos, o .aspx, .cs e . designer. Cada um deles é feito para uma função especifica, o .aspx por exemplo é para conter apenas elementos de formação html, controles e recursos de input. O .cs, é chamado de code behind, é onde vamos colocar nosso codigo. Você vera que em .Net existe um forte conceito de orientação a objetos, o que vai forçar você a estruturar seus projetos em camadas e seguir padrões de boas praticas para desenvolvimento.

Bom, vamos codificar um pequeno bloco de codigo C#, apenas para você pegar o sentido, depois você fica livre para criar e pesquisar novos conteudos. Na parte direita do seu Visual Studio, você pode ver que existe uma aba chamada “Solution Explorer”, essa parte permite a navegação entre os arquivos inclusos no seu projeto, alem de incluir novos ou excluir os existentes. Bom, clique na “Solution Explorer”, aponte o mouse para o seu projeto e clique com o botão direito do mouse. Depois basta selecionar “Add” e depois “New Item...”, veja a imagem abaixo:


Na tela seguinte, selecione o tipo de item a ser adicionado, no nosso caso será um webform.


Depois e clicar em “Add”, você terá criado um novo webform no seu projeto, com o nome de WebForm1.aspx, caso você não tenha mudado o nome é claro. Se você observar na Solution explorer, vera os nossos tres arquivos criados conforme foi dito anteriormente.



Vamos adicionar um componete do tipo label no nosso arquivo .aspx e em seguida criar um codigo simples no arquivo .cs. Vamos la então. No codigo a seguir, localize o bloco:


E então adicione a linha 12 para que fique como na imagem abaixo:


Pronto, nesse momento temos um novo controle do tipo labem criado. Perceba alguns atribuitos interessantes dele e comuns para a maioria dos controles mais simples. Os controles de um webForm são identificados por um ID, que é seu nome único para identificação no codigo, alem disso, eles estão marcados como runat=”server”, isso permitira que você interaja com eles dentro do seu codigo fonte. Bom, vamos manter como esta, com o ID Label1.

Vamos agora adicionar um codigo em c# muito simples, apenas ira mostrar a data atual e o seu nome concatenado. Vamos la então. Dentro do codigo c#, você pode trabalhar com eventos do   formulário, que vão desde um clique de botão até a entrada de um texto em um controle do tipo input text. Um dos eventos principais é o Page_Load, ele é executado sempre que que algum comando do usuário for disparado. Portanto, ao carregar o formulario nós temos um evento de Page_Load em execução. Se tudo correu bem até aqui, você vera um codigo semelhante a:


Isso, lembre-se, deve estar dentro do seu arquivo .cs. Bom, essa é declaração padrão do Page_Load. Agora vamos adicionar a linha a seguir para fazer a função que desejamos:


Vejam como não resisti e coloquei o famoso Hello World. Bom, brincadeiras a parte, ja estamos prontos para executar nossa primeira pagina web com Asp.Net. O Visual Studio cuida de gerar toda a estrutura do projeto para você, basta a apenas acessar o atalho Ctrl + F5. Pronto, o Visual Studio ira compilar e abrir uma janela de um Browser configurado no seu computador. 


Tudo muito simples não é mesmo. Agora que você ja tem uma direção a seguir, basta agora buscar informação, e isso existe de monte. Aqui no Devmedia você encontra diversos artigos que ensinam desde a criar um cadastro simples, até recursos mais avançados.

Bom, esse artigo é bem iniciante, senti a necessidade de escrever algo assim, ao pesquisar na internet um exemplo que mostra-se simplesmente como criar um primeiro projeto e não consegui encontrar algo que fala-se em uma linguagem mais simples, para que está começando do nada mesmo, todos sempre tinham explicações demais, acabei por escrever um e passar para uns amigos que necessitavam, e bem agora publico para todos que tiverem interesse.

Lembre-se, siga meu Blog altieripereira.blogspot.com para um feedback.