Data Binding é um dos poderosos recursos que a tecnologia WPF permite aplicar em aplicações .NET. O artigo irá tratar de um overview sobre o recurso, apresentando uma introdução conceitual e prática sobre a utilização de Data Binding.
Do que se trata o artigo:
Este artigo fala sobre refatoração e boas práticas na escrita de código. Serão apresentadas algumas analogias do
software com nosso dia a dia para que se possa entender o quão problemático pode se tornar um código mal
escrito. Além disso, serão apontados de forma bastante simples os problemas comumente encontrados na maioria dos
softwares e como os métodos de refatoração podem ajudar.
Para que serve o artigo:
É uma etapa do desenvolvimento que serve para reestruturar o código de maneira que este fique mais limpo e
expressivo. O objetivo desta prática é facilitar o entendimento do código existente para agilizar a adição de
novas funcionalidades e correção de bugs.
Em que situação o tema é útil:
Recomenda-se que essa técnica seja praticada desde o início de um software, porém, ela se mostra bastante
efetiva em casos onde o sistema já está em produção e que os desenvolvedores estejam passando por problemas para
dar manutenção devido à dificuldade em entender e alterar o código
Refatoração
Refatoração é o
nome dado à técnica onde são feitas pequenas alterações a fim de melhorar a
legibilidade do código, aumentar o desempenho, melhorar a estrutura do projeto
ou remover duplicações sem que isso afete o comportamento externo do software.
Dentre os diversos problemas que levam à necessidade de refatorar, os que serão
abordados neste artigo são: nomenclatura pouco expressiva, método muito
extenso, uso indevido de comentários, método com muitos parâmetros, código
duplicado ou inutilizado.
Que atire a primeira pedra quem
nunca disse ou ouviu a frase: “Acho que vai ser mais rápido reescrever do início
do que alterar o que temos hoje.”. Isso é mais comum do que muitos imaginam. Se
fosse possível montar um gráfico de produtividade x tempo em um novo projeto, é
muito provável que a produtividade nas primeiras semanas seria altíssima e com
o passar do tempo iria diminuindo, cada versão colocada em produção faria esta
medida diminuir ainda mais. A linha de produtividade tenderia a zero. Isso
significa que sempre seria possível adicionar novas funcionalidades, mas a
velocidade seria cada vez menor. Quanto mais perto do zero, mais essa frase tão
temida aparece. Claro, estou generalizando, nem todos os projetos são assim,
mas, infelizmente, a reescrita ou a “podridão” do código é o futuro de um bom
número de projetos.
São vários os motivos que levam
um software a chegar a tal estado, muitas vezes é a má comunicação entre a
equipe, má qualidade da escrita do código, falta de motivação, pessoal não
qualificado, maior foco em processos e ferramentas ao invés de um software
funcionando, complexidade técnica, excesso de dívidas técnicas entre outros.
O ponto que este artigo está
focando é sobre qualidade de código e como garantir que o software tenha um
código saudável para que seja possível adicionar valor de forma menos árdua.
Grande parte das dicas e orientações desse artigo podem ser encontadas no
excelente livro de Robert C. Martin (também conhecido como Uncle Bob) chamado:
“Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship”. Na seção Links é
possível encontrar uma URL que aponta para o blog do Uncle Bob que trata do
livro mencionado. A leitura é obrigatória para desenvolvedores que desejam
melhorar suas habilidades através da escrita de código limpo.
Código Limpo
Conforme o software vai
crescendo, novas linhas de código são acrescentadas ou alteradas a fim de
atender algum requisito novo ou então corrigir algum bug encontrado. Essas
alterações fazem com que o código existente comece a ficar menos legível do que
estava antes. A tendência é que o código fique cada vez mais podre e comece a
surgir alguns “maus cheiros” (ver nota do DevMan). Isso acontece, pois ninguém
escreve o código ideal da primeira vez, até porque muitas vezes nem se sabe
qual seria o ideal.
Sempre que está sendo feito uma
alteração na base de código e o objetivo da alteração envolve alguma
necessidade de negócio, é comum que as preocupações com nomenclatura e clareza
do código fiquem para trás já que o foco naquele momento é adicionar algum
valor de negócio. Isto é perfeitamente normal e aceitável, nesta fase não há porque
se preocupar tanto em escrever o código mais bem desenhado possível. Este tipo
de melhoria deve ser feita em uma etapa separada, refatorar e adicionar uma
funcionalidade ao mesmo tempo pode ser mais demorado e difícil, além de ser provável
que nenhum dos dois seja feito corretamente.
Um ponto que pode ser questionado
aqui é, por que alterar se está funcionando? Uma citação muito conhecida do
Martin Fowler diz: “Qualquer tolo consegue escrever código que um computador
entenda. Bons programadores escrevem código que humanos possam entender”. É
fácil escrever um código que compila, o difícil é fazê-lo expressivo o suficiente
para que os outros membros do time consigam compreender também. O ideal é que o
código fale a língua do leitor sem que ele tenha que forçar a mente para
entender. Se for fácil entender, será fácil alterar.
Nota:
Mau Cheiro - Um mau cheio (do inglês, bad smell), em
desenvolvimento de software, é definido como sendo um pedaço de código mal
escrito ou mal desenhado, algo que causa um certo desconforto ao ser lido. Mau
cheiro não é o que é conhecido popularmente como “gambiarra”. Normalmente uma
gambiarra causa um mau cheiro, mas o contrário não é verdade. Alguns exemplos de mau cheiro podem ser: uma
classe com 500 linhas, um método com 100 linhas, um método com 10 parâmetros,
uma classe com 30 métodos estáticos onde cada um faz algo em um contexto
totalmente diferente, entre outros.
A refatoração e suas analogias
A analogia entre o código fonte e
a cozinha é bastante interessante e pertinente. O que aconteceria se a louça do
almoço fosse deixada suja sobre a pia? Muito provável que a janta iria demorar
um pouco mais para ficar pronta. Se esta por sua vez também for deixada suja, o
almoço do dia seguinte será prejudicado, pois, poderão faltar pratos, copos ou
panelas. Por isso, torna-se um hábito comum limpar a cozinha após cada
refeição. Com um software não é diferente, à medida que se vai adicionando mais
e mais linhas de código, o software como um todo começa a ficar internamente
sujo. A refatoração serve justamente para isso, limpar continuamente a bagunça
e deixar o código um local mais agradável de se trabalhar.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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