Neste artigo serão apresentados conceitos fundamentais sobre o planejamento e implementação das aplicações para Windows Phone, focando na usabilidade e experiência do usuário, garantidas por uma interface gráfica bem desenvolvida.
Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas, Artigo no estilo Mentoring
Porque
esse artigo é útil Ao desenvolver
aplicações para dispositivos móveis, deve-se planejar não só o que a aplicação
vai oferecer, mas também como vai oferecer. Em um ambiente onde as dimensões da
tela são bastante reduzidas se comparadas com um monitor convencional, é
fundamental saber aproveitar os recursos que tem à disposição e construir
interfaces gráficas eficientes, de fácil utilização e adequadas ao público e
cenários a que se destina. Neste artigo serão apresentados conceitos fundamentais
sobre o planejamento e implementação das aplicações para Windows Phone, focando
na usabilidade e experiência do usuário, garantidas por uma interface gráfica
bem desenvolvida. Em seguida serão apresentados os templates Panorama e Pivot,
muito utilizados para organizar as páginas da aplicação.
O
desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis é uma área que vem
crescendo bastante nos últimos anos e ganhando a cada dia mais importância. E
como em qualquer eixo do mercado, se há grande demanda, é natural que o número
de pessoas e empresas se especializando e desenvolvendo suas aplicações também
aumente. Ou seja, a concorrência cresce constantemente e cabe a cada um estar
apto a enfrentá-la, oferecendo produtos de qualidade e, além disso, produtos diferenciados
dentre os demais da mesma categoria.
De
fato são diversos os fatores que devem ser considerados ao desenvolver uma
aplicação, seja ela desktop, web ou mobile, mas um que tem ganhado muito
destaque e vem mostrando muitas vezes um item decisivo é, sem dúvida, a
interface gráfica. E quando falamos em interface gráfica, não podemos nos ater
à aparência da aplicação (a cor da fonte, o formato dos botões, os efeitos de
dégradé, etc.), é preciso pensar com muito cuidado e planejar bem a usabilidade
do sistema. Não adianta encher a tela de cores, formas e efeitos se ela não for
eficiente para o fim que se destina, e isso não se resume a fazer aquilo que
propõe, a aplicação deve ser fácil de utilizar, adequada ao seu público e
situações alvo.
Muitas
vezes o usuário chega a instalar diversas aplicações concorrentes apenas para
desinstalar em seguida, por não ter se adaptado à sua forma de funcionamento ou
simplesmente por não ter gostado da aparência. E nessa comparação, após vários
testes, acaba optando por utilizar uma que possui menos recursos, mas que lhe
oferece uma interface elegante e de fácil utilização. Isso é algo que vem se
tornando mais comum a cada dia, com a popularização de smartphones e outros
dispositivos móveis e sua utilização por pessoas de todas as idades e nas mais
diversas situações possíveis, é comum que os usuários passem a julgar as
aplicações, pelo menos em um primeiro momento, como julgam outros itens do seu
cotidiano, como vestuário, automóveis e decoração, ou seja, pela sua aparência.
Só depois é que passa a analisar o conteúdo e funcionamento, o que na maioria
dos casos é o mais importante.
Diante
dessa percepção, ao desenvolver uma aplicação mobile é fundamental que seu
visual chame atenção no primeiro momento e ao utilizá-la, que o usuário se
acostume rapidamente. Para isso, é preciso planejar e implementar a interface
gráfica das aplicações seguindo algumas dicas e boas práticas que se baseiam em
estudos mais aprofundados sobre essas questões e podem auxiliar na garantia de
uma boa experiência de usuário.
Boa
parte pontos a serem observados sobre usabilidade é aplicável ao
desenvolvimento mobile (podendo ser aplicada a web ou desktop) em geral, por outro
lado, existem fatores que estão diretamente ligados ao visual e que por isso
podem ser menos genéricos ou ainda aplicáveis a uma única plataforma/sistema
operacional. Neste artigo trataremos questões relacionadas ao desenvolvimento
de interfaces gráficas para aplicações Windows Phone, conhecendo os dois
principais templates de interface padrão disponíveis no Visual Studio (Panorama
e Pivot) e dicas fornecidas pela própria Microsoft e que devem ser levadas em
consideração ao criar aplicações para esse sistema.
Princípios de design do Windows Phone
A Microsoft segue e sugere uma série de princípios a
serem considerados ao projetar e desenvolver aplicações para Windows Phone que,
se seguidos, contribuem para a criação de uma experiência de usuário
satisfatória, garantindo assim o sucesso da aplicação. Esses princípios foram
extraídos do conceito de design adotado pela Microsoft para esse sistema
operacional, que preza pela leveza, fluidez e organização da interface, de
forma que essa possa ser manipulada com praticidade em momentos em que dispõe
de pouco tempo e onde requer agilidade. Um exemplo bastante usual disso é a
necessidade comum de realizar ligações enquanto caminha ou no trânsito (apesar
desse segundo exemplo tratar de algo geralmente incorreto).
Esses princípios foram divididos em cinco pontos
principais que serão explicados a seguir, facilitando a compreensão e
“absorção” dos conceitos no dia a dia do desenvolvedor:
Pride
in craftsmanship
Este princípio diz respeito, de certa forma, à relação do
designer com a interface que está criando e a forma como está fazendo isso. A
palavra craftsman, segundo o dicionário da Merriam-Webster, significa “alguém
que cria ou executa com destreza”, complementando com “principalmente nas artes
manuais”. Em tradução livre para português, pode-se considerar craftsman como
artesão, artífice ou ainda, artista. Ou seja, alguém que de certa forma mantém
uma estreita relação como trabalho que executa, tratando com bastante atenção
certos detalhes que são comumente observados pelos usuários finais.
Dentre esses detalhes está o alinhamento do conteúdo em
um grid “imaginário”, que é fundamental para manter a simetria e proporção
entre as formas e controles utilizados. Controles desalinhados entre si ou com
vários alinhamentos distintos dentro de uma mesma página podem passar a
sensação de desorganização para o usuário, principalmente no primeiro momento
em que este tem contato com a aplicação. Portanto, devemos buscar sempre manter
relações de proporção entre as dimensões dos elementos visuais. A ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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