Olá amigos (as), dando seguimento a um grande assunto, de suma importância na vida de um profissional de T.I, venho escrever esse artigo à respeito de planejamento e ação dentro de uma equipe de desenvolvimento de soluções em TI.

Particularmente é um dos temas que mais tenho me dedicado ultimamente, e do qual tenho tido inúmeras experiências das quais quero muito compartilhar com todos vocês.

A área de analise, gerenciamento, arquitetura, administração como um todo, fornecem pilares construtivos no quesito, trabalhar em equipe. E trabalhar em equipe nem sempre (quase nunca) é uma tarefa fácil, visto que somos humanos, pessoas que tem medos, sonhos, responsabilidades, egos, sentimentos à flor da pele.

Quando estamos presenciando, riscos, prazeres, forças, medos, nós nos comportamos de maneira diferente, em diferentes situações. Um forte exemplo disso que costumo usar nas minhas aulas, e dicas com os meus alunos e companheiros, é que:

... um bom dia mal dado pode comprometer um projeto inteiro!...

Essa é uma verdade significativa nos nossos trabalhos em equipe, como engenheiro de software, ou gerente de projetos (Project Manager), você deve sempre notar quando um membro de sua equipe se sente acuado, “cortado”, de certa forma, como se fossem plantinhas muito sensíveis, que podem murchar a qualquer momento.

Tenho visto que além da pressão do dia-a-dia, que tem sido amplamente exponencial, cada vez mais, o profissional quer também mais atenção, mais “carinho” de seus gerentes, líderes, respeito seria a palavra chave, mas nem sempre resolve... Creio que estamos vivendo dias difíceis, onde temos que olhar para o lado mais humano de nossos empregados, colaboradores, estagiários, envolvidos, enfim todos no processo(s), afim de que não perca um no meio do caminho.

Não prego aqui que sejamos “os bonzinhos”, pelo contrario, identificar uma falha de comportamento, ou afastamento de um membro da equipe é obrigação de um bom gestor, afim de que alcançar seus objetivos plenamente.

Saibam que pessoas, trabalham para buscar, não somente salários, mas também sua felicidade de trabalhar e realização acima de tudo.

Procure saber o que os seus colaboradores anseiam pra si, a fim de aproximar-se deles e obter o melhor deles, quando precisar. Não digo para que sejamos “falsas” ou pequenas “cobras”, a ponto de esperar o tempo certo para dar o bote, não... Não é nada disso, é realmente ter a inteligência emocional a flor da pele, capaz de usar o melhor de cada um no momento certo, no processo certo com a pessoa exata!

Com isso teremos o melhor da equipe para o nosso projeto.


Saiba mais sobre Engenharia de Software ;)

  • Governança de Tecnologia da Informação:
    Este artigo apresenta os principais conceitos e padrões relacionados à Governança de TI e oferece uma visão para integrar a Engenharia de Software a esse contexto.
  • Guias Engenharia de Software:
    Encontre aqui os Guias de estudo sobre os principais temas da Engenharia de Software. De metodologias ágeis a testes, de requisitos a gestão de projetos!