Configuração do Servidor DNS

Neste artigo, veremos mais um pouco de como funciona configuração interna de um servidor DNS e logo após veremos um resumo de uma configuração recomendada pela Microsoft.

 

DNS é bastante simples e direto. Contanto que você siga as regras básicas de configuração de DNS. No entanto, há certas configurações complexas que são importantes que você as conheça e lembre quanto a configuração de servidores DNS, que pode permitir que os administradores consigam obter um melhor controle sobre as operações e que podem fazer uma diferença na operação do DNS, ainda mais quanto aos registros e solução de problemas de problemas.


Uma das primeiras coisas a descobrir quando o DNS de aprendizagem no Active Directory é saber se uma propriedade é a do servidor DNS ou de uma outra região, também conhecidas como Zones (Zona onde fica a sua região por IPs).

 

Aqui listo algumas dicas para mantermos no caminho certo:

1.    Propriedades do Server: são propriedades padrões que se aplicam em todo ambiente suportado por um DNS, como Forwarding, Name Servers, root  e and logs.

2.  Propriedade de Zona(Zone properties): são propriedades específicas das quais podem variar de uma zona para outra como atualizações dinâmicas(dynamic updates), zone type (AD, Standard Primary or Secondary) e tipo de replicação.

Não entrarei muito a fundo nessas propriedade, neste momento, basta conhecê-las. Assim que formos caminhando, vamos clarear mais o nosso caminho.

Configurando

  1. Clique em Iniciar,  Programas, Ferramentas administrativas e clique em Gerenciador DNS. Você vê duas zonas no nome do computador: Zona de pesquisa direta e Zona de pesquisa inversa.
  2. O Assistente de Configuração do Servidor DNS será  aberto. Clique em Avançar.
  3. Clique com o botão direito em Zona de pesquisa direta e clique em Propriedades.
  4. Escolha seu servidor DNS como o servidor raiz. Clique em Avançar.
  5. Escolha para adicionar uma zona de pesquisa inversa. Clique em Avançar.
  6. A nova zona de pesquisa direta deve ser uma zona principal de modo que possa aceitar as atualizações dinâmicas. Clique em Primário e clique em Avançar.
  7. A nova zona contém o registro do localizador para esse domínio do Active Directory. O nome da zona deve ser o mesmo que o do domínio do Active Directory ou ser um recipiente DNS para esse nome.

    Por exemplo, se o domínio do Active Directory tiver o nome de "support.microsoft.com", os nomes de zona legalizados serão "support.microsoft.com", "microsoft.com" ou "com". Digite o nome da zona e clique em Avançar.

    NOTA: Se você der o nome de "com" à zona, entenderemos que teremos autoridade sobre o domínio "com" e nunca encaminharemos nenhum pedido que não pudermos responder aos servidores de domínio "com". O mesmo é verdadeiro se você der o nome a ela de "microsoft.com", ou seja, você nunca utilizará seu encaminhador para determinar as solicitações do servidores "microsoft.com" reais.
  8. Aceite o nome padrão para o novo arquivo da zona. Clique em Avançar.
  9. Opte por não adicionar um zona de pesquisa direta inversa agora. Clique em Avançar.

    NOTA: Os administradores de DNS experientes talvez precisem criar uma zona de pesquisa inversa e são incentivados a explorar esse recurso do assistente.
  10. Clique em Concluir para concluir o Assistente de Configuração do Servidor.
  11. Depois que ele for concluído, o Gerente DNS é iniciado. Vá para o passo seguinte a fim de ativar a atualização dinâmica na zona recém-adicionada.

Ativar a Atualização Dinâmica na Zona de Pesquisa Direta

  1. No Gerenciador DNS, expanda o objeto Servidor DNS. Expanda a pasta Zonas de pesquisa direta.
  2. Clique com o botão direito do mouse na zona criada e clique em Propriedades.
  3. Na guia Geral, marque a caixa de seleção Permitir atualização dinâmica e clique em OK para aceitar a alteração.
  4. A configuração do servidor DNS é finalizada. Vá para o passo seguinte se quiser promover esse servidor DNS para que seja o primeiro controlador de domínio na empresa. Esse é o caminho recomendado.
  5. Se você decidir usar um computador diferente como seu primeiro controlador de domínio, as instruções de configuração nas seções anteriores deste artigo serão aplicadas a esse controlador de domínio depois da instalação do Windows 2000.

Promover Esse Servidor a Controlador de Domínio (Opcional--Recomendado)

Promova esse servidor à função de controlador de domínio usando o utilitário Dcpromo.exe. 

Depois de o servidor ter sido promovido à função de controlador de domínio, o servidor DNS poderá usar o recurso Integração de armazenamento do Active Directory (esse é o caminho recomendado). Vá para o passo seguinte se quiser usar esse recurso para DNS.

Ativar o DNS Integrado do Active Directory (Opcional--Recomendado)

O DNS Integrado do Active Directory usa o diretório para o armazenamento e duplicação dos bancos de dados da zona DNS. Se decidir usar o DNS Integrado do Active Directory, o DNS irá executar um ou mais controladores de domínio e você não precisará configurar uma topologia separada de duplicação de DNS.

  1. No Gerenciador DNS, expanda o objeto Servidor DNS.
  2. Expanda a pasta Zonas de pesquisa direta.
  3. Clique com o botão direito do mouse na zona criada e clique em Propriedades.
  4. Na guia Geral, o valor Tipo de zona é definido como Primário. Clique em Alterar para alterar o tipo de zona.
  5. Na caixa de diálogo Alterar tipo de zona, clique em DS integrado primário e clique em OK.
  6. O servidor DNS grava o banco de dados da zona no Active Directory.
  7. Clique com o botão direito do mouse na zona denominada "." e clique em Propriedades.
  8. Na guia Geral, o valor Tipo de zona é definido como Primário. Clique em Alterar para alterar o tipo de zona.
  9. Na caixa de diálogo Alterar tipo de zona, clique em DS integrado primário e clique em OK.

(Fonte: http://support.microsoft.com/kb/237675/pt-br)

Para informações diretas da configuração do DNS acesse aqui. Conteúdo oficial da Microsoft.

 

...Continua...