O artigo apresentará uma breve introdução à orientação a objetos e padrões de projetos com foco em desenvolvedores que estão começando a programar ou desenvolvedores que não programam orientado a objetos.

A programação orientada a objetos é um dos principais requisitos de conhecimento de um programador atualmente, presente na maioria das linguagens modernas e atualizadas. A programação orientada a objetos serve para permitir diversas melhorias em um projeto. Um dos grandes desafios durante a construção de um projeto é que ele seja flexível para receber novas funcionalidades, escalável, com códigos reutilizáveis e compatíveis com outros processos. A orientação a objetos existe para ajudar o programador a alcançar melhores resultados durante todas as etapas de criação de um projeto.

OO

A programação Orientada a objetos é uma forma de programação de software adotada pela maioria das linguagens de programação modernas, ela busca expressar as coisas de uma forma mais próxima da vida real, baseado na composição e interação entre os objetos. Neste artigo veremos uma introdução à programação orientada a objetos, seus fundamentos e sua aplicação. Em seguida será apresentada uma introdução aos padrões de projetos, mostrando o porquê foram criados e para que servem.

Orientação a objetos talvez seja um dos assuntos mais importantes e aplicados nos dias de hoje. Apesar de antigo, nem sempre essa forma de programar foi tão adotada no mercado como atualmente, onde temos como boa prática a criação de projetos orientados a objetos. Mas existem diversos paradigmas de programação que foram criados para buscar melhorar e atender a evolução tecnológica de desenvolvimento de softwares.

Neste artigo veremos de forma resumida alguns conceitos e características da programação orientada a objetos. O artigo não vai se aprofundar em aplicações práticas, pois o objetivo é introduzir o leitor que não conhece o que é a programação orientada a objetos. Por ser um artigo teórico, serão apresentados conceitos sobre os fundamentos da POO, além de introduzir superficialmente o leitor aos padrões de projetos e boas práticas de programação.

O artigo não tem foco em nenhuma linguagem de programação específica, ele trata dos fundamentos que podem ser aplicados nas linguagens de programação com suporte a orientação a objetos, como o Visual C# .NET e Visual Basic .NET. A IDE de desenvolvimento da Microsoft, o Visual Studio, atualmente na versão 2010, é repleto de recursos que facilitam a vida do desenvolvedor a programar orientado a objetos, tendo inclusive uma versão gratuita (express) que é recomendada para quem está iniciando com o desenvolvimento de softwares.

Quem está começando na área de desenvolvimento de software, talvez tenha mais facilidade de entender seus fundamentos e conceitos, começando diretamente a programar orientado a objetos, porém, uma dúvida pode já surgir, se eu não estou programando orientado a objetos, eu estou programando em que?

A Orientação a objetos é um paradigma de programação, um paradigma determinará a visão de como será a estrutura de um software. No início os programas eram criados em código de máquina, um paradigma complexo e de difícil leitura, em seguida outros paradigmas foram criados, mas vou destacar três, os paradigmas procedural, funcional e orientado a objetos.

O paradigma procedural / imperativo tem como base a chamada de rotinas, seguindo um fluxo determinado pelo software durante sua execução. A criação do programa é dividida em partes, cada parte tende processar uma etapa, e juntos formam o conjunto que é o fluxo do programa. A ideia é dividir o programa em partes menores para facilitar a solução de problemas e melhorar a reutilização de códigos.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo