msdn29_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Executando pacotes DTS no .NET

Igor Raphael Alcantara

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·        Migração de dados;

·        Criação de pacotes DTS;

·        Uso do DTS Designer;

·        Executando pacotes DTS programaticamente.

Visual Studio 2005, SQL Server 2000.

 

Existem diversas ações ligadas a banco de dados que precisam ser repetidas segundo determinada rotina ou que precisam ser disparadas em um dado momento, como por exemplo, a exportação de dados de vendas e clientes de um banco de dados de uma filial para o banco de dados da matriz, em um ambiente onde a conexão real ou full-time entre esses dois lugares não é possível. Outro exemplo é a necessidade de execução de uma store procedure todo dia no mesmo horário que efetue ajustes ou conversões de valores em algumas tabelas.

Uma das melhores opções para atender a este tipo de necessidade está presente no SQL Server: são os Data Transformation Services (DTS), que mais do que serviços que visam a transformação ou migração de dados, é uma ferramenta de fácil uso que permite executar tarefas em um ou mais banco de dados, não se restringindo ao SQL Server, sendo aplicado a Oracle, Sybase, DB2, Access, planilhas do Excel, arquivos texto e diversos outros, dependendo de que drivers ODBC e OLEDB estejam instalados no computador onde os pacotes DTS serão executados.

Os pacotes DTS são um conjunto de conexões e tarefas organizados num workflow que controla cada passo do que é executado. Exemplificando, se você quiser mandar dados de uma tabela de um banco de dados para outro, você precisará de duas conexões e um vínculo entre as duas onde será escrito o comando SQL a ser executado, para fazer essa exportação de registros. O foco deste artigo não é aprofundar nos conceitos e possibilidades dos pacotes DTS e sim mostrar como executar pacotes DTS existentes através de uma aplicação .NET.

Criando pacotes DTS no SQL Server

Apesar de ser possível criar pacotes DTS escrevendo aplicações para este fim, a forma mais prática de ser fazer isso é pela interface gráfica, o DTS Designer. Para criar um pacote DTS, abra o SQL Server Enterprise Manager, localizado no menu de programas. Expanda seu servidor de banco de dados, procure por Data Transformation Services e clique em Local Packages, conforme mostra a Figura 1.

 

image002.jpg

Figura 1. Localização dos pacotes DTS no Enterprise Manager

Para criar um novo pacote, clique com o botão direito do mouse em Local Packages e escolha New Package, a tela do DTS Designer será aberta. Conforme visto na Figura 2, o DTS Designer possui duas barras de ferramentas importantes do lado esquerdo, onde é possível criar conexões com diversas fontes de dados e inserir tarefas a serem executadas pelo pacote. Além disso, um menu que merece uma especial atenção é o Workflow, onde é possível ligar duas tarefas baseado no retorno da primeira tarefa: On Completion, On Sucess e On Failure.

 

image004.jpg ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo