Instalação do Visual Studio Team System 2008 Beta 2 passo a passo
Neste artigo irei abordar passo a passo a instalação da mais nova versão do Visual Studio.NET, também irei abordar sobre as novidades desta nova ferramenta. Esta previsto ainda para este ano o lançamento do Visual Studio.NET 2008, esta nova IDE é uma atualização da versão 2005 e com a inclusão de várias novas funcionalidades, entre elas funcionalidades dos 3 novos frameworks ( Windows Presentation Foundation WPF, Windows Communication Foundation WCF e Windows WorkFlow Foundation WF ) e em se tratando de projetos web a novidade é o suporte nativo ao ASP.NET AJAX.
Disponibilizei no fim deste artigo o link para o web site “Visual Studio 2008 Downloads” onde encontramos neste site as várias versões do Visual Studio 2008 como as versões express, standard e professional. Encontramos também a versão para times que fazem parte do ciclo de vida do desenvolvimento de software, o Visual Studio Team System e alguns downloads que podemos utilizar. O web site disponibiliza também máquinas virtuais com todo o ambiente preparado para o estudo e avaliação do Visual Studio 2008. Esta é uma iniciativa bastante interessante da Microsoft, pois com as máquinas virtuais o usuário pode verificar as novidades da IDE sem precisar ter o trabalho e a preocupação com a instalação de nada em sua máquina.
Iremos começar a instalação do Visual Studio 2008. Assim que finalizarmos o download do arquivo de instalação e executarmos, uma tela de acordo com a Figura 1 será exibida. Esta tela esta informando que os componentes necessários para a instalação estão sendo carregados.
Figura 1 - Componentes sendo carregados
Ao fim da ação passada sobre os componentes, o usuário será questionado se deseja aceitar os termos de licença da instalação e também será informado se algum componente precisa ser instalado antes que a instalação propriamente dita seja iniciada, assim como mostra Figura 2. Notem que o .NET Framework que será instalado é o mais novo Framework 3.5.
Na Figura 3 e Figura 4, podemos ver as opções de instalação como a escolha da partição onde será instalado o VSTS. Notem na Figura 4 a versão do Microsoft SQL Server Compact, até mesmo a versão mais leve do .NET Framework é a 3.5.
Figura 4 - Opções de setup
Figura 5 - Instalação finalizada
Na Figura 5, o setup mostra uma tela de sucesso da instalação. O processo de instalação do Microsoft Visual Studio Team System e das outras versões menores da IDE são similares entre si e similares as versões anteriores da IDE ( versão 2005 e versão 2003 ). Uma diferença que observamos mudança da versão do .NET Framework, no caso a versão 3.5.
As principais diferenças que observamos nesta versão do Visual Studio estão na Figura 6 e Figura 7. Na Figura 6 podemos ver que a IDE suporta nativamente projetos com o WPF, antes os desenvolvedores precisavam instalar plug-ins para manipular projetos com WPF no Visual Studio. O WPF é um framework que foi incluído no .NET Framework deste a sua versão 3.0. O WPF é focado na manipulação e criação de interfaces gráficas, animação e vídeos. Podemos observar também o suporte a aplicações Office 2007 e Office 2003, anteriormente era necessário instalar um plug-ing para o VSTO ( Visual Studio Tools for Office ), e aplicativos que utilizam o WF ( Windows Workflow Foundation ). O WF é um framework focado na construção de fluxos de controle a atividade, este framework é bastante útil para entender o fluxo/lógica de um software que estamos desenvolvendo. Na Figura 7, observamos projetos que utilizam o WCF, como a opção de projetos WCF Service. O WCF é um framework focado na comunicação entre softwares, este novo framework abstrai algumas configurações que o desenvolvedor precisa se preocupar no desenvolvimento de um software, o WCF também implementa o SOA (Service-oriented architecture ) e vários questões sobre segurança.
Figura 6 - Suporte a WPF, WF e Office
Figura 7 - Suporte ao WCF
Este artigo teve o objetivo de instruir a instalação passo a passo e mostrar algumas novidades do Visual Studio 2008 como suporte a várias outras tecnologias que anteriormente era necessário instalar plug-ins na IDE para o suporte da tecnologia. No fim do artigo encontramos alguns links interessantes do que foi mostrado aqui.