Por que eu devo ler este artigo:

Para criar cadeias de caracteres ou textos a linguagem C# usa objetos do tipo string, que herdam os métodos da classe String, sobre os quais falaremos neste artigo.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Durante o desenvolvimento de uma aplicação com a linguagem C# utilizamos o tipo de dado string para uma cadeia de caracteres ou texto. Diferente de outros tipos como int que trabalham com valores simples, uma string é um objeto composto de uma coleção de caracteres. Uma string herda os métodos da classe String para manipular sua coleção de caracteres. Esses métodos permitem algumas tarefas, dentre elas:

  • Obter o seu tamanho ou quantidade de caracteres
  • Obter um trecho específico do texto
  • Substituir um trecho específico do texto
  • Verificar a ocorrência de um trecho específico de texto
Antes de tratar desses métodos vejamos como é feito a declaração de variáveis do tipo string.

Diferença entre String e Char

Na linguagem C# é importante entender a diferença entre os tipos STRING e CHAR ao manipular caracteres. Quando obtemos um caracter que faz parte de uma string seu valor é do tipo CHAR, e diferente de uma string que é delimitada por aspas duplas um valor do tipo char deve ser delimitado por aspas simples. E se atribuirmos a uma variável um caracter delimitado por aspas simples, ela deve ser do tipo CHAR. Por exemplo, uma variável nome recebe o valor "Cláudio". O primeiro caracter dessa string que equivale a seu índice 0 (nome[0]) é igual e 'C', entre aspas simples porque é um valor do tipo CHAR.

Criando variáveis string

Para testar os exemplos, crie um projeto do tipo Console Application no Visual Studio , e digite os exemplos dentro do método Main. O primeiro exemplo será como criar uma simples variável do tipo string, vamos dar o nome da variável de blog, e inserir o seguinte texto dentro da variável: "Alexandre Tadashi - www.alexandretadashi.net ". Para informar que o tipo de variável é string, nós inserimos a palavra string no início, em seguida informamos um nome para a variável, através do sinal de igual nós adicionamos conteúdo para a variável, após o sinal de igual vem o texto propriamente dito. A Listagem 1 mostra um exemplo, na linha 2 temos a criação da variável blog e na linha 3 apresentamos o texto no console (Figura 1), através do comando Console.WriteLine.


   //Criando variáveis string 
   string blog = "Alexandre Tadashi - www.alexandretadashi.net ";
   Console.WriteLine(blog); 
Listagem 1. Código string
...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo