Este artigo trata da criação de Custom Controls em WPF – Windows Presentation Foundation. Como o próprio subtítulo sugere, são tratados todos os aspectos que envolvem a criação desses controles: como eles são e quando eles devem ser criados.
Artigos.NETMotivos para usar Custom Controls em WPF
Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo: Artigo no estilo Mentoring
Porque
esse artigo é útil Como se sabe, o papel principal de um
controle em WPF é definir um comportamento. O WPF fornece controles que se adéquam
a diversos comportamentos que são desejados em grande parte das aplicações.
Porém, quando se quer um comportamento que não existe em nenhum controle
natural do WPF e esse comportamento não pode ser atingido criando-se um User
Control, a criação de um controle customizado faz-se necessária.
Este artigo
trata da criação de Custom Controls em WPF – WindowsPresentationFoundation.
Como o próprio subtítulo sugere, são tratados todos os aspectos que envolvem a
criação desses controles: como eles são e quando eles devem ser criados e
utilizados, em quais aplicações e porque criar um controle novo se já existem
diversos nativos no WPF, que podem, inclusive, serem compostos em um só para
adquirir um comportamento diferente.
Criar um controle em
WPF é ao mesmo interessante e desafiador. Porém, antes de começar a trabalhar
com controles de WPF – Windows Presentation Foundation – é preciso entender a
filosofia de design por trás do mesmo. É preciso entender porque as aplicações
WPF funcionam da forma como funcionam e como as partes interagem umas com as
outras para produzir a experiência para o usuário. Com esse entendimento, é
possível construir controles e aplicações WPF mais confiáveis, robustas e que
geram uma experiência muito melhor para o usuário das mesmas. Para isso, é
importante perceber que o propósito de uma interface de usuário é coordenar
entrada de dados e organizar o fluxo de trabalho, e os controles são os
elementos visuais individuais que são agrupados logicamente com esse objetivo.
O que é necessário se ter em mente é que os
controles em WPF são baseados no conceito de composição, ou seja, controles
podem conter outros controles. Além disso, ele traz estilos, templates e triggersque aumentam ainda mais a capacidade de extensibilidade dos controles, e
permitem ao desenvolvedor uma grande flexibilidade na hora de escrever
aplicações WPF. Porém, existem momentos em que se faz necessária a criação de
controles totalmente customizados, e WPF também fornece ferramentas que
permitem essa criação.
Os controles em WPF possuem uma separação
muito clara entre seu comportamento e seu visual. E o WPF permite que o
desenvolvedor faça basicamente o que der vontade em cima do visual daquele
controle, sem, entretanto, alterar o seu comportamento base. Como um exemplo, é
possível alterar o formato de um botão para que ele seja redondo, quadrado,
estrelar ou o que seja; porém, ele sempre vai estar sujeito a um evento de
clique. É nesse ponto que os custom controls tornam-se importantes.
Quando o desenvolvedor precisa de um comportamento que não está disponível em
nenhum dos controles do WPF e não pode ser criado através de uma junção deles (UserControls)
(BOX 1), será necessário escrever um
controle customizado. O controle criado pode ser reutilizável, e para isso, é
necessário que ele possua o mesmo tipo de flexibilidade que os controles
nativos do WPF oferecem como suporte a estilos, templates e conteúdo rico.
BOX 1. CustomControls vs
UserControls
As diferenças entre controles customizados e de usuário são um assunto
que por si só poderia render um artigo completo. Eles possuem diversas
diferenças que vão desde a criação até propriedades mais básicas, apesar de
serem bastante similares.
Um controle de usuário é quase uma janela normal com code-behind.
Trata-se de uma composição de controles existentes do WPF que são unidos em um
grupo reutilizável. Consiste de um código XAML e um código com seu
comportamento, que pode ser escrito em qualquer linguagem .NET. Um ponto
importante a respeito dos UserControls é que eles não podem ser estilizados, ou
seja, não oferecem suporte ao uso de ControlTemplates e Styles. Um bom exemplo,
e bastante comum de ser utilizado, é um formulário de login de usuário, que
consiste em uma composição de dois blocos de texto, duas caixas de texto e um
botão.
Já um controle customizado será uma extensão
da classe Control, direta ou indiretamente. Ele terá sua lógica em arquivo de
código e sua aparência definida em um ControlTemplate que é parte de um estilo,
definido em um arquivo separado. Além disso, eles podem ser estilizados como o
desenvolvedor desejar. Eles são utilizados para criar comportamentos diferentes
daqueles encontrados nos controles nativos do WPF. Um exemplo é a criação de
uma caixa de texto que conterá a idade, e com isso, botões para aumentá-la e
diminuí-la (spinner).
Filosofia de design do WPF
Antes
de começar a falar em controles customizados, é preciso entender como funciona
o WPF. O WPF foi criado com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência
rica. Ele combina as interfaces de usuário, gráficos 2D e 3D, documentos e
multimídia em um único framework. Além disso, ele utiliza um motor de
renderização baseado em vetores, que tira vantagem dos hardwares gráficos
modernos, tornando a interface de usuário mais rápida, eficiente e independente
de resolução de tela.
Para
auxiliar o desenvolvedor, o WPF cria uma separação muito clara entre a lógica
de negócios da aplicação e sua interface gráfica. Isso faz com que haja uma
independência do código com relação à tela e vice-versa. Essa independência
gera uma série de benefícios durante as etapas de desenvolvimento, permitindo
que os desenvolvedores foquem em desenvolver o comportamento da aplicação e os
designers foquem em desenvolver a aparência da mesma. Além disso, isso
contribui enormemente para a globalização da aplicação, uma vez que é possível
vincular várias interfaces gráficas (uma em cada cultura) ao mesmo código.
O
WPF utiliza uma noção muito correta, mas que normalmente os desenvolvedores não
dão a devida atenção. Interfaces de usuário são feitas para representar dados e
tomar decisões a respeito dos mesmos. Ou seja, quando o usuário olha para a
aplicação, ele vê informações que são pertinentes para que uma determinada
tarefa seja executada. Ou ainda, ele vê informação, significado e potencial
para interação com essas informações, gerando um comportamento adequado. Já o
desenvolvedor precisa enxergar é que o mais importante em uma aplicação não são
os controles por si só, e sim o que os controles permitem que o usuário faça.
Essa mudança de pensamento que o WPF propõe é capaz de criar as interfaces de
usuário ricas, e não o WPF em si. O desenvolvedor precisa focar na experiência
do usuário ao utilizar a aplicação. E as melhores experiências nesse caso são
atingidas quando há uma perfeita harmonia entre os dados e o comportamento da
aplicação.
A grande sacada da Microsoft com o WPF foi a
forma de trabalhar com dados. Um controle responsável pela exibição de dados em
WPF, inicialmente, pode exibir dados de qualquer tipo. Portanto, muitos desses
controles assumem que o tipo padrão de dados a serem exibidos é System.Object.
O WPF transforma esses dados quaisquer e os converte em algo visível, tangível
e que aceita interações do usuário (BOX
2).
BOX 2. Trabalhando com dados em WPF
O WPF possui dois tipos de
templates:ControleData Templates. Um Control Template é usado quando o WPF quer a
representação visual de um controle, enquanto um Data Template é usado para o
WPF saber como representar algum dado. Porém, na representação de dados, apenas
o template não é suficiente. É necessário que haja elementos de apresentação,
os Content Presenters, que criam uma representação visual do que foi definido
pelo template de dados. Além disso, é preciso que haja uma ligação entre o dado
propriamente dito e a forma de representar visualmente esses dados. Essa
ligação é chamada de Data Binding. É importante ressaltar que data binding em
WPF é mais poderoso que em outros frameworks porque pode ser uni ou
bidirecional, permitindo que a interface atualize automaticamente os dados em
resposta a ações do usuário. Ainda, é possível realizar a conversão dos dados,
tanto quando os dados serão apresentados para o usuário quanto quando os dados
serão manipulados pela aplicação; não apenas alterar o tipo do mesmo, mas
alterar até mesmo a sua representação, utilizando os converters. O último passo
nessa visualização de dados é o layout. Ele é responsável por ajustar o tamanho
e a posição de todos os controles criados.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
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Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
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Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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