MVP: Model View Presenter - Revista .net Magazine 100
Este artigo trata sobre o pattern Model View Presenter, que apesar de não ser tão popular quanto o MVC (Model View Controller), pode ser implementado para prover uma separação da camada de visualização das outras camadas de sua aplicação.
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De que se trata o artigo
Este artigo trata
sobre o pattern Model View Presenter, que apesar de não ser tão popular quanto
o MVC (Model View Controller), pode ser implementado para prover uma separação
da camada de visualização das outras camadas de sua aplicação.
Em que situação o tema é útil
A implementação do MVP pode ser útil em situações onde você deseja
ter uma clara separação das camadas lógicas do teu sistema, separando a
visualização das outras camadas. Além disso, este padrão pode ajudar a aumentar
o reuso do código, quando existe a necessidade de implementação de um mesmo
recurso em tecnologias diferentes (Windows Forms, Web Forms etc..), sem contar
que dá mais liberdade para as equipes de designer e desenvolvimento trabalharem
de forma mais independente.
MVP - Model View Presenter
Neste
artigo exploraremos mais a fundo os conceitos por traz do MVP, suas
características e suas formas de implementação, através das abordagens Passive
View e Supervising Presenter. Faremos ainda um exemplo de implementação do MVP,
simulando uma tela de cadastro de usuários utilizando Windows Forms e Web Forms
com o intuito de deixar claro alguns dos benefícios do uso do MVP.
Diariamente no desenvolvimento de
software nos deparamos com problemas corriqueiros em diversos projetos
diferentes. Isso acontece nas equipes de desenvolvimento do mundo inteiro, e de
todas as linguagens e tecnologias. Foi baseado na repetição destes problemas,
nos mais variados cenários, que foram criados os Design Patterns. Os padrões de
projeto são soluções comuns para problemas corriqueiros inerentes ao
desenvolvimento de softwares orientados a objetos.
Os padrões de projeto são independentes de
tecnologia e visam fornecer um caminho para solução de um problema, sem se
prender à tecnologia ou linguagem que você está utilizando. Sendo assim,
podemos implementar o mesmo padrão de projeto em .Net, Java, Delphi, em uma
aplicação Web, desktop ou Mobile, respeitando apenas as características de cada
linguagem e ambiente. Os padrões de projetos se dividem em três tipos:
•
Estruturais – Padrões que visam descrever como classes e objetos devem
ser combinados para formar estruturas maiores. Ex.: Composite.
•
Criacionais – Padrões que visam resolver problemas inerentes à criação
de objetos. Ex.: Singleton
•
Comportamentais – Padrões que visam descrever como os objetos devem se
comportar e relacionar uns com os outros. Ex.: Observer
Além dos padrões de projeto, nós temos ainda
o conceito de Architectutral Patterns (Padrões de arquitetura). Este conceito é parecido com o de padrões de
projeto, sendo mais amplo. Enquanto que um padrão de projeto é aplicado dentro
de um contexto específico dentro de uma aplicação, os padrões de arquitetura se
referem a como a aplicação em si irá se comportar e quais serão os padrões de
comunicação da mesma, tanto entre suas camadas físicas e lógicas, quanto para
com outras aplicações.
Existe certa controvérsia na comunidade com
relação à classificação do MVP (Model View Presenter). Esta mesma controvérsia
acontece com o MVC (Model View Controller). Alguns classificam como padrão de
projeto e outros classificam como padrão de arquitetura. Acreditamos que é um
padrão de arquitetura, que visa estabelecer a separação e uma forma de
comunicação entre as camadas lógicas da sua aplicação,mas não seria de tudo
errado em considerar como um padrão de projeto, se olharmos na ótica da
descrição da solução de um problema.
MVP – Model View Presenter
O MVP é um padrão de arquitetura que visa a
separação das camadas lógicas da aplicação em três elementos:
•
Model –
Camada de dados, com suas classes de domínio e regras de negócio;
•
View – Camada
de visualização, contendo todos os elementos de interface gráfica e toda a interação
com o usuário final;
•
Presenter –
Camada de apresentação de dados, responsável pela comunicação da view com os
comportamentos e dados do model.
Com a adoção do MVP, conseguimos resolver dois
problemas comuns na camada de visualização:
•
Testabilidade – Automatizar
testes em rotinas que dependem de operações da interface gráfica é muito mais complexo
do que testar uma classe C#. Cada tecnologia de apresentação possui suas
particularidades, os eventos foram preparados para serem disparados por ações
do usuário e normalmente acaba-se por inserir complexidade demais na camada de
visualização, tornando a automação dos testes uma tarefa mais complexa. Com o
uso do MVP, nós conseguimos obter um nível maior de testabilidade no projeto,
pois conseguimos abstrair a tecnologia de visualização dos testes. Com um
simples mock (Nota do DevMan 1), nós
conseguimos testar nosso presenter e suas operações, independentemente da
tecnologia de visualização que estiver sendo usada.
•
Portabilidade – Existem cenários em que precisamos portar
determinadas telas e recursos em mais de uma tecnologia, por exemplo, Web e
Desktop. Nestes casos, sem a adoção de um pattern como o MVP, normalmente pode-se
ter repetição de código e um menor nível de reuso.
Nota
do DevMan 1
Objetos
mocks são objetos que simulam um determinado comportamento de um objeto,
utilizados em testes unitários. No caso do MVP, poderíamos cria um mock da
view, implementando a interface da mesma, para testarmos nosso presenter sem
depender da implementação concreta da view (Windows forms, web forms etc...).
Dessa forma, deixamos nosso teste mais independente da view, onde é sempre mais
difícil se automatizar testes.
Teste unitário é uma prática de testes onde se testa cada uma das
menores unidades da sua aplicação, ou seja, os métodos. Para cada método,
teríamos um código para testar o mesmo, simulando as possíveis entradas e
validando as saídas esperadas. A ideia do teste unitário é garantir que cada
parte do seu código, faça o seu papel, evitando resultados inesperados em tempo
de execução.
O MVP prevê a criação de uma interface entre o
presenter e a view, abstraindo o presenter da tecnologia de visualização
empregada no projeto. Sendo assim, todas as views concretas (que podem estar nas
mais diversas tecnologias), tem que implementar uma determinada interface, que
contém os comportamentos que o presenter precisa para se comunicar com as
views.
Existem dois tipos de implementação do MVP, sendo
eles:
•
Passive View
– Nesta implementação, o presenter é o responsável pelo binding dos dados do
modelo na view e vice versa, deixando a view mais independente do modelo e com
o código mais simples, como mostra a Figura
1.
Figura 1. MVP – Passive
View
•
Supervising
Presenter – Nesta implementação, a própria view é responsável pelo binding dos
dados do modelo, fazendo com que ela tenha um pouco mais de código, como na ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.