NHibernate vs Entity Framework - Revista .Net Magazine 101
Neste estudo elaboramos comparativos imparciais sobre os principais recursos dos frameworks de persistência mais utilizados no mercado.
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Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate.
NHibernate vs Entity Framework
Neste artigo iremos apresentar um breve histórico das
aplicações de acesso a dados para então adentrarmos no mundo dos ORMs,
apresentando os principais recursos e diferenças entre NHibernate e Entity
Framework, que são dois dos frameworks ORMs mais utilizados atualmente no
mercado.
Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para todos aqueles que desejam ter mais
produtividade e segurança em suas aplicações de acesso a dados, fazendo com que
o leitor tenha embasamento para avaliar qual das duas tecnologias melhor se
adéqua às necessidades de suas aplicações.
Nos dias atuais, a grande maioria das aplicações que
desenvolvemos faz operações com bancos de dados, sendo na maioria das vezes
utilizado um banco de dados relacional. Por outro lado, nos últimos anos temos
visto uma crescente busca pelo aumento da produtividade nas empresas de
software, principalmente com a popularização cada vez maior do paradigma
orientado a objetos, com todo seu apelo ao reuso e desacoplamento.
Isto nos leva a
um problema de diferença entre paradigmas. Temos nossas aplicações com uma
modelagem mais próxima ao modelo de negócio de nossos clientes, porém temos
bases de dados relacionais que armazenam nossos dados com uma estrutura
diferente. Além disso, cada SGDB possui um dialeto diferente, fazendo com que
corramos o risco de deixar nossa aplicação “presa” a determinados SGDBs.
Esta diferença de modelos foi uma
das principais motivações, aliada à produtividade e abstração dos SGDBs, para a
criação dos frameworks de mapeamento-objeto-relacional(ORM), porém isso só foi
possível devido à toda evolução na arquitetura das plataformas e à criação de
padrões e APIs como o ODBC.
API ODBC
O ODBC é uma API escrita em C para o acesso
a dados em SGDBs que foi criada para funcionar com qualquer sistema operacional
e qualquer banco de dados que possua um driver que implemente as interfaces
ODBC. Para seu pleno funcionamento foi criada uma padronização específica da
linguagem SQL que funcionasse independentemente de banco de dados.
O grande
entrave do ODBC reside na dificuldade de configuração e na necessidade de alto
conhecimento técnico dos profissionais que programam aplicações de acesso a
dados. Com o intuito de melhorar as interfaces ODBC, em meados de 1994 a
Microsoft criou as bases para o padrão OLE DB.
Como sucessor do ODBC o OLE DB
provê uma série de interfaces com a utilização de objetos COM funcionando de
forma distribuída. Diferentemente do ODBC, com o OLE DB é possível acessar uma
grande variedade de fontes de dados de maneira uniforme permitindo o acesso a
bases de dados não relacionais, bancos de objetos e planilhas.
A intenção
inicial deste padrão era a portabilidade das aplicações, porém isso só era
possível em ambiente Microsoft. Com o intuito de facilitar ainda mais a
abstração da forma como as aplicações acessam seus dados, a Microsoft criou um
conjunto de interfaces de acesso a dados, englobando objetos de conexão,
gerenciadores de sessão, adaptadores de dados, objetos de comando e objetos
transacionais.
Não muito diferente dos
provedores ODBC e OLE DB, a utilização do .NET Data Provider depende da implementação
das suas interfaces para o acesso a SGDBs.
Os .NET Data
Providers do SQL Server já acompanham por padrão o .NET Framework, facilitando
assim o desenvolvimento de aplicações que acessem este SGDB. Para os demais
SGDB’s é necessário que as interfaces do .NET Data Provider sejam implementadas
em uma biblioteca distribuída. Seguem alguns exemplos de SGDBs e seus
respectivos provedores de dados:
PostgreSQL - Npgsql Data Provider
OracleOracle - Data Provider
FireBird - Firebird .NET Provider
MySQL - MySQL Connector .NET
NHibernate – Um pouco
de história
Não obstante ao projeto Hibernate, Tom Barrett com o apoio de diversos desenvolvedores .NET, iniciou
em meados de 2004 um projeto sinônimo ao Hibernate, batizado NHibernate. Em
2005 o projeto passou a ser liderado por Sergey Koshcheyev, ante a JBoss Inc.
Um ano depois o projeto deixou de ser suportado pela JBoss passando a ser
fomentado exclusivamente pela comunidade NHibernate Forge, sob a liderança de Fabio Maulo.
Hoje o NHibernate já contém uma forte bagagem de ferramentas
provendo segurança e confiabilidade no desenvolvimento de aplicações de acesso
a dados na plataforma .NET.
Entity Framework – Um
pouco de história
Em paralelo ao NHibernate a Microsoft lançou, em conjunto com o
Visual Studio 2008 SP1,o .NET Framework 3.5 e o então chamado Entity Framework (EF)
1.0. Dentre os principais recursos apresentados, o Entity Framework promovia o
desenvolvimento de aplicações com base na tecnologia Linq, o que foi um grande
diferencial entre as ferramentas ORM.
Mesmo em meio às críticas dos desenvolvedores, o projeto EF 1.0 evoluiu
com a chegada do .NET Framework 4, passando a ser chamado de EF 4, apesar de
ser a segunda versão.
O grande salto do EF em relação a outras ferramentas ORM foi a
total integração com o Visual Studio, permitindo ao desenvolvedor a criação de
modelos de entidades relacionais de forma visual.
Mesmo com esse grande avanço, o framework permanecia bastante
engessado e atrelado às versões anteriores do Visual Studio, dificultando a
migração de aplicações para as novas versões. Isso sem mencionar a falta de
suporte a classes CLR planas tradicionais, os chamados POCOs.
Visando a solução deste problema, a Microsoft lançou mão do
padrão de desenvolvimento chamado Code
First que, além de introduzir o
suporte a POCOs, trouxe novos recursos como o suporte a carregamento de objetos
sob demanda (lazy loading), suporte a
aplicações N-Tier, dentre outros.
NHibernate, Entity Framework, Incompatibilidades e Provedores de dados
Apesar dos provedores OLE DB e ODBC do .NET implementarem as
interfaces do ADO.NET, o Entity Framework 4 é incompatível com ambas as tecnologias,
deste modo, bancos que possuem apenas drivers OLE DB e ODBC não poderão ser
acessados via Entity.
Em contrapartida, o NHibernate utiliza as interfaces do ADO.NET,
permitindo o suporte a uma gama maior de fontes de dados, incluindo ODBC e OLE
DB. Isto é possível por conta da interface IDriver.
Esta interface é utilizada internamente pelo NHibernate para a obtenção de
objetos de conexão e comandos de bancos de dados, devendo ser implementada pelo
NHibernate Driver (Nota do DevMan 1) do banco de dados a
ser utilizado.
Nota do DevMan 1
NHibernate Driver é um
driver específico para determinados bancos de dados. Os drivers do NHibernate
trabalham em sintonia com as interfaces IDbConnection, IDbCommand,
IDbDataReader, IDataParameter existentes no ADO.NET, possibilitando a criação
de drivers personalizados para qualquer banco de dados que utilize da
tecnologia.
O NHibernate contém suporte nativo a inúmeros SGDBs, porém caso
um determinado banco não seja previamente suportado basta que seja implementada
esta interface para o banco em questão e o NHibernate irá se conectar ao mesmo.
A Tabela 1 lista os principais
SGDBs e se os mesmos são suportados pelo NHibernate e Entity Framework.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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