Guia do artigo: Spring Boot

O que é o Spring Boot?

Há alguns anos – em abril de 2014 – a Spring IO disponibilizava a primeira versão não-beta do Spring Boot, a 1.0.0, depois de mais de dezoito meses de desenvolvimento e maturação.

Desde então, o projeto tem evoluído em grande velocidade e, na data de escrita deste artigo, já se encontra na versão 1.2.5, com a 1.3.x batendo a porta.

O Spring Boot é um projeto-chave para a Spring IO, mas, por ser recente, muitos desenvolvedores ainda não tiveram um primeiro contato com ele e muitos dos já introduzidos ainda desconhecem algumas ou várias de suas possibilidades e recursos.

É uma ferramenta de alavancagem de produtividade e qualidade. Assim, se você é um desenvolvedor que lida com aplicações baseadas em Spring, deve ao menos conhecê-la.

Ao ler este artigo você entenderá as motivações por trás desse projeto, assim como sua importância, não só para a Spring IO, como para a indústria de software atual.

Também irá aprender, se já não sabe, como dar seus primeiros passos no uso do Spring Boot, assim como orientá-lo em casos excepcionais às suas configurações pré-fixadas.

Portanto, mesmo àqueles que não estão envolvidos com o Spring em seu dia a dia, ou o fazem muito esporadicamente, este artigo trará muita informação útil, de uma forma ou de outra.

Com a finalidade de exercício dos conceitos, mecanismos e pontos apresentados, este artigo também traz um pequeno projeto web que expõe um serviço REST de consulta de aeroportos pelo mundo através dos critérios país, cidade ou código da International Air Transport Association, IATA. É uma aplicação um tanto mais complexa que um "Hello World!", mas simples ao ponto de não perdermos de vista nosso foco, a compreensão e uso do Spring Boot.

Para construir e executá-la é preciso apenas do JDK, do Maven e estar conectado à Internet, para que o mesmo descarregue as dependências do projeto. Apesar de ser inteiramente funcional com o Java 6 e 7, replicamos aqui a recomendação do documento de referência do Spring Boot em utilizá-lo com o Java 8 – como veremos, entretanto, configurá-lo a uma ou outra versão é tão simples como escrever o número dela.

Quanto ao Maven, é necessário que seja a versão 3.2+. É possível também utilizar o Gradle (1.12+), mas como o primeiro é mais conhecido e já faz parte do dia a dia da maior parte dos desenvolvedores, nosso projeto irá adotá-lo.

Apesar de código e recursos em arquivo não somarem muito mais que uma dezena de itens, recomenda-se o uso de uma IDE, preferencialmente o Spring Tool Suite (STS) – mas só pelo fato de ele possuir uma integração natural com componentes Spring, como o próprio Boot, o que facilita a execução e depuração com o mínimo esforço.

Para entendermos por que o Spring Boot foi criado, precisamos conhecer um pouco da história do Spring Framework. E para que possamos entender, de fato, o Spring Framework, precisamos conhecer um pouco da história do J2EE, Java 2 – Enterprise Edition. Comecemos, então, a discorrer sobre essas histórias e suas relações, a começar pelo J2EE. É provável que alguns dos leitores já saibam delas, mas vale a pena ver de novo.

J2EE, Java 2 – Enterprise Edition

O J2EE, parte da plataforma Java, é similarmente uma plataforma, mas específica para o desenvolvimento de aplicações Java em arquitetura de multicamadas, modular e distribuída, executadas em servidores de aplicações.

Ela não é exatamente um produto, mas um conjunto de especificações, originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems (casa original do Java, hoje na Oracle, como sabemos), e lançado evolutivamente em versões.

A partir da versão 1.3 a especificação da plataforma passou ao domínio da JCP (Java Community Process), que a controla através de JSRs (Java Specification Requests), como a JSR-58, que especifica o J2EE 1.3 (2001), a JSR-151, que especifica o J2EE 1.4 (2002), e assim por diante.

O Java EE – passemos a utilizar a sigla atual a partir daqui – inclui diversas especificações de API, como o JDBC, e-mail, JMS, web services, RMI, JTA, JPA, JSF, JMX, JNDI, manipulação de XML, etc. e como usá-las de maneira coordenada. Há também especificações únicas a seus componentes, como EJB, servlets, portlets e diversas tecnologias de serviços web. Todas essas especificações estão interligadas com o propósito de permitir a criação de aplicações corporativas – termo comum que usamos para designar uma aplicação Java EE – portáveis entre os servidores de aplicação, os quais disponibilizam todas as especificações como infraestrutura de maneira uniforme, além de garantir escalabilidade, concorrência e gerenciamento dos componentes e aplicações entregues (deployed) neles.

O objetivo é permitir ao desenvolvedor manter o máximo possível de seu foco na construção do negócio de sua aplicação e alavancar produtividade e qualidade. Observe na Figura 1 a visão geral do Java EE. A Figura 2 apresenta uma visão mais detalhada e integrada.

Visão geral da pilha Java EE

Figura 1. Visão geral da pilha Java EE.

Visão integrada da pilha Java EE

Figura 2. Visão integrada da pilha Java EE.

Java EE – Do discurso à realidade

Não há como negar que o Java EE tenha sido e seja um sucesso. Diferentemente do CORBA, Common Object Request Broker Architecture, da OMG, e do DCOM/COM+, da Microsoft, – só para citar duas das propostas próximas em intenção e modelo de mais destaque na época do surgimento do Java EE – sua adoção pelo mercado e pelos desenvolvedores foi significativamente maior.

Além de contar com a força crescente da plataforma Java à época, a estratégia de delegar a especificação comunitária à JCP pela Sun Microsystems e seu foco em dominar, ou ao menos estar entre os mais importantes nomes do mercado de soluções para o desenvolvimento e execução de aplicações corporativas, impulsionaram a consolidação e evolução autossustentável da plataforma Java EE.

Não há também como negar que o Java EE tenha tido muitos problemas em seus primeiros anos. Todos ou boa parte deles vêm sendo tratados a cada nova versão das diversas especificações. De qualquer forma, no entanto, o desconforto causado deu espaço a novos modelos de desenvolvimento, manutenção e execução de aplicações corporativas, como é o caso do Spring Framework.

O desconforto deveu-se principalmente a três fatores. O primeiro deles é que apesar de todo o cuidado e visão das especificações, o como elas eram implementadas e coordenadas em um servidor de aplicações Java EE ficou bastante vago e até mesmo ausente em alguns aspectos nas primeiras versões, afetando definições de segurança, representação de campos CMP (Container Managed Persistence) na classe de bean, ordem de deployment de módulos, para citar alguns. As diversas implementações tentaram endereçar da melhor maneira possível algumas das lacunas de definição citadas. Alguns exemplos comerciais e open source de servidores de aplicação são:

  • IBM – WebSphere;
  • WebLogic/BEA – WebLogic;
  • Adobe – JRun;
  • JBoss/Red Hat – JBoss AS (recentemente substituído pelo WildFly;
  • Apache – Geronimo, TomEE;
  • Object Web – JOnAS;
  • Caucho Technology – Resin.

Essa quantidade de opções, apesar de vibrante, afetava um dos pilares conceituais do Java EE: a portabilidade. Cada produto tinha seu conjunto de ferramentas e especializações de configurações e o resultado final é que o único artefato portável era o código da aplicação. Iniciou-se, então, um programa de certificação para servidores de aplicação, mas sua adoção foi lenta.

O JBoss AS, por exemplo, só se tornou certificado a partir de sua versão 4. Apesar de ser ideal estar 100% fiel à especificação, é mais importante manter a base de usuários e clientes que simplesmente ter um selo de conformidade.

O código de uma aplicação Java EE, vale a pena frisar, talvez seja sua parte mais descomplicada e que consuma menos tempo no fluxo de entrega, ao contrário de sua configuração, empacotamento e deployment.

Lembremos que a intenção de todas as especificações é liberar a aplicação de todo código de infraestrutura, como segurança, transação, resolução de nomes, camada de persistência, detalhes de mensageria, etc., os quais devem ser disponibilizados e coordenados pelo servidor de aplicações.

Obviamente, a aplicação necessita configurar o uso desses componentes junto ao servidor. Na prática, há muito que se configurar através, principalmente, de descritores em XML.

Desde o início soube-se da complexidade da configuração no Java EE. Por isso mesmo foram formulados guias para o ambiente de desenvolvimento e entrega de aplicações nos quais existiam diversos papéis além do desenvolvedor, como o do empacotador, entregador e administrador.

Não é difícil imaginar que poucas empresas possuíam ou possuem tal estruturação. Na vida real os papéis acabam se acumulando nos desenvolvedores, afetando outro pilar conceitual do Java EE: o foco no negócio.

O segundo fator de desconforto do Java EE, como já foi de certa forma delineado, é a configuração complexa – e como foi ressaltado no parágrafo anterior, diferindo conforme o produto utilizado. Também foi ressaltado no parágrafo anterior que na prática o papel de configuração acaba se acumulando no desenvolvedor.

Por contraditório que seja ou não, quando elas afetam ambientes de produção ou qualquer outro ambiente sensitivo, a responsabilidade é das equipes de operação, cujo modus operandi difere fundamentalmente dos das equipes de desenvolvimento.

Essa impedância histórica entre essas áreas acaba afetando outro pilar conceitual do Java EE: a produtividade/agilidade.

Curiosamente essa tensão vem alavancado modelos de Desenvolvimento versus Operacionalização, que hoje chamamos de DevOps. Também é interessante observar que o termo Convention Over Configuration – convenção sobre configuração, apesar de não estar exclusivamente ligado ao Java EE, recebeu um novo acento desde então.

O terceiro fator de desconforto é o sobrepeso. Uma aplicação Java EE pode contar com todas as facilidades expostas pelo servidor de aplicações, mas ela precisa? Na prática, observamos que muito poucas utilizam todas as facilidades.

A imensa maioria precisa apenas do Servlet Container e da camada de persistência através de JPA/JDBC. Eventualmente utiliza mensageria por JMS para implementar padrões assíncronos. Utilizar o JAAS para segurança é muitas vezes muito complicado para os requisitos da aplicação e o desenho acaba optando por mecanismos mais leves e de simples uso para tal.

Enfim, a aplicação ainda é corporativa, mas utiliza apenas uma pequena parte das facilidades disponíveis. Apesar disso, sendo executada em um servidor Java EE, irá pagar por todos os ônus associados.

Esse é o motivo de encontrarmos boa parte dessas aplicações sendo executadas em produtos que cumprem apenas parte das especificações, como os Servlet Containers Tomcat e Jetty, e produtos exclusivos de mensageria com JMS e ESB (Enterprise Service Bus), como o Mule, e o WSO2. Assim, as aplicações cumprem seus requisitos em ambientes costumeiramente mais simples de implantar e gerenciar, tanto para as equipes de desenvolvimento quanto operações.

Apesar dos desconfortos citados, como foi dito inicialmente, o Java EE os tem tratado e vem evoluindo a cada nova versão. E mesmo com todos eles, não há como negar que desenvolver uma aplicação corporativa com o Java EE seja muitíssimo mais simples e gerenciável que com CORBA, por exemplo.

Spring Framework

Em novembro de 2002, Rod Johnson publicou pela editora Wrox, o livro: Expert One-on-One J2EE Design and Development. O objetivo de seu trabalho foi:

1) apontar o quanto complexo se tornava o desenvolvimento e manutenção da maioria das aplicações corporativas quando se seguia ortodoxamente o guia do J2EE; e

2) apresentar uma alternativa que fosse mais simples, menos custosa, com tempo de entrega de mercado mais realista, mais gerenciável e com melhor performance.

Acompanhavam o texto mais de 30.000 linhas de código em Java de um framework inicialmente batizado como Interface21 e futuramente renomeado como Spring Framework. Muitos dos conceitos e mecanismos fundamentais do Spring já estavam nessas linhas, a saber: um container de IoC – Inversion of Control, ou Inversão de Controle – com um BeanFactory, um ApplicationContext e um DI, ou Dependency Injection – Injeção de Dependência – capaz e funcional, os primórdios do Spring MVC com Controller, HandlerMapping e associados, o JdbcTemplate e o conceito de acesso a dados agnóstico à tecnologia.

Esses componentes são o básico para a implementação de uma aplicação web CRUD utilizando-se o Spring. Citando Rod Johnson, o nome Spring foi inspirado pelo fato de se buscar uma Primavera, novos ares, ao desenvolvimento Java EE sob o Inverno de sua abordagem tradicional.

Diante de tudo isso, o Spring Framework não levou muito tempo para conquistar o público. Não foram só as dificuldades inerentes ao desenvolvimento e manutenção do Java EE tradicional que o impulsionaram. O conceito e mecanismos de DI são extremamente poderosos, pois atuam sobre um dos principais vilões do desenvolvimento de software moderno, o acoplamento.

Desacoplar significa simplificar, ampliar extensibilidade e modularidade, melhorar o processo de testes, reduzir impactos negativos, aumentar produtividade e qualidade.

Coincidência ou não, esses atributos são muito alinhados às metodologias de desenvolvimento ágil e evolução contínua. Ou seja, houve uma conjunção de fatores que alavancaram exponencialmente a aceitação e uso do Spring como framework de desenvolvimento Java EE não tradicional.

Categoricamente, hoje, o Spring é uma plataforma Java que disponibiliza, de forma ordenada e compreensiva, uma infraestrutura para o desenvolvimento de aplicações corporativas. O Spring cuida da infraestrutura e você, desenvolvedor, de sua aplicação/negócio.

Muito parecido com o proposto pelo Java EE tradicional, não? A diferença está em como o Spring faz. Em uma única expressão, ele não é intrusivo.

Ao contrário, podemos desenvolver toda a aplicação utilizando apenas POJO – Plain Old Java Object, classes simples. Não há necessidade de se implementar ou estender nenhum artefato alienígena aos nossos requisitos, como EJB.

O Spring simplesmente aplica serviços corporativos (JPA, JTA, JMX, JNDI, JMS, etc.) conforme solicitemos. Para realizar esse feito, ele se utiliza do container de IoC e também de mecanismos de AOP – Aspect Oriented Programming. Isso nos possibilita, citando seu próprio manual de referência:

  • Executar um método Java num contexto transacional de banco de dados sem ter que conhecer ou manipular de forma alguma JTA;
  • Executar um método Java local que acesse um remoto sem ter que conhecer ou manipular de forma alguma RMI, por exemplo;
  • Utilizar-se de mecanismos de gerenciamento sem ter que conhecer ou manipular de forma alguma JMX;
  • Tornar um método Java local em um handler de mensageria sem ter que conhecer ou manipular de forma alguma JMS;
  • Entre outras possibilidades.

Reforçando, a única coisa que codificamos são POJOs. Todo o resto ligamos, como se brincássemos com Lego.

O Spring pretende ser uma solução leve e one-stop-shop, ou seja, uma caixa de ferramentas completa para desenvolvimento Java EE, como ilustra a Figura 3. Entretanto, ele é extremamente modular em si, permitindo utilizar apenas o que necessitamos.

Portanto, pode-se empregar o container IoC com qualquer framework web, inclusive o Spring MVC, ou apenas suas abstrações para persistência, por exemplo.

Tipicamente, uma aplicação com o Spring é desenvolvida para executar em simples Servlet Containers, como o Tomcat ou Jetty, mas nada nos impede de a termos em um servidor de aplicações e até mesmo ligar componentes Spring a uma aplicação Java EE tradicional.

Runtime do Spring Framework

Figura 3. Runtime do Spring Framework.

Spring – Do discurso à realidade

Inicialmente, o Spring Framework possuía seu container de IoC e seus mecanismos para executar a carga – o bootstrapping – do contexto dos Beans, inclusive nossos POJOs, conforme configurado em arquivos XML que definem os mesmos.

Também possuía uma série de facilidades e mecanismos para persistência de dados, leitura de recursos e MVC. Em suma, disponibilizava o modelo e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações Java EE web de uma forma descomplicada, eficiente (e até mesmo prazerosa para aqueles que conheciam o trabalho árduo de se desenvolver o equivalente com o Java EE tradicional).

Rod Johnson, Juergen Hoeller e Yann Caroff decidiram então fundar uma empresa, a SpringSource, centrada no projeto open source do Spring Framework.

A comunidade e adesão crescentes o impulsionaram a uma evolução rápida e marcante, sempre mantendo o espírito Java EE descomplicado de sua origem. Gradativamente foram sendo adicionadas novas funcionalidades e mecanismos para segurança, como o Spring Security, SOAP web services, com o Spring WS, padrões de integração corporativa, com o Spring Integration, infraestrutura de serviços em batch, com o Spring Batch, entre tantos outros.

Além disso, os componentes preexistentes, como o Spring MVC, foram se tornando mais e mais inteligentes e completos. Ao final de alguns anos o Spring Framework se tornou um tipo de ecossistema de desenvolvimento Java EE.

Seu poder de penetração como novo modelo de desenvolvimento corporativo fez com que a empresa VMware comprasse a SpringSource em 2009 por cerca de 420 milhões de dólares. Nos dias de hoje o Spring está sob o nome da Pivotal, junção criada pela VMware, EMC Corporation e GE para manter todos os produtos de software para aplicações, como o Spring.

Apesar de sempre ter estado sob a direção de alguma empresa, o Spring é e sempre será um projeto open source, sob licença Apache 2.0 e intrinsecamente comunitário.

Esse ecossistema, hoje denominado Spring IO, é um conjunto de projetos contendo o Spring Boot, Spring Framework, Spring XD, Spring Cloud, Spring Data, Spring Integration, Spring Batch, Spring Security, Spring HATEOAS, Spring Social, Spring AMQP, Spring Mobile, Spring for Android, Spring Web Flow, Spring Web Services, Spring LDAP, Spring Session, Spring Roo e alguns ainda por vir, como o Spring Statemachine. Ufa, quanto projeto!

Essa quantidade de soluções se deve ao modus operandi do Spring, que abraça novos desafios no desenvolvimento EE conforme eles surjam, através da incubação e maturação de novos projetos e componentes.

Esse aspecto pragmático e eclético está no cerne da primeira das duas principais críticas ao Spring: a falta de uma concepção coesa em detrimento de uma coleção inconsistente de soluções de melhores práticas a aspectos diversos do desenvolvimento Java EE.

A segunda crítica é o excesso de dependência de configuração em XML, que consome muito mais tempo do desenvolvedor que o próprio desenvolvimento de código. Essas duas críticas são pertinentes.

A crítica com relação à coesão talvez seja exagerada, mas não há como negar que o espírito do Spring tenha muito mais compromissos com eficiência e pragmatismo do que com concisão conceitual. Isso não vai, a princípio, mudar.

Com relação à dependência de muita configuração em XML, trata-se do desdobramento natural da diversidade e abrangência do próprio ecossistema. É necessário configurar o MVC, o Security, o Integration, seus próprios Beans, etc. É necessário dizer ao Spring como ele irá carregar o contexto, enfim, e quais os mapeamentos e ligações entre os componentes, entre outras coisas.

No entanto, assim como o Java EE tradicional, a cada versão o Spring busca simplificar o trabalho com configuração. Uma das medidas foi o uso do JavaConfig desde a versão 3, mecanismo pelo qual as definições em XML passam a ser substituídas por anotações em classes de configuração.

Mesmo com o JavaConfig (vide BOX 1), ainda há a necessidade de configurar tanto quanto sejam os recursos utilizados. Por isso o Spring também endereça de forma cada vez mais inteligente o aspecto Convention Over Configuration, assumindo muitas coisas através da presença de uma ou outra dependência no classpath da aplicação ou várias opções de comportamento default para o MVC, mapeamentos e etc., sempre, obviamente, deixando a cargo do desenvolvedor seguir ou fugir dessas configurações default.

O resultado prático é que é muito mais simples desenvolver a mesma aplicação com o atual Spring 4 que com o Spring 1, 2 ou 3, basicamente porque o desenvolvedor perde muito menos tempo com configuração.

BOX 1. JavaConfig

Spring Java Config, ou JavaConfig, é o mecanismo que nos possibilita configurar o Spring IoC diretamente de nossas classes Java por meio de metadados na forma de annotations – presentes no Java desde sua versão 5 –, não mais dependendo de arquivos de definição de beans em XML. As principais vantagens em se utilizar o JavaConfig são:

  • Mecanismo objeto orientado para a injeção de dependência, o que significa que podemos tirar proveito de reuso, herança e polimorfismo em nosso código de configuração.
  • Controle completo de instanciação e injeção de dependência, o que significa que mesmo dependências muito complexas podem ser tratadas de forma elegante e clara.

Ainda assim, o Spring perde em agilidade se desenvolvermos a mesma aplicação com soluções paralelas mais recentes, como o Ruby On Rails, Django, Play (vide BOX 2) e Node.js, para citar algumas, que apesar de não serem tão abrangentes e generalistas (ainda), atuam no mesmo espaço de desenvolvimento EE.

Ciente de seus próprios problemas e tentando se equiparar em agilidade e ferramental a esses paralelos, ou mesmo incorporar boas ideias deles, o Spring desenvolveu ferramentas como o Spring Roo, porém sua aceitação foi muito baixa.

BOX 2. Rod Johnson

Rod Johnson foi CEO da SpringSource até 2009, quando a VMware a adquiriu. A partir de 2012 ele se tornou um dos diretores da Typesafe Inc., empresa fundada por Martin Odersky e Jonas Bonér. Os produtos hoje mantidos pela Typesafe são o Scala, Akka e Play!

Spring Boot

O Spring Boot, de forma diferente do Roo (acima de tudo não há geração de código), busca solucionar a complexidade da inicialização e gerenciamento de dependências de um projeto com Spring, além de tratar de maneira coesa e eficiente a questão da configuração, fazendo uso extensivo de Convention Over Configuration.

Essencialmente, o Spring Boot pode ser considerado um plugin para a ferramenta de building, seja ela o Maven ou o Gradle. Seus principais objetivos são gerenciar dependências de maneira opinativa e automática, e simplificar a execução do projeto em tempo de desenvolvimento e depuração.

Com o comando mvn spring-boot:run, por exemplo, o Maven irá executar sua aplicação na porta 8080. Isso é bastante similar ao plugin Maven do Jetty, que se tornou uma forma popular de se desenvolver e testar uma aplicação web utilizando Spring ou outros frameworks.

O Spring Boot também possui a funcionalidade de empacotamento da sua aplicação em um JAR executável contendo todas as dependências necessárias, inclusive o Servlet Container, seja ele o Tomcat, Jetty ou mesmo Undertow, apesar de ainda ser possível empacotar um WAR da forma tradicional.

O principal benefício do Boot, entretanto, é a configuração de recursos baseada no que se encontra no classpath. Se o POM de seu Maven inclui a dependência do JPA e o driver do PostgreSQL, ele irá criar uma unidade de persistência baseada no PostgreSQL.

Se adicionarmos alguma dependência web, iremos perceber que o Spring MVC assumirá configurações default e dependências com relação a diversos aspectos, como a tecnologia de apresentação (o default é o Thymeleaf), o mapeamento de recursos e marshalling de JSON (o default é o Jackson) e/ou XML (o default é o JAXB 2) para o tratamento de dados de requisição e resposta, que necessitamos em uma aplicação REST, por exemplo.

O Spring Boot é tudo acerca de opinião, ou seja, a menos que especifiquemos explicitamente, ele irá trazer dependências predefinidas, assim como instanciar e injetar beans predefinidos conforme o tipo de aplicação que estamos construindo (iremos ver como funciona esse mecanismo em nossa aplicação exemplo).

Podemos não concordar com algumas opiniões como, por exemplo, a versão de dada dependência ou o Servlet Container default, mas ao menos ele as tem e, caso insistamos com a nossa, ele não se opõe.

Por exemplo, se nosso POM declara o uso de persistência com o Spring Data, mas não declaramos nada mais, será assumido que queremos utilizar JPA e Hibernate para a camada de persistência. Se estamos implementando uma aplicação web e não declaramos nada em específico, o Boot irá assumir que usaremos o Thymeleaf como view resolver.

Em suma, o que o Spring Boot faz principalmente, de maneira muito elegante, é nos livrar de qualquer preocupação desnecessária com dependências e configurações que são as mesmas em 99% dos casos. E se o caso está no 1% restante, ele acata nossa opinião com a mesma elegância, como veremos em nosso projeto.

Spring Boot – Perspectivas

Não há como negar a crescente tendência do desenvolvimento de aplicações corporativas estarem migrando para outras linguagens e modelos além do Java EE. Independentemente disso, há muita lenha a queimar com o Java, seja com o tradicional Java EE ou com o Spring.

Esse último, entretanto, precisava impor alguma ordem e coesão à sua própria criatividade, e o Spring Boot é essa ordem e coesão. Mais ainda: o modelo de empacotamento em standalone JAR casa-se muito bem com as unidades de execução desejáveis em uma arquitetura de microserviços e conteinerização que vem tomando tanto corpo ultimamente.

Em outras palavras, o Boot não só clareia o horizonte do Spring, mas também o energiza significativamente. Por isso é um projeto tão importante para o Spring e consequentemente para o Java EE, sendo recomendado que desenvolvedores o entendam e façam uso dele sempre que possível.

Perspectivas uma aplicação para consulta de aeroportos

Para demonstrar o Spring Boot na prática, iremos desenvolver uma pequena aplicação para consulta de aeroportos que faz uso de uma base de dados gratuita mantida pela OpenFlights – uma ferramenta web (vide Links) que oferece funcionalidades de busca, estatísticas e rotas de voos comerciais pelo mundo. Basicamente, essa base contém o nome de dado aeroporto, seus códigos IATA e ICAO, coordenadas geográficas, fuso, cidade e país. Nossa aplicação web de serviços REST irá fornecer no formato JSON:

  • Os detalhes de dado aeroporto a partir de seu código IATA;
  • Uma lista de detalhes de aeroportos a partir de determinada cidade;
  • Uma lista de detalhes de aeroportos a partir de determinado país.

Ao executá-la, poderemos acessar seus serviços através do cURL ou um navegador, como ilustra a Listagem 1.

Listagem 1. Exemplos de uso da aplicação através do cURL, supondo que a mesma esteja à porta 8080.


curl http://localhost:8080/openflights/iata/gru
curl http://localhost:8080/openflights/city/rio%20de%20janeiro
curl http://localhost:8080/openflights/country/brazil

Nota: Para os que não conhecem, cURL é um programa de linha de comando que utilizamos, principalmente em ambientes Unix/Linux, mas também em ambientes Windows, para efetuar GET, POST, PUT, etc. em dada URL.

Além desta opção, também é possível acessar os serviços de nossa aplicação pelo navegador, como o Chrome. Neste caso, no entanto, não é necessário adicionar o código de espaço à URL, como no trecho “sao%20paulo” no exemplo da Listagem 1, pois o próprio navegador se encarregará disso.

Ferramentas e ambiente para a codificação e execução do projeto

Para a execução, depuração e codificação do projeto, certifique-se que seu ambiente atenda os seguintes requisitos:

  • Maven 3.2+ instalado;
  • JDK 6+ instalado;
  • Conexão com a Internet, pois o Maven irá descarregar as dependências (a menos que você já as possua em seu repositório local);
  • O IDE de sua preferência – não é obrigatório, mas ajuda a visualizar os artefatos e código.

O código fonte completo do projeto pode ser obtido na área de download desta edição. Após realizar o download, desempacote-o e o execute conforme a Listagem 2 (foi utilizado um ambiente Linux aqui, mas não difere muito para o Windows).

Listagem 2. Executando o projeto.


$ cd /tmp
$ tar xzvf airportapp.tar.gz
$ cd airportapp
$ mvn spring-boot:run

Após a aplicação subir, experimente acessar as URLs conforme a Listagem 1, com o cURL ou seu navegador. Você irá obter uma saída como a da Listagem 3.

Listagem 3. Listando os aeroportos cadastrados para o Rio de Janeiro.


$ curl http://localhost:8080/openflights/city/rio%20de%20janeiro
[{"id":2451,"name":"Campo Delio Jardim De Mattos","city":"Rio De Janeiro","country":"Brazil","iataCode":"","icaoCode":"SBAF","latitude":-22.875083,"longitude":-43.384708,"altitude":110.0,"offsetFromUTC":-3.0,"dstCode":"S","timezone":"America/Sao_Paulo"},{"id":2492,"name":"Galeao Antonio Carlos Jobim","city":"Rio De Janeiro","country":"Brazil","iataCode":"GIG","icaoCode":"SBGL","latitude":-22.808903,"longitude":-43.243647,"altitude":28.0,"offsetFromUTC":-3.0,"dstCode":"S","timezone":"America/Sao_Paulo"},{"id":2544,"name":"Santos Dumont","city":"Rio De Janeiro","country":"Brazil","iataCode":"SDU","icaoCode":"SBRJ","latitude":-22.910461,"longitude":-43.163133,"altitude":11.0,"offsetFromUTC":-3.0,"dstCode":"S","timezone":"America/Sao_Paulo"},{"id":2546,"name":"Santa Cruz","city":"Rio De Janeiro","country":"Brazil","iataCode":"STU","icaoCode":"SBSC","latitude":-22.93235,"longitude":-43.719092,"altitude":10.0,"offsetFromUTC":-3.0,"dstCode":"S","timezone":"America/Sao_Paulo"}]

Entendendo nossa aplicação

Nossa aplicação possui três serviços REST, que executam a busca de aeroportos pelos critérios cidade, país ou código IATA. Após a busca, uma lista contendo um ou mais aeroportos é retornada em JSON, caso haja resultado; caso contrário, o conteúdo da resposta é vazio. Observe que cada um dos serviços REST é atendido por uma controladora.

Para a busca por cidade, temos a controladora CitySearch; por país, a CountrySearch; e por código IATA, a IataCodeSearch. Poderíamos ter uma única controladora para todos os serviços, mas optamos pela divisão aqui, por maior clareza e separação de responsabilidades.

As controladoras são especificadas de modo mais detalhado a seguir:

  • CitySearch – Retorna os aeroportos por cidade em JSON. Para isso, atende à URI /openflights/city/{cidade}, onde {cidade} é o nome da cidade desejada. No serviço, não há restrições de escrita com letras maiúsculas e/ou minúsculas, ou seja, Brasilia, brasilia, BRASILIA, etc., resultam na mesma pesquisa para a cidade de Brasília. Caso não haja aeroportos, nada será retornado;
  • CountrySearch – Semelhante a CitySearch, mas retorna os aeroportos por país e atende à URI /openflights/country/{pais};
  • IataCodeSearch – Retorna um aeroporto caso exista seu código IATA na base de dados. Atende à URI /openflights/iata/{iataCode}.

As controladoras utilizam a interface FlightService para realizar a pesquisa. Essa interface existe apenas para tornar abstrata a fonte de dados, pois não importa à camada de controle se os dados vêm de um banco de dados, um serviço externo ou um arquivo. OpenFlightService é a implementação real de FlightService e se utiliza, como se pode notar no código, do repositório (abstração de repositório de dados feita com o Spring Data) AirportRepo para efetivamente trabalhar com o banco de dados, buscando aeroportos por cidade, país ou código IATA. As Figuras 4, 5 e 6 apresentam os diagramas de sequência descrevendo o fluxo de dados da aplicação.

Fluxo da controladora CitySearch

Figura 4. Fluxo da controladora CitySearch.

Fluxo da controladora
CountrySearch

Figura 5. Fluxo da controladora CountrySearch.

Fluxo da controladora
IataCodeSearch

Figura 6. Fluxo da controladora IataCodeSearch.

A Figura 7 mostra a estrutura do projeto e seus arquivos conforme apresentados no Eclipse ou STS. Se você os abrir, irá perceber que nosso (pouco) código está concentrado em apenas cinco classes: as três controladoras (CitySearch, CountrySearch e IataCodeSearch), uma classe de entidade JPA (Airport) e a implementação de FlightService, OpenFlightService. Perceba como, graças ao Spring (MVC e Data) e Spring Boot, estamos focados quase que exclusivamente em nosso negócio.

Projeto airportapp e seus arquivos no Eclipse

Figura 7. Projeto airportapp e seus arquivos no Eclipse.

Iniciando o projeto

Como com qualquer projeto Maven, iniciamos por seu POM. O pom.xml do projeto que você descarregou é diferente do apresentado na Listagem 4. O original é a versão final, na qual iremos chegar com todas as customizações. O pom.xml da listagem não possui as seguintes opções, ou “opiniões”, que faremos prevalecer às default do Spring Boot:

  • Iremos utilizar o Jetty 9 como Servlet Container – o default é o Tomcat;
  • Iremos utilizar o HikariCP (vide BOX 3) como gerenciador do pool de conexões JDBC – o default é o do Tomcat.

BOX 3. HikariCP

O HikariCP é a implementação de um pool de conexões JDBC criado em 2013 que tem ganhado destaque ultimamente por sua performance, confiabilidade e tamanho reduzido – cerca de 90Kb apenas.

Listagem 4. POM inicial do projeto airportapp.


01 <project xmlns="http://maven.apache.org/POM/4.0.0"
02      xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
03      xsi:schemaLocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0
04         http://maven.apache.org/xsd/maven-4.0.0.xsd">
05    <modelVersion>4.0.0</modelVersion>
06    <groupId>br.com.devmedia.jm.woki</groupId>
07    <artifactId>airportapp</artifactId>
08    <version>0.0.1-SNAPSHOT</version>
09
10    <parent>
11        <groupId>org.springframework.boot</groupId>
12        <artifactId>spring-boot-starter-parent</artifactId>
13        <version>1.2.5.RELEASE</version>
14    </parent>
15    <properties>
16        <project.build.sourceEncoding>UTF-8</project.build.sourceEncoding>
17        <project.reporting.outputEncoding>UTF-8</project.reporting.outputEncoding>
18        <java.version>1.8</java.version>
19    </properties>
20    <dependencies>
21        <!-- Core -->
22        <dependency>
23            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
24            <artifactId>spring-boot-starter</artifactId>
25        </dependency>
26        <!-- Web application -->
27        <dependency>
28            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
29            <artifactId>spring-boot-starter-web</artifactId>
30        </dependency>
31        <!-- Spring Data JPA -->
32        <dependency>
33            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
34            <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa</artifactId>
35        </dependency>
36        <!-- Embedded DB: H2 -->
37        <dependency>
38            <groupId>com.h2database</groupId>
39            <artifactId>h2</artifactId>
40            <scope>runtime</scope>
41        </dependency>
42    </dependencies>
43 </project>

A análise desse POM irá nos mostrar muito do trabalho do Spring Boot. Comecemos observando a declaração do projeto pai, das linhas 10 a 14. Ao declararmos o spring-boot-starter-parent como pai, teremos à mão toda a gestão de dependências do Spring Boot, o que nos libera de declará-las e mantê-las manualmente.

As dependências cujos nomes começam com spring-boot-starter são especiais, pois não se tratam de um artefato único, mas um conjunto de artefatos. Por exemplo, o spring-boot-starter traz consigo:


·         spring-boot.jar;
o   spring-context.jar.
·         spring-boot-autoconfigure.jar;
·         spring-boot-starter-logging.jar;
o   jcl-over-slf4j.jar;
o   jul-to-slf4j.jar;
o   log4j-over-slf4j.jar;
o   logback-classic.jar;
§  logback-core.jar.

Uma forma de visualizar a árvore de dependências do projeto é utilizar o plugin dependency do próprio Maven. A partir disso, execute o comando mvn dependency:tree e você terá em uma árvore todas as dependências do projeto.

A dependência h2 mostra outro aspecto do gerenciamento de dependências do Boot. Apesar de não estar sob nenhum spring-boot-starter, é uma de suas dependências gerenciadas e a prova disso é que não necessitamos declarar sua versão.

Todas as dependências e suas versões – para cada versão do Spring Boot – estão, obviamente, documentadas em seu manual de referência. Sendo assim, antes de declarar qualquer uma, é bom consultar essa documentação. Não que não se possa declará-la independentemente, mas porque é muito melhor deixá-lo gerenciá-las.

Caso desejemos depender de uma versão diferente da declarada no Boot, basta adicionar a propriedade ${artifactId}.version ao conjunto de propriedades do projeto. Por exemplo, a versão de H2 declarada no Spring Boot 1.2.5 é a 1.4.187. Supondo que haja a 1.4.188 e temos interesse em utilizá-la, basta adicionar a propriedade <h2.version>1.4.188</h2.version> e a mesma será acatada.

Por falar em propriedades, observe na linha 18 a definição da versão Java que queremos adotar. Se fosse necessário o Java 1.7, bastaria alterar o valor de java.version para 1.7.

Além do gerenciamento de dependências, o Spring Boot também é um plugin, e como tal, disponibiliza três goals:

  • run – executa a aplicação, seja ela web ou não;
  • repackage – empacota a aplicação em um JAR executável;
  • help – apresenta mensagens de ajuda de uso do plugin. Basicamente, descreve o uso dos dois goals anteriores.

Nota: Para utilizar o goal repackage do spring-boot é necessário acompanhá-lo do goal install do Maven, como no exemplo: mvn clean install spring-boot:repackage.

Para executar a aplicação, basta invocar o Maven com mvn spring-boot:run. Observe que com esse comando estamos solicitando ao Maven que utilize o plugin spring-boot e invoque o goal run do mesmo.

Customizando o projeto

Para demonstrar como customizar o projeto, vamos “brincar” um pouco com o Spring Boot rejeitando duas de suas opiniões. Sendo assim, suponha que nosso projeto tenha como requisito não funcional o uso do Jetty como Servlet Container e do HikariCP como gerenciador de pool de conexões JDBC. Impor nossa opinião, neste caso, traduz-se em alterar o POM de nosso projeto.

Para utilizar o Jetty, por exemplo, devemos excluir o spring-boot-starter-tomcat do spring-boot-starter-web, pois essa é a opinião original, e adicionar a dependência spring-boot-starter-jetty, como demonstra a Listagem 5, que traz o trecho do POM alterado.

Listagem 5. Alterando opiniões do Spring Boot – de Tomcat para Jetty.


26        <!-- Web application -->
27        <dependency>
28            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
29            <artifactId>spring-boot-starter-web</artifactId>
30              <exclusions>
31                  <exclusion>
32                      <artifactId>spring-boot-starter-tomcat</artifactId>
33                      <groupId>org.springframework.boot</groupId> 
34                  </exclusion>
35              </exclusions>
36        </dependency>
37        <dependency>
38            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
39            <artifactId>spring-boot-starter-jetty</artifactId>
40        </dependency>

Para fazer uso do HikariCP, o procedimento é parecido. Primeiro, excluímos o tomcat-jdbc como dependência de spring-boot-starter-data-jpa, e depois adicionamos a dependência do HikariCP, como mostra o trecho presente na Listagem 6.

Listagem 6. Alterando opiniões do Spring Boot – de Tomcat-JDBC para HikariCP.


41        <!-- Spring Data JPA -->
42        <dependency>
43            <groupId>org.springframework.boot</groupId>
44            <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa</artifactId>
45            <exclusions>
46                <exclusion>
47                    <artifactId>tomcat-jdbc</artifactId>
48                    <groupId>org.apache.tomcat</groupId>
49                </exclusion>
50            </exclusions>
51        </dependency>
        ...
58        <dependency>
59            <groupId>com.zaxxer</groupId>
60            <artifactId>HikariCP</artifactId>
61            <scope>runtime</scope>
62        </dependency>
63    </dependencies>

Neste momento, ao executar mvn spring-boot:run você poderá observar pela saída da aplicação que o Servlet Container mudou para Jetty e que o gerenciador do pool de conexões JDBC passou a ser o HikariCP.

Entendendo o código

Até aqui, vimos como criar e customizar o POM de um projeto com o Spring Boot, e vimos também como executá-lo em tempo de desenvolvimento com o goal run. De agora em diante, vamos entender o código que traz a aplicação airportapp à vida. Comecemos pela classe de entrada, ou seja, aquela a partir da qual o Spring Boot irá inicializar todos os beans necessários. No caso do nosso exemplo, a classe br.com.devmedia.jm.woki.airport.Application, apresentada na Listagem 7.

Listagem 7. Nossa classe de entrada para aplicações que fazem uso do Spring Boot.


01 @SpringBootApplication
02 public class Application {
03     public static void main(String... args) {
04         SpringApplication.run(Application.class, args);
05     }
06 }

O Boot sabe que se trata da classe de entrada porque ela possui o método main() e pela invocação de SpringApplication.run(). O nome da classe ou seu pacote não importam.

Na linha 4 dessa listagem invocamos o método run() e informamos como argumentos nossa própria classe e os argumentos passados para a aplicação. Esse método aceita uma classe que seja fonte de configuração (contenha a anotação @Configuration) e parâmetros repassados da linha de comando.

Essa é a variação mais recomendada de SpringApplication.run() para se inicializar uma aplicação com o Spring Boot. Há outras, mas essa opção induz à utilização de uma única classe de entrada de configuração (que pode, obviamente, carregar outras em cascata), tornando o código mais legível e facilitando a manutenção. “Um momento! Isso significa que nossa classe é o ponto de entrada de configuração?

Mas ela não está anotada com @Configuration nem está configurando nada! ” – pode-se argumentar. Acontece que ela é e está configurando tudo em nossa aplicação. A anotação @SpringBootApplication é uma anotação de conveniência que contém as seguintes anotações do Spring: @Configuration, @EnableAutoConfiguration e @ComponentScan. Essas duas últimas, basicamente, dizem ao inicializador do Spring: “Busque e instancie todo bean anotado deste pacote para frente”.

Com “bean anotado” estamos nos referindo a classes anotadas com @Configuration e métodos que retornam @Bean, e classes anotadas com @Service, @Component, @Controller e @RestController, por exemplo.

Esse processo de autoconfiguração e busca de componentes, como se sabe, não é especificamente do Boot, e sim do próprio Spring Framework.

Voltando à nossa aplicação, nossa classe Application não configura nada, mas dispara a busca por beans a partir de seu pacote. Assim, serão encontradas e devidamente inicializadas as classes e interfaces:

  • br.com.devmedia.jm.woki.airport.persistence.model.Airport – entidade JPA (Spring Data/JPA);
  • br.com.devmedia.jm.woki.airport.persistence.repository.AirportRepo – repositório (Spring Data/JPA);
  • br.com.devmedia.jm.woki.airport.service.OpenFlightService – implementação da interface FlightService (Spring Core);
  • br.com.devmedia.jm.woki.airport.web.control.* – controladoras, mais especificamente, controladoras dos nossos serviços REST (Spring MVC).

Deste modo serão inicializados todos os componentes de nossa aplicação. Como podemos notar, trata-se de um processo de bootstrapping normal do Spring, mas aqui orquestrado pelo Spring Boot.

Note também que não há qualquer anotação ou dependência do Boot em nenhum desses componentes. São artefatos usuais do Spring MVC e Spring Data/JPA, como mostram de maneira reduzida a Listagem 8, com uma das controladoras, a Listagem 9, com a entidade Airport, a Listagem 10, com o repositório AirportRepo, e a Listagem 11, com a implementação de FlightService, OpenFlightService.

Listagem 8. Código do controller CitySearch.


01 @RestController
02 @RequestMapping(value="/city")
03 public class CitySearch {
04   private static final Logger logger = LoggerFactory.getLogger(CitySearch.class);
05 
06   @Autowired
07   private FlightService flightService;
08 
09   @RequestMapping(value="/{cityName}", method=RequestMethod.GET)
10   public List<Airport> search(@PathVariable String cityName) {
11     List<Airport> retval = flightService.airportsByCity(cityName);
12     if(retval != null) {
13       logger.info("Aeroportos para a cidade {}: {}", cityName, retval.size());
14     } else {
15       logger.info("Aeroportos para a cidade {}: 0", cityName);
16     }
17     return retval;
18   }
19 }

Listagem 9. Código da entidade JPA Airport.


01 @Entity(name="airport")
02 @SuppressWarnings("serial")
03 public class Airport implements Serializable {
04   @Id @GeneratedValue
05   private long id;
06   private String name;
07   private String city;
08   private String country;
09   @Column(name="iatacode")
10   private String iataCode;
11   @Column(name="icaocode")
12   private String icaoCode;
13   private double latitude;
14   private double longitude;
15   private double altitude;
16   @Column(name="offsetutc")
17   private double offsetFromUTC;
18   @Column(name="dstcode")
19   @Enumerated(EnumType.STRING)
20   private DSTCode dstCode;
21   private String timezone;

Listagem 10. Código do repositório Spring Data/JPA AirportRepo.


01 public interface AirportRepo extends JpaRepository<Airport, Long> {
02   List<Airport> findByCityIgnoreCase(String city);
03   List<Airport> findByCountryIgnoreCase(String country);
04   Airport findByIataCodeIgnoreCase(String iataCode);
05 }

Listagem 11. Código da classe de serviço OpenFlightService.


01 @Service
02 public class OpenFlightService implements FlightService {
03   @Autowired
04   private AirportRepo airportRepository;
05
06   @Override
07   public List<Airport> airportsByCity(String city) {
08     return airportRepository.findByCityIgnoreCase(city);
09   }
10
11   @Override
12   public List<Airport> airportsByCountry(String country) {
13     return airportRepository.findByCountryIgnoreCase(country);
14   }
15
16   @Override
17   public Airport airportByIataCode(String iataCode) {
18     return airportRepository.findByIataCodeIgnoreCase(iataCode);
19   }
20 }

Propriedades da aplicação

As propriedades da aplicação não ficam em seu POM nem em código, mas em um arquivo próprio. É possível parametrizar muitos aspectos e comportamentos da aplicação através desse arquivo. O nosso, entretanto, configura apenas os seguintes:

  • Facilidade de logging da aplicação – apenas especificamos o nível de logging, aceitando o default de uma aplicação Spring Boot, ou seja, o uso do logback tendo como saída o console;
  • Porta TCP em que o Jetty irá atender as requisições – apesar de a default ser 8080 e não necessitarmos especificá-la caso seja essa a intenção, de forma ilustrativa a definimos em nosso arquivo de propriedades como 8080;
  • Contexto raiz da aplicação – configuramos /openflights para o nosso caso. Na ausência dessa configuração, o contexto raiz será simplesmente /;
  • Criação e carga inicial de dados do banco de dados em memória – nosso arquivo de propriedades dá um nome à plataforma de banco de dados em uso. Esse nome é utilizado pelo Spring JDBC para a criação e carga da base, conforme veremos em breve.

O nome desse arquivo é, por default, application.properties ou application.yaml – sim, o Spring Boot também entende configurações no formato YAML (veja o BOX 4).

BOX 4. YAML

O YAML é uma linguagem para serialização de dados derivado do JSON. Seus objetivos principais são expressar informação de forma humanamente legível, portabilidade entre linguagens de programação e suporte a estruturas de dados nativas em linguagens modernas como o C/C++, Java, Ruby, Perl, Python, JavaScript, entre outras.

Na prática, o que estaria em um arquivo de propriedades como:

  
application.name=MyApplication
application.version=1.0.0

pode ser expresso dessa forma em YAML:

  
  application:
  name: MyApplication
  version: 1.0.0 

Caso nenhum application.properties/yaml seja encontrado, o Boot assumirá valores default sempre que possível. Nossa aplicação, no entanto, possui o arquivo application.yaml, conforme a Listagem 12.

Listagem 12. Configurações em application.yaml.


01 logging:
02   level:
03     org.springframework: INFO
04     br.com.devmedia.jm.woki.airport: INFO
05 server:
06   port: 8080
07   contextPath: /openflights
08 spring:
09   jpa:
10     hibernate:
11       ddl-auto: none
12   datasource:
13     platform: h2

Note que entre as linhas 1 e 4 estamos configurando nossos níveis de logging. Já as linhas de 5 a 7 configuram a porta e o contexto raiz da aplicação no Servlet Container. As linhas 8 a 13, por sua vez, configuram a geração de DDL pelo Hibernate e a plataforma, ou tipo de banco de dados, de nosso Datasource.

Em nosso caso não queremos que o Hibernate execute qualquer DDL a partir de nossas entidades e indicamos que usaremos o H2. Iremos explicar melhor essa última configuração em breve. Antes é preciso notar que todas as configurações da Listagem 12 possuem significado especial para o Boot e são usadas para parametrizar componentes por ele gerenciados.

Além das listadas, há várias outras que podem ser verificadas no documento de referência do Spring Boot, assim como também podemos ter nossas próprias configurações aqui, desde que não conflitem em nomes com as reservadas. Por exemplo, supondo que o projeto airportapp precisasse de uma propriedade contendo, digamos, o caminho de dado arquivo, poderíamos utilizar algo como:

   
airportapp:
data-file: /tmp/data.dat 

Esse mecanismo de externalização de configuração não é específico do Spring Boot, e já existe, inclusive, no próprio Spring Framework. O Boot adicionou, como diferencial, uma série de propriedades reservadas para simplificar a configuração da aplicação, conforme vimos.

Retornando à configuração de geração de DDL e especificação de banco de dados, entre as linhas 8 e 13, percebemos que a criação do banco de dados – geração de DDL – pelo Hibernate está desabilitada.

O motivo disso é que em nossa aplicação, de maneira ilustrativa, usamos outra forma para a criação de nosso banco e também sua carga de dados. Queremos criá-lo e populá-lo de maneira explícita através de arquivos SQL. Para isso, o projeto contém dois arquivos SQL:

  • src/main/resources/schema-h2.sql – contém o DDL para a criação da tabela airport;
  • src/main/resources/data-h2.sql – contém o DML para a carga da tabela airport com dados.

A Listagem 13 mostra o conteúdo do arquivo schema-h2.sql e a Listagem 14, de forma reduzida, o de data-h2.sql.

Listagem 13. DDL de nosso banco de dados.


01 create table airport (
02     id integer not null generated always as identity (start with 1, increment by 1),
03     name varchar(256) not null,
04     city varchar(256),
05     country varchar(256) not null,
06     iatacode varchar(3),
07     icaocode varchar(4),
08     latitude double,
09     longitude double,
10     altitude double,
11     offsetutc integer,
12     dstcode char(1),
13     timezone varchar(128)
14 );
15
16 create index iata_unq on airport(iatacode);
17 create index city_idx on airport(city);
18 create index country_idx on airport(country);

Listagem 14. Dados para popular nossa tabela airport.


01 insert into airport (name,city,country,iatacode,icaocode,latitude,longitude,altitude,offsetutc,dstcode,timezone) values ("Goroka","Goroka","Papua New Guinea","GKA","AYGA",-6.081689,145.391881,5282,10,"U","Pacific/Port_Moresby");
02 insert into airport (name,city,country,iatacode,icaocode,latitude,longitude,altitude,offsetutc,dstcode,timezone) values ("Madang","Madang","Papua New Guinea","MAG","AYMD",-5.207083,145.7887,20,10,"U","Pacific/Port_Moresby");

E como o schema está sendo criado e os dados populados? Através do Spring JDBC, que possui uma facilidade de inicialização de Datasource e o Spring Boot a habilita por default. Deste modo, sempre que houver os arquivos schema.sql e/ou data.sql na raiz do classpath, eles serão executados pelo Boot através do Spring JDBC.

Adicionalmente, o Boot irá carregar os arquivos shema-${platform}.sql e data-${platform}.sql, se presentes, onde ${platform} corresponde ao conteúdo da propriedade:


spring.datasource.platform 

ou, em YAML:


spring:
datasource:
  platform

Note que em nossa aplicação não fazemos uso de schema.sql nem data.sql. O intuito disso é mostrar como se utilizar da facilidade adicional do Spring Boot/Spring JDBC para carregar arquivos específicos por plataforma. Note que utilizamos em nossas propriedades o nome h2 para a plataforma.

Entretanto, poderia ser qualquer outro nome válido, como h2db, desde que os arquivos de DDL e DML estivessem nomeados como schema-h2db.sql e data-h2db.sql.

Vale ressaltar ainda que a localização desses arquivos pode mudar configurando-se as propriedades spring.datasource.schema e spring.datasource.data. Também podemos desabilitar essa facilidade com spring.datasource.initialize=false. Outra configuração possível é spring.datasource.continueOnError=true, mas não é aconselhável, pois o comportamento default é não permitir que a aplicação inicie sem a carga de dados.

É importante notar que essa facilidade na criação do schema conflita com a similar do JPA/Hibernate, ddl-auto, que por default é create-drop. Por isso é preciso configurar a propriedade spring.jpa.hibernate.ddl-auto como false para evitar esse conflito.

Por outro lado, como a carga de dados é uma facilidade específica do Spring JDBC, podemos ter um cenário em que executamos o DDL pelo Hibernate e carregamos os dados pelo Spring JDBC – o que não é o caso de nossa aplicação.

No decorrer do artigo vimos que o Spring Boot é o componente da plataforma, ou ecossistema, Spring IO que objetiva simplificar, consolidar e reenergizar o Spring. A simplificação deriva da visão opinativa sobre dependências e autoconfiguração.

Já a consolidação refere-se à agregação coordenada de componentes, dependências e boas práticas sob os diversos artefatos *-starter-*.

O cumprimento desses dois objetivos pode ser averiguado quando comparamos o tamanho e simplicidade do POM de nosso projeto de exemplo com um que descreva as mesmas dependências sem o uso do Spring Boot.

A diferença é da grandeza de algumas dezenas de linhas para projetos simples e pequenos como esse! Mais do que essa diferença, no entanto, o que conta mesmo é a coesão e clareza obtidas, adjetivos que têm grande impacto no tempo de desenvolvimento e manutenção do software.

Outro impacto, também indireto, está na qualidade do software. Não se fala aqui exatamente de QA, testes, mas da capacidade de o desenvolvedor ater-se o máximo possível na codificação do negócio, e não da infraestrutura.

Quanto maior essa capacidade, maior a qualidade inerente do trabalho final. Por falar em testes, nosso projeto não possui nenhum e isso de forma alguma é recomendável, mas o objetivo aqui foi de focar o uso básico e customizações.

O Spring Boot também possui um *-starter-* específico para testes, o spring-boot-starter-test, que já traz os artefatos de teste do Spring Test, alguns específicos do Boot que ficam no próprio spring-boot, assim como dependências como o JUnit, Hamcrest e Mockito.

O último objetivo abordado, reenergização, é decorrência natural do alcance dos dois primeiros. Há alguns anos era divertido desenvolver com o Spring Framework, e também havia muita sensação de alívio para os que saíam do Java EE tradicional para um projeto com tal tecnologia.

Com o decorrer dos anos o número de componentes cresceu, os que já existiam evoluíram e, na prática, o setup de um projeto com o Spring se tornou oneroso e perdeu muito da sensação de menos trabalho, menos configurações. O Spring Boot, conforme vimos inclusive com o nosso projeto exemplo, responde justamente a esse desconforto, e de uma maneira elegante, simples e não intrusiva.

O nosso projeto exemplo ilustrou como iniciar e customizar alguns aspectos do Spring Boot, mostrando que, apesar de sua visão opinativa, ele não apresenta obstáculos quando resolvemos sobrepor uma "opinião" ou outra.

Apesar de muitas facilidades interessantes, como monitoramento, uso de profiles, integração com bancos de dados SQL ou NoSQL, integração com outros projetos do Spring IO, como o MVC, Security, Integration, Batch e outras não terem sido abordadas aqui pelo escopo do artigo, vale a pena dar uma olhada no documento de referência do Spring Boot e explorá-las!

Por último, é importante dizer que na vida real são muito raras as oportunidades de migrar aplicações legadas para o Spring, mas se você se deparar com uma, não tenha dúvida: utilize o Spring Boot!

A mesma diretriz vale a novas aplicações onde se decidiu utilizar o Spring. Portanto, não perca tempo e adicione riscos a seu software gerenciando dezenas, centenas de dependências e arquivos de configuração manualmente, quando você tem à disposição uma ferramenta como o Boot.

Links Úteis

Saiba mais sobre Spring ;)

  • Introdução ao Spring Framework:
    Veja nesse artigo uma introdução ao Spring Framework, um dos mais utilizados em projetos na linguagem Java. Conheça um pouco sobre o framework e implemente um exemplo de Hello World.
  • Spring MVC: Construa aplicações responsivas com Bootstrap:
    Desenvolva aplicações responsivas integrando o framework web da Spring com o Bootstrap, uma das bibliotecas de front-end mais conhecidas.
  • Controlando o Spring MVC:
    Veja nesse artigo, diversos casos de como utilizar o @Controller, e o quão abrangente e flexível é essa ferramenta do Spring Framework.

Referências:

Página do projeto Spring IO.
http://spring.io

Documento de referência do Spring Boot.
http://docs.spring.io/spring-boot/docs/current/
reference/htmlsingle

Documentação oficial do Java EE, Oracle.
http://docs.oracle.com/javaee

Página do projeto Jetty.
http://www.eclipse.org/jetty

Página do projeto HikariCP.
http://brettwooldridge.github.io/HikariCP

Endereço do Sistema OpenFlights.
http://openflights.org