O jcombobox é um componente muito utilizado em Java para a criação de formulários onde há a possibilidade de várias respostas definidas para uma pergunta.

A inserção desse componente no Netbeans é possível após a criação de um novo JPanel ou Jframe, através da opção jcombobox ou caixa de combinação na janela paleta.

Após a inserção desse componente no netbeans é necessário trocar o nome desse componente para ficar fácil de localizá-lo quando estivermos escrevendo o código. Uma boa prática de programação é utilizar o nome do componente e acrescentar ao final o nome dado conteúdo que irá guardar no formulário.

Ex:

Para um jCombobox que vai exibir opções para o tipo de CNH de um cliente.

JComboboxClienteCNH ou JComboboxCliente_CNH

         Existem diversas opções de personalização desse componente basta clicar sobre  o componente com o botão direito e selecionar a opção Propriedades, vamos a algumas delas:

Font: Definir fonte  tamanho e estilo de texto.

Background: Cor de fundo.(Normalmente NÃO aparece no Netbeans mas funciona durante a execução)

Forenground: Cor do texto.

horizontalAlignment:    Alinhamento do texto dentro do componente.

Text: texto que está dentro do campo.

toolTipText:  texto que aparece sobre cursor quando é posicionado sobre o componente.

Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente.

Border: define a borda para o componente. (Tem que marcar BorderPainted)

Visible: essa propriedade determina se o jRadioButton é visível ou invisível, pode ser facilmente utilizado quando um determinado tipo de usuário pode ver determinada função ou não.

SelectedItem: Define a opção que inicial selecionada.

SelectedIndex: Define o índice que está selecionado.

Model: Define quais os valores que irão aparecer no componente, pode ser utilizado para inserção manual de duas maneiras a primeira diretamente ao lado do nome do componente, digitando uma opção virgula a outra e assim por diante com todas.

               No exemplo acima foram inseridas todas as opções para a Carteina Nacional de Habilitação:

A,B,C,D,E,AB,AC,AD,AE

              
           Ou podemos clicar no botão com 3 pontos ao lado direito da tela na linha do model para abrir uma janela onde devemos digitar cada opção em uma linha dessa janela.
 

               Para a inserção automatizada de valores nesse campo podemos utilizar a opção personalizar código, clicando com o botão direito do mouse sobre o componente. Isso iremos ver no Post 12.