Olá pessoal, vou mostrar agora um exemplo simples de linq no .net. Mas antes vamos ver qual é o conceito básico de linq:

LINQ, ou Language Integrated Query (Linguagem Integrada de Consulta), permite que você escreva consultas estruturadas seguras entorno de coleções locais de objetos e fontes remotas de dados. É uma nova função do C# 3.0 e .Net Framework 3.5.

Mas sem mais demora, vamos ver um exemplo do poder do LINQ.

Para começar, vamos criar uma variével Lista que será na verdade uma lista do tipo "String". Só para deixar mais claro, estou utilizando GENERIC (using System.Collections.Generic;) que já vem declarada na versão 3.5 da Framework.

Crie um aplicação console com o VS 2008. Com a aplicação criada adicione o codigo abaixo:


List<String> lista = new List<String>();
lista.Add("Elias");
lista.Add("Simone");
lista.Add("Lucas");
lista.Add("Andreia");
var nomes = from N in lista
            where N.Contains("a")
            select N;
foreach (String nome in nomes)
     Console.WriteLine(String.Format("Nome - {0}", nome));
Console.ReadLine();
 
Observe que nós estamos criando uma lista simples de string e nela adicionamos alguns nomes. Feito isso nós utilizamos o linq para percorrer nossa lista e recuperar somente nomes que contenham a letra "a". Repare que a sintaxe do LINQ parece com um comando SQL invertido, ou seja, um select começando pelo from.

Com este codigo a variavel nomes recebera a lista de nomes, porém somete aqueles que contenham a letra "a". Na sequencia utilizamos a estrutura for each para exibir na telas os nomes retornados na consulta. Observe na Figura abaixo a aplicação em execução.



Conclusão:

Este foi um pequeno exemplo do poder que o linq tem. Vimos que podem trabalhar bem com objeto em memória e obter informações já preenchidas.
Nas próximas dicas vou trazer algo mais sobre esta tecnologia.
No mais, fica com Deus e até a próxima.