msdn13_capa.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

DataReader X DataSet

por John Papa

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Acesso a Dados

·          Objeto DataReader

·          Objeto DataSet

   Visual C# e SQL

 

Download:

----

Chapéu

ADO.NET

 

 

Os desenvolvedores costumam me perguntar se o ADO.NET DataReader ou o DataSet são a melhor ferramenta. Alguns desenvolvedores dizem que o DataReader é melhor porque ele é leve, ao passo que outros dizem preferir o DataSet por sua flexibilidade própria. A verdade é que os dois têm seu lugar no desenvolvimento da Microsoft®.NET, já que sua utilidade depende da situação.

O objeto recordset ADO 2.x pode operar no modo conectado ou desconectado. Ele pode permanecer conectado ao banco de dados subjacente enquanto percorre um conjunto de linhas forward-only ou ele pode recuperar um conjunto de linhas em um cliente, cursor na memória e desconectar-se do banco de dados. Dentre as barreiras que você encontrará na migração do ADO clássico para o ADO.NET está a obtenção de uma compressão completa de como as operações que o recordset ADO realizava, agora são realizadas no ADO.NET.

Em vez de um único container de conjuntos de linhas, o ADO.NET oferece dois objetos de armazenamento de dados claramente separados: o DataReader e o DataSet. Nos concentraremos no objetivo dessas duas classes de recuperação de dados ADO.NET e o ajudaremos a decidir qual é a melhor escolha para uma determinada situação. Exploraremos como recuperar dados no DataReader e no DataSet, começando com discussão dos recursos exclusivos do DataReader. Também compararemos o DataReader conectado ao DataSet desconectado, pesando os prós e os contras da utilização de cada um em diferentes cenários. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo