msdn18_capa.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Datagrid Customizado

por Renato Haddad

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Explorar o controle DataGrid

·          ADO.NET

·          Métodos de execução ExecuteReader

Visual Basic .NET, Visual C# e SQL

 

Download:

 

Chapéu

DataGrid

 

 

Um dos controles mais práticos e funcionais existentes no ASP.NET 1.1 é o DataGrid. É comum ver alguns desenvolvedores tendo dificuldades com algumas funcionalidades práticas de serem implementadas por uma questão de simples falta de conhecimento de como explorar o controle. O objetivo deste artigo é mostrar tais funcionalidades de customização do DatagGrid, como capturar dados selecionados no DataGrid e usar esta informação para outras pesquisas.

 

Projeto

Crie um projeto ASP.NET contendo um formulário chamado gridCustomizado.aspx com um texto descritivo e um DataGrid padrão. Você pode aplicar uma formatação de acordo com a sua necessidade, e para isso, clique com o botão direito sobre o DataGrid e selecione a opção Auto Format. Veja na Figura 1 como ficou o grid formatado.

 

image001.gif

Figura 1 – grid formatado

 

O DataGrid é composto de diversas propriedades que vão desde o objeto em si até os detalhes das cores aplicadas a cada item, coluna, cabeçalho, linha selecionada, fonte de letra, etc. O que nos interessa é são duas propriedades, sendo: ID, o qual iremos referenciá-la no código, portanto, nomeie o DataGrid para gridDados; DataKeyField, o qual é a propriedade mais importante deste objeto, servindo como chave quando você selecionar uma linha no gridDados. Como iremos preencher o gridDados com os dados selecionados de uma tabela, então, digite OrderID na propriedade DataKeyField.

Adicione um Label abaixo do gridDados e nomeie-o como lblResultado. Mais adiante veremos a utilidade deste Label para exibir os dados.

 

Customização

O próximo passo é a customização do gridDados. Sabemos que um grid irá exibir os dados referentes à fonte de dados associada ao mesmo, no entanto, em muitos casos você deseja preencher apenas algumas colunas. Clique com o botão direito no gridDados e selecione Property Builder. Selecione a guia Columns, desmarque o checkbox “Create columns automatically at runtime” para que possamos criar as nossas próprias colunas. Cabe ressaltar que você até poderia deixar esta opção ativa, mas como o objeto é ensinar a customização, então veja como criar colunas. Outro ponto interessante em relação a este checkbox é que em muitos casos você recebe a fonte de dados diretamente de uma camada (Class Library, DLL ou Web Service), e nem todas as colunas você deseja exibir ao usuário. Por isso, a customização é necessária. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo