msdn28_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Portais e páginas customizáveis com ASP.NET 2.0

Imagine uma interface onde você possa executar várias aplicações simultaneamente. Como se a tela do seu computador fosse dividida em “janelas”, e em cada janela você tivesse um programa sendo executado, como uma planilha, um documento, o sistema de controle de estoque etc. Soa familiar? Acho que alguém já teve essa idéia há pelo menos uns 20 anos.

Vamos transportar essa idéia para um ambiente Web, uma página da internet. Pense na possibilidade de rodar várias aplicações em uma mesma página de um site ou portal. A mesma funcionalidade de “janelas”, tão banal atualmente nos sistemas operacionais. Imagine essa funcionalidade na Web. Imaginou? É exatamente isso o que as WebParts do ASP.NET 2.0 fazem. Uma página Web dividida em janelas, onde em cada janela você roda a aplicação de sua escolha, com funcionalidades de abrir, mover, minimizar, fechar etc.

Este é o tema que será abordado por este artigo. Iremos aqui, explicar esse conceito e demonstrar de forma prática como implementar WebParts em suas aplicações ASP.NET 2.0.

Controles WebParts

Este não é um conceito novo, as WebParts surgiram com o Windows SharePoint Services e o SharePoint Portal Server, produtos da Microsoft para implementação de sites e portais. Este mesmo conceito foi embutido no ASP.NET recentemente, com o lançamento da versão 2.0. É importante ressaltar que WebPart não é um único controle no ASP.NET, e sim uma nova forma de se implementar aplicações Web. Para implementar WebParts no ASP.NET, temos um grande conjunto de controles disponíveis. Podemos encontrá-los na ToolBox do Visual Studio 2005 (Figura 1).

 

 

image002.jpg

Figura 1. Controles de WebParts na ToolBox do Visual Studio 2005

Primeiro exemplo

Vejamos agora um simples exemplo de como implementar as funcionalidades de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo