O artigo irá descrever os principais recursos da linguagem C# e do framework .Net para trabalhar com arquivos tanto com leitura como gravação destes. Você terá o primeiro contato com as classes disponibilizadas para escrever, ler e apagar arquivos. Também terá contato com as classes que permitem obter dados estatísticos do arquivo como tamanho, data da última modificação e se o arquivo existe.
Do que trata o artigo: O artigo irá descrever os principais recursos da linguagem C# e do framework .Net para trabalhar com arquivos
tanto com leitura como gravação destes. Você terá o primeiro contato com as classes disponibilizadas para escrever, ler e apagar arquivos. Também terá contato com as
classes que permitem obter dados estatísticos do arquivo como tamanho, data da última modificação e se o arquivo existe. Além dos conceitos envolvidos, será feita uma
aplicação de demonstração para que você possa ver os recursos em uso.
Para que serve: Sempre é necessário ler dados de arquivos quer sejam de texto, arquivos XML ou qualquer outro formato. Existem muitos
recursos dentro do framework .Net, mas nem sempre é muito fácil lembrar-se de como usá-los.
Em que situação o tema é útil: Mesmo com todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema operacional, ao desenvolver aplicativos
comerciais sempre se acaba precisando escrever dados em arquivos geralmente do tipo texto ou outro formato qualquer para troca de dados entre aplicações. Caso você esteja
trabalhando com dados no formato texto e precise de referências rápidas para executar suas tarefas, este artigo oferece o que é necessário para executá-las. Além disto,
existem alguns cuidados que você precisará tomar para poder escrever e ler em arquivos e que são expostos neste artigo.
Resumo do DevMan: Todas as informações armazenadas no computador estão dentro de arquivos. Estudando os fundamentos da computação um
pouco mais a fundo, você perceberá que até mesmo as pastas (ou diretórios para os mais antigos) consistem de arquivos especiais onde outros arquivos são armazenados. As
tarefas mais comuns do programador incluem manipular arquivos verificando se existem ou não dentro do sistema de arquivos da máquina onde o programa está sendo executado.
Também é necessário criar os arquivos, atualizar seus dados sobrescrevendo os dados existentes, renomear ou ainda excluir um arquivo que não é mais necessário. Dentro da
proposta de não precisar começar de um ponto muito elementar, você tomará conhecimento do que é preciso fazer usando a linguagem C# para executar estas tarefas. Além do
contato com os códigos e classes que serão usados, também levaremos em conta alguns pontos com relação à segurança. Outro ponto a ser abordado são os elementos usados pela
interface do Windows para facilitar o trabalho com os arquivos. E como sempre, é bom ter um exemplo prático onde tudo o que se aprendeu possa ser aplicado.
Uma das maiores vantagens dos computadores modernos é a possibilidade de se poderem armazenar os dados do trabalho que está sendo feito para se usar mais tarde.
Pense por um momento em quais atividades que você executa diariamente usando os PC´s que fazem uso dos arquivos? Vão aqui algumas da minha lista:
Eu faço login em um computador que armazena em arquivo o meu ID e minha senha;
Após o login, o sistema lê as minhas preferências de uso do computador como o papel de parede e ícones da minha área de trabalho, mais uma vez, armazenado em arquivos;
Quando abro o programa para ler os e-mails, primeiramente preciso fazer o download das mensagens que estão armazenadas em um servidor de internet remoto e gravá-los em
minha máquina. Mesmo que eu use um Webmail (como o Gmail ou o Hotmail), as mensagens estão armazenadas em arquivos de um servidor;
Como eu trabalho como programador, o código fonte fica gravado no disco do meu computador em arquivos texto especiais que são abertos pelo Visual Studio;
Se eu preferir jogar, os dados usados para os jogos estão em arquivos;
Músicas também são gravadas geralmente em arquivos MP3.
São tantas as operações feitas usando-se arquivos que se for citar todas elas, o artigo fica sem graça. Mas, esteja certo: uma hora destas você vai precisar fazer o uso da
manipulação de arquivos. No início, quando não havia ainda o Windows e os sistemas operacionais eram muito básicos, os programadores precisavam preocupar-se em resolver muitos
problemas ao manipular os arquivos. Vejamos alguns destes problemas:
Era necessário localizar o arquivo dentro do disco, ler os bytes do mesmo e criar um objeto para manipular o arquivo a partir do endereço lógico do mesmo no disco rígido;
Antes de ler os dados, era necessário armazenar os bytes que diziam qual o tipo do arquivo: se binário ou texto. Era preciso guardar o número de bytes no momento da leitura
para que fosse assegurado ao ler que o tamanho dos dados estava correto;
Se o arquivo estivesse dentro de um sistema UNIX, vários atributos precisavam ser tratados. Estes atributos diziam se se tratava de um arquivo regular, um diretório, um
dispositivo de sistema ou ainda um link simbólico para outro arquivo;
Também seria necessário verificar se o usuário atualmente carregado no sistema tinha as permissões para ler o arquivo, para executar e gravar. Geralmente, nestes sistemas,
nem sempre todas as permissões eram garantidas.
Ou seja, era um trabalho bastante árduo.
Com a chegada dos sistemas operacionais mais modernos, estes passaram a oferecer um conjunto de objetos para executar estas tarefas. Geralmente chamados de API (Application
Programming Interfaces), estas bibliotecas cobriam boa parte das tarefas, embora, com alguma complexidade.
A partir do surgimento dos ambientes gerenciados como o framework .Net as tarefas ficaram muito mais simplificadas pois, quase tudo o que se desejar fazer com os arquivos nos
programas possuirá uma classe que irá resolver o problema para o programador. Não é possível cobrir todas as classes em um artigo como este, mas, partindo das tarefas mais
básicas, vamos descobrindo como fazer as tarefas mais elementares.
Para que você consiga entender bem o artigo e poder executar os exemplos eu espero que você tenha algum conhecimento dos seguintes assuntos:
Criação de programa console e Windows Forms usando o Visual Studio;
Uso do modo de debug do Visual Studio para corrigir erros no código;
Criação de classes.
Programação orientada a objetos com C#.
Nota: Apesar do artigo demonstrar as operações de maneira mais elementar deixando de apresentar alguns pontos importantes como criptografia, tabela de caracteres a
ser usada (encoding pages) e gerenciamento de permissões, todas estas questões são extensamente cobertas pelo framework .Net e a linguagem C#. Para evitar estender demais o
artigo, vamos tratar apenas das questões iniciais. Procure se informar mais sobre o assunto posteriormente.
Classes para ler e gravar arquivos
Basicamente todas as classes usadas para o trabalho com arquivos estão dentro da biblioteca System.IO. Assim, para poder usar estas em seu projeto ou sua classe você precisa
adicionar a biblioteca da seguinte forma:
using System.IO;
A Tabela 1 mostra as principais classes e as funcionalidades que ela provê. Além disto, demonstra também o contexto mais comum onde este tipo de classe será usada.
Tabela 1. Classes para manipulação de arquivos
Classe
Funcionalidade
File
Usa métodos estáticos para executar tarefas comuns como: criar arquivos de texto, gravar e ler os dados em um arquivo, renomear, excluir e verificar se um arquivo
existe.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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