Como visto no post 8 após inserirmos os componentes jRadioButtons no formulário, devemos alterar o nome da variável e definirmos um grupo de botões para os jRadioButtons. Após desenharmos os componentes no formulário  devemos saber qual deles foi selecionado, e também devemos saber selecionar qualquer um dos componentes durante a execução do sistema.

Inicialmente para o sistema deixar uma das opções selecionadas devemos marcar a propriedade selected, dessa maneira essa opção ao ser carregado o formulário será marcada, isto facilita o preenchimento do formulário.

Vamos trabalhar no exemplo abaixo com dois jRadioButtons que indicam as opções de sexo Masculino e Feminino, vamos ao exemplo.

Após inserir um jLabel para a palavra sexo devemos inserir os dois jRadiobuttons e alterarmos os nomes das variáveis para jRadioButtonMasculino e jRadioButtonFeminino, e o texto dos jRadiobuttons para M e F respectivamente, devemos inserir um grupo de botões e identificar nas propriedades do jRadioButton que fazem parte desse grupo. Devemos escolher um dos jRadioButtons e deixar a sua propriedade selected marcada.  O nosso formulário irá ficar como na Imagem abaixo.  

Como trabalhamos com interface gráfica no nosso formulário deve existir um botão que possua um evento para iniciar uma função, exemplo de um botão exibir sexo selecionado. Em um sistema de cadastro seria um botão salvar os dados que ao invés de exibir essa mensagem teria o código para salvar os dados.

Dentro do evento vai o código abaixo; Também podemos  utilizar ao invés de exibir uma mensagem exibir o texto que acompanha o componente nesse caso trocaríamos a mensagem por jRadioButton.getText().



    if(jRadioButtonMasculino.isSelected()){

       JOptionPane.showMessageDialog(null,"O sexo Masculino foi selecionado");

       }else if(e jRadioButtonFeminino.isSelected()){

       JOptionPane.showMessageDialog(null,"O sexo Feminino foi selecionado");

       }

Após descobrirmos qual foi selecionado podemos ao carregar os dados de um cliente precisarmos marcar algum dos componentes nesse caso é o sexo do cliente para esta operação é necessário o código abaixo:

Após descobrir o sexo que deve ser marcado. Ex. Sexo Masculino


JRadioButtonMasculino.setSelected(true);

Com este código acima estamos marcando o sexo masculino, pode ser utilizado para qualquer jRadioButton.