Por que eu devo ler este artigo:

Inicialmente serão apresentados os conceitos de Web Service bem como o portal webservicex, que dispõe de inúmeros serviços web que podem ser acessados via aplicação web, desktop ou mobile. Na sequência será apresentado o desenvolvimento de um aplicativo para consumir um Web Service sobre condições climáticas. De início, este aplicativo fará uso de multithread usando o modelo tradicional – classe Thread. Depois, será aprimorado para o uso da classe AsyncTask, e por fim será utilizado no aplicativo o componente visual de barra de progresso (ProgressDialog) para apresentar o andamento da conexão.

Uma das principais funções dos smartphones e tablets hoje em dia é a conectividade com a internet. Uma das formas desta conectividade acontecer é via rede da operadora, que permite o acesso a dados de qualquer lugar em que esta esteja acessível.

A conectividade com a internet via dispositivos móveis é possível já que a velocidade das redes de comunicações está cada vez mais rápida, permitindo ficar conectado através de conexões rápidas por várias horas seguidas. Outro atrativo é o custo destes serviços de conectividade via operadora que estão cada vez mais baratos.

Para quem deseja manter-se conectado mas sem custos, uma alternativa são as conexões locais, seja via rede sem fio – wifi – ou através de conexões Bluetooth. Pode-se navegar na Internet sem passar pela rede da operadora, e consequentemente, sem custos.

Segundo um estudo realizado pela Acision, 1/3 dos acessos às redes sociais, tais como Twitter e Facebook, são realizados a partir dos dispositivos portáteis. Também aumentou consideravelmente o número de pessoas que utilizam os dispositivos portáteis para acesso a conta de e-mails, feeds de notícias, sites de compras, entre muitos outros recursos online.

A evolução dos dispositivos móveis é tão grande que hoje é possível acessar uma página na Internet a partir de um smartphone da mesma maneira que acessamos e visualizamos na tela do nosso computador. Também já é possível termos acesso a serviços de rede que até então só estavam disponíveis em computadores desktop, tais como acesso a servidores telnet, contas de FTP, terminais remotos, acesso à Web services, entre outros serviços.

Nesse artigo será apresentada a conexão de um aplicativo Android com um Web Service disponível na rede sobre condições climáticas de várias cidades do mundo. Este Web Service poderia ser desenvolvido pelo próprio usuário com funcionalidades específicas, como manipular um banco de dados.

Conectividade utilizando Web service

Web service é uma tecnologia de acesso a dados que permite a troca de informações estruturada a partir de mensagens XML e SOAP. Esta tecnologia permite que diferentes empresas, mesmo utilizando tecnologias e plataformas distintas, conectem-se de maneira padrão e executem procedimentos remotos através da utilização do protocolo padrão da internet – HTTP. Tudo isso com muita facilidade de utilização, já que muitas vezes o cliente não precisa entender o funcionamento interno dos Web Services.

O uso de Web service é muito interessante, pois se pode acessar rotinas de validação de cartão de crédito, endereçamento postal (CEP), calcular valores de fretes dos sites de comércio eletrônico, news de empresas, previsão do tempo, cotação do dólar, etc. Esta é a tecnologia ideal para disponibilizar dados que costumam mudar com o tempo.

Devido à popularização dessa abordagem, uma gama gigantesca de serviços já está pronta em algum lugar, você só precisa ir lá e acessar, de maneira rápida e fácil, aliviando o processamento na máquina cliente, já que toda a lógica de negócio fica no servidor que hospeda os serviços.

Alguns sites destacam-se por agrupar vários Web services em um só lugar. Um exemplo é o webservicex. Nesse site pode-se encontrar alguns web services interessantes, como para acesso a informações climáticas de uma cidade, previsão de tempo e informações referentes a bolsa de valores.

O Web service que será utilizado nesse artigo informa o clima de uma cidade, dado o nome da cidade e o país da mesma. Esse web service encontra-se na categoria Utilities do webservicex, possuindo o nome de GlobalWeather.

Ao clicar sobre o web service, é possível visualizar algumas informações a respeito dele como, por exemplo, o wsdl que representa o Web service e seus métodos – Figura 1. WSDL significa Web Service Descriptor Language, que nada mais é do que um documento XML que descreve o web service de uma maneira estruturada. Ele contém todas as informações essenciais para que um cliente de Web service, nesse caso, o device Android, possa entender a aplicação servidor que ele representa. Dentre suas características estão o nome dos métodos acessíveis no Web service, onde o serviço está disponibilizado (URL), a documentação para utilizá-lo, o nome e o tipo dos parâmetros dos métodos, bem como os dados de retorno.

Serviço para recuperação de informações climática de uma cidade
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo