Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

Android

O Android é a plataforma oficial para desenvolvimento de aplicativos mobile do Google. Neste guia você encontrará artigos, vídeos e cursos para aprender tudo sobre esse SDK, que domina o mundo dos dispositivos móveis.

Introdução

O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis nunca esteve tão em alta, e a perspectiva é que esses números continuem subindo. Se você quer iniciar nessa área, os conteúdos abaixo trazem um bate papo sobre o assunto e um direcionamento para os seus estudos:

Você já sabe o que é Android e agora já pode começar a desenvolver aplicações para essa plataforma. Para isso, o primeiro passo é preparar o ambiente, instalando as ferramentas necessárias. No curso abaixo você verá como proceder:

Hora de colocar a mão na massa e programar aplicativos! Dê seus primeiros passos no Android com os cursos abaixo:

E aí, curtiu o primeiro contato com o Android? Continue aprendendo sobre seus recursos e APIs nestes artigos:

Você sabia que pode programar para Android sem necessariamente utilizar a sua linguagem, mas usando JavaScript. E o melhor, acessando os recursos nativos do Android. Para isso você deve usar o React Native, que você conhece melhor nessa série:

Android Studio

Após um longo período de parceria com a Eclipse Foundation, que deu origem ao Eclipse/ADK, há alguns anos a Google decidiu utilizar o Android Studio como ferramenta oficial para o desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android. Independente dos motivos que motivaram essa mudança, familiarizar-se com essa ferramenta tornou-se fundamental para o programador. Apresentá-la é objetivo dos seguintes artigos:

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação desenvolvidada pela JetBrain e juntamente com o Java são altamente interoperáveis, podendo ser usadas juntas no mesmo projeto. Inclusive, o Kotlin tem como base, e é executado na mesma Máquina Virtual do Java. Desde o lançamento do Android Studio 3.0 em outubro de 2017, o Kotlin é incluído como uma alternativa ao compilador Java padrão.

Para conhecermos um pouco sobre ela, selecionamos os seguintes conteúdos:

Padrões de tela e layouts

Layout nada mais é que a definição da estrutura visual de uma interface. Sendo essencial para sua compreensão e usabilidade, este tema não poderia faltar na linha de aprendizado de uma programador Android:

Fragments

Em um aplicativo é comum que partes da interface se repitam por mais de uma tela. Um exemplo disso pode ser a barra de navegação, contendo dados sobre o usuário. Um Fragment procura evitar a duplicação de código, permitindo compartilhar essa fragmento entre múltiplas interfaces. Fique por dentro deste assunto com os posts:

Google Material Design

Google Material Design é um conjunto de conceitos a serem seguidos durante a criação de interfaces para diferentes plataforma, como web e mobile. A partir da versão 5, o Android SDK passou a disponibilizar componentes que utilizam esses conceitos funcionais e representativos. Saiba como utilizá-los com os conteúdos:

Biblioteca de compatibilidade

Conheça no conteúdo abaixo a biblioteca de suporte Design, que contém diversos componentes que nasceram no Material Design e permite que esses sejam aplicados a versões mais antigas do Android:

Adapters

Adapters permitem personalizar a forma como um componente é apresentado para o usuário. Muito utilizados na construção de listas, entre outros componentes agrupadores de informações, os Adapters funcionam como uma ponte entre os dados e sua representação na interface. Saiba como criar e utilizar Adapters nos artigos:

SQLite

Na plataforma Android podemos salvar dados de diferentes maneiras. Dentre as mais utilizadas, está a gravação em bancos de dados relacionais. Por ser o SQLite um banco criado para aplicações embarcadas, geralmente ele é visto como a melhor opção. Aprenda sobre como utilizar este banco de dados em suas aplicações com os artigos:

Notificações

Comum a maior parte dos aplicativos, as notificações permitem uma comunicação mais direta com o usuário por meio de mensagens disparadas para seu aparelho diretamente pela internet. Assim, um serviço pode alertar sobre novidades, ou qualquer outro evento importante. Os seguintes conteúdos reúnem informações sobre a utilização de notificações na plataforma Android:

Google Maps

Google Maps é um serviço de geolocalização da Google. Com ele é possível encontrar lugares de acordo com a sua posição e preferências de pesquisa. Nos conteúdos abaixo reunimos uma série de vídeos e artigos para que você possa dominar essa tecnologia:

Tarefas assíncronas

A comunicação assíncrona permite a troca de dados entre aplicações, sem que elas fiquem aguardando o retorno da requisição para dar prosseguimento a suas atividades. Considerando o segmento escolhido, o uso dessa estratégia pode ser essencial no desenvolvimento para uma melhor experiência em usabilidade para o usuário. Os artigos a seguir introduzem este assunto. Confira:

Essencial para a programação multitarefa, as Threads permitem executar ações paralelamente. Para isso são utilizadas classes que herdem essas funcionalidades, como AsyncTask. Acompanhe esse assunto nos artigos a seguir.

Sensores

O uso de sensores em aplicativos móveis é cada vez mais comum. Eles permitem obter informações sobre movimentação, velocidade, posicionamento, entre outras. Veja como podemos trabalhar com sensores na plataforma Android nos posts:

NFC

NFC, Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade), é uma tecnologia que permite a troca de informações de forma segura pelo ar. Diferente do Bluetooth, essa tecnologia não requer o emparelhamento dos aparelhos, facilitando assim sua utilização. Aprenda a utilizá-la no artigo:

Bluetooth

Bluetooth é uma forma de comunicação sem fio muito utilizada entre dispositivos portáteis, seja pelo baixo consumo de energia ou pela grande variedade de dispositivos móveis que possuem este recurso. Nos conteúdos reunidos nessa seção você aprenderá sobre os fundamentos da comunicação bluetooth aplicados à plataforma Android.

SMS

Short Message Service é um serviço utilizado para a troca de mensagens curtas entre aparelhos celulares. Presente hoje em dia principalmente em aplicações de suporte e call center, ou que necessitem receber resposta padronizada do usuário, seu domínio é recomendado para o programador Android. Saiba mais nos posts:

Serviços do Google

Além do SDK, a Google oferece uma série de serviços que suportam o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android. Esta seção reúne os principais dentre eles.

Google Cloud Messaging

O serviço Google Cloud Messaging permite enviar e receber dados de dispositivos em uma mesma conexão, fornecendo a infraestrutura necessária para o enfileiramento e disparo de mensagens. Fique por dentro dessa tecnologia nos artigos:

Google Sign-In

Google Sign-in permite entrar em diferentes sistemas usando suas credenciais da Google. Para isso alguns pré-requisitos devem ser atendidos pela aplicação. Saiba quais no artigo:

Google App Engine

Plataforma da Google para criação de aplicativos para dispositivos móveis, o Google App Engine oferece infraestrutura que permite o desenvolvimento escalável, bem como diversos back-ends, além de bancos de dados relacionais e não relacionais. Saiba como integrá-lo às suas aplicações:

Google Drive

Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem do Google. Com os artigos abaixo você poderá desenvolver aplicações que o utilizem:

Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma gratuita que permite o acompanhamento e análise de atividades e comportamento de usuários dentro de um aplicativo, website ou até mesmo game. Fique por dentro dessa tecnologia com o artigo a seguir:

Mídia

Android oferece suporte a diferentes tipos e formatos de mídia, permitindo ao desenvolvedor tornar suas aplicações mais ricas visualmente, melhorando a experiência do usuário. Aprenda a adicionar esse poderoso recurso às suas aplicações com os seguintes posts:

Android Annotations

Anotações é um recurso conhecido do desenvolvedor Java, que permite a codificação de forma mais limpa, concentrando parte do código referente a construção de objetos, dependências, entre outras informações em metadados. O framework Android Annotations busca aumentar e simplificar a construção de interfaces, utilizando para isso as anotações. Saiba como utilizá-lo nos conteúdos abaixo:

Injeção de dependências

Injeção de dependências é o princípio que trata da forma como os módulos de um sistema se relacionam, prezando pelo baixo acoplamento entre eles. Nestes conteúdos você poderá entender como implementar esse conceito em suas aplicações Android:

JSON

JSON (JavaScript Object Notation) é o modelo para armazenamento e transmissão de informações mais utilizado entre serviços atualmente. Dada crescente necessidade de integração entre aplicações móveis e Web Services, seu conhecimento é recomendado na linha de aprendizado do programador Android. Saiba como processar arquivos JSON com a biblioteca Android Volley no vídeo:

Web services

Web services são aplicações web que têm como principal objetivo fornecer e processar informações recebidas de outros softwares (chamados de aplicações clientes) a fim de permitir a integração entre elas. Os apps mobile estão entre as principais aplicações clientes nesse contexto, pois são atualmente responsáveis por boa parte dos softwares utilizados em nosso dia a dia e precisam enviar e receber dados de aplicações servidoras (os web services).

Nos artigos abaixo você verá como consumir web services a partir de aplicações Android:

Veja também como integrar sua aplicação Android a serviços de grandes players do mercado, como AWS e Google:

Boas práticas

Como em toda linguagem e plataforma de programação, existem algumas sugestões de boas práticas para a construção de aplicações Android, que visam melhorar sua qualidade e facilitar sua manutenção. Confira nos artigos abaixo algumas delas e como implementá-las:

Desenvolvimento de jogos

O mercado de jogos é um dos que mais cresce na área de tecnologia e movimenta anualmente bilhões de dólares em todo o mundo. Se você se interessa pelo assunto e deseja ingressar nessa área com jogos para Android, consulte os artigos abaixo:

Debug e testes

Realizar debug e testes das aplicações durante seu desenvolvimento é fundamental para identificar e corrigir problemas, evitando falhas quando o app for publicado.

Na prática

Nada melhor para fixar o conhecimento do que praticar, certo? Nesta seção separamos alguns conteúdos para que você possa aplicar na prática o que aprendeu até aqui. Para começar, aprenda a desenvolver uma loja virtual completa:

A seguir veja como projetar e desenvolver uma aplicação completa para Android:

E veja ainda mais alguns conteúdos práticos abaixo:

Segurança

Segurança é uma necessidade de qualquer sistema, pois é necessário garantir, por exemplo, que os dados não sejam acessados por usuários não autorizados. Nesta seção separamos alguns conteúdos que tratam de técnicas para aprimorar a segurança das suas aplicações Android.

Projetos

Nesta seção você encontra projetos completos para download, que você pode utilizar ou modificar para criar novos aplicativos Android nativos.

Conteúdo extra

Nesta seção trazemos reunimos artigos que lhe permitirão aprimorar seus conhecimentos sobre o Android, ampliando seus horizontes no uso dessa plataforma:

Mais sobre mobile

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre programação mobile, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo sobre programação mobile clicando aqui.

<Formação completa Programador FullStack/>
  • Conteúdo Front-end, Back-end e Mobile
  • Plano de estudo linear
  • +10 mil exercícios gamificados
  • +50 projetos reais
  • Comunidade com + 200 mil alunos
  • Suporte 365 dias do ano
  • 12 meses de acesso

Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :) Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos. Temos um trato?

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar