Por que eu devo ler este artigo:Na construção de todo aplicativo Android que exija um pouco mais de segurança ou que necessite de dados do usuário, é comum termos uma tela de login. Nessa tela, também é comum termos os campos para e-mail e senha e, devido ao sucesso dos serviços disponibilizados pelo Google, a integração com seus serviços de autenticação. Neste artigo veremos como utilizar o Google Sign-In em nossos projetos, permitindo criar aplicações com um vínculo ainda mais forte com seus usuários.

Hoje em dia é extremamente comum encontrarmos aplicações que na primeira tela requisitem um login ao usuário. Esse tipo de feature é útil por diversas razões, como disponibilizar uma maior segurança para a solução e solicitar alguns dados importantes logo na entrada da aplicação, como e-mail, nome e telefone.

Porém, além da tela de login, percebemos um número cada vez maior de soluções integradas com as principais redes sociais presentes no mercado, sendo o Facebook a mais comum pela sua grande adoção. Além disso, possibilitar que o usuário reutilize as mesmas credenciais de um serviço que ele já confia facilita muito.

Mas, na maioria dos casos, os desenvolvedores se esquecem de uma empresa que possui sistemas de login usados de forma contínua e intermitente. Estamos falando do Google e de seus inúmeros sistemas na web de enorme sucesso, que pedem credenciais aos seus usuários. Alguns exemplos são o Gmail, Google Calendar e YouTube. Imagine a quantidade de usuário desses três serviços.

Sabemos que o Facebook possui um SDK pronto para os desenvolvedores, mas e o Google? Também possui? A resposta é sim. E mais do que isso, é totalmente integrado ao Google Play Services, um conjunto de serviços disponibilizado pelo Google como um serviço em background em qualquer smartphone que rode seu sistema operacional a partir da versão 2.3.

Sendo assim, este artigo visa apresentar a Google Sign-In API, trazendo um passo a passo conceitual e deixando o código gerado claro para que possamos fazer uso desse serviço em nossas aplicações.

Criando a prova de testes

Para construir esse passo a passo e entender as bibliotecas e os conceitos por trás do Google Sign-In, vamos construir apenas uma Activity com o botão que permite o login por meio de uma conta Google. Isso se torna extremamente útil, visto que a grande maioria das pessoas utilizam algum dos diversos serviços Google como dito anteriormente.

Inicialmente, acesse o site de desenvolvedores do Google (ver seção Links). O leitor deverá ver uma página semelhante à apresentada na Figura 1. Apesar das duas opções visíveis, nosso foco aqui é Android, logo, selecione a primeira opção.

Página inicial do Google Developers

Figura 1. Página inicial do Google Developers.

Depois de feita a escolha por Android App, a página da Figura 2 deverá ser apresentada. No campo “App name” o nome do aplicativo poderá ser digitado ou selecionado, caso o leitor já tenha algum aplicativo criado nessa plataforma. No nosso caso, digite ArtigoDevMedia. O nome desse ap ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo