Este artigo vai descrever, em termos gerais, as características de Web Services baseados em REST. Além disso, será abordada a criação de serviços WCF seguindo princípios desta arquitetura, através da construção de uma aplicação de exemplo.
Artigos.NETWCF x REST: uma alternativa para serviços
Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas.
WCF x REST: Uma alternativa para serviços Ao se pensar na implementação de Web Services, quase que
invariavelmente se imagina a construção dessas estruturas a partir do uso do
protocolo SOAP. Por ser aberto e baseado em XML, este formato contribuiu de
maneira significativa para a popularização de Web Services como principal
instrumento de integração em tempo real de sistemas. No entanto, alternativas
ao padrão SOAP existem, sendo uma das opções com maior aceitação, o modelo
conhecido como REST, o qual conta com uma estrutura relativamente mais simples
e de fácil utilização.
Em que situação o tema é útil A implementação de Web Services seguindo a arquitetura REST pode, a
partir de uma série de princípios e recomendações, simplificar
consideravelmente a forma como serviços (e as funcionalidades por eles
expostas) são acessados por outras aplicações. Grandes portais como Facebook,
Twitter, Yahoo e Google enxergaram o potencial e os benefícios oferecidos por
esta alternativa, sendo que os mesmos têm enfatizado a adoção deste modelo em
muitas de suas soluções.
O surgimento de Web Services mudou
profundamente a forma como as aplicações compartilham informações. Esta
tecnologia viabilizou a integração em tempo real entre sistemas completamente
distintos, simplificando assim, a transferência de dados entre aplicações de
uma mesma empresa ou, mesmo, entre soluções de diferentes companhias.
Atualmente, grandes organizações como
instituições financeiras e empresas de comércio eletrônico têm empregado Web
Services em larga escala, com isto acontecendo em projetos críticos e de grande
importância para as operações de tais companhias. Por serem geralmente criados
em torno de formatos baseados em XML (como o protocolo SOAP – BOX 1), Web Services podem integrar
sistemas concebidos nas mais diferentes plataformas, sendo este um dos
principais fatores que contribuíram para sua ampla aceitação.
Do ponto de vista prático, Web
Services são serviços (componentes) de software que disponibilizam
funcionalidades específicas, com estas últimas podendo ser consumidas por
aplicações com as mais variadas finalidades. A grande importância adquirida por
essas estruturas (Web Services) motivou o surgimento de diversos padrões de modelagem
e técnicas para a construção de serviços, com tais conceitos estando agrupados
em um corpo de conhecimentos chamado de Arquitetura Orientada a Serviços (BOX 2).
Além do protocolo SOAP, o uso do
padrão conhecido como REST corresponde à outra possível forma para
implementação de Web Services. REST (sigla em inglês para “Representational
State Transfer”) é uma especificação em que recursos são representados por meio
de um endereço único, utilizando para isto URLs. Dados consumidos por uma
aplicação sob a forma de objetos constituem exemplos de recursos. Um endereço
único é formado por informações de identificação do recurso no serviço
responsável por prover o mesmo, além de uma indicação da operação a ser efetuada
sobre tal elemento.
Sendo a solução da Microsoft voltada
à implementação de Web Services e projetos em conformidade com as práticas de
SOA, a tecnologia WCF (Windows Communication Foundation) oferece amplo suporte
aos padrões SOAP e REST.
A meta deste artigo é descrever, em
termos gerais, as características de Web Services baseados em REST. Além disso,
será abordada a criação de serviços WCF seguindo princípios desta arquitetura,
através da construção de uma aplicação de exemplo.
BOX
1. SOAP
SOAP (sigla em inglês para
"Simple Object Access Protocol") é um protocolo XML empregado em
trocas de mensagens entre Web Services e consumidores destes tipos de serviços.
Trata-se de um dos padrões mais utilizados na implementação de Web Services,
sendo suportado pelas principais plataformas de desenvolvimento da atualidade
(.NET, Java, PHP, Delphi etc.)
BOX
2. SOA
SOA (sigla do inglês
"Service Oriented Architecture" - ou Arquitetura Orientada a
Serviços, em português) é um modelo de arquitetura de software empregado,
basicamente, no desenvolvimento de soluções que permitam a integração entre
diferentes sistemas. Seu objetivo principal consiste, em termos gerais, no
atendimento de necessidades de negócios através de serviços agrupados em
componentes (módulos) de software. Normalmente, a implementação deste paradigma
acontece por meio da utilização de Web Services. Aplicações construídas sob
esta arquitetura priorizam o reuso de software, além de buscarem a
interoperabilidade entre diferentes plataformas computacionais.
O protocolo SOAP: uma visão geral dos Web Services baseados em XML
Antes de prosseguir com uma discussão
mais aprofundada da arquitetura REST, é necessário analisar algumas
características de Web Services que empregam o protocolo SOAP. O objetivo disto
é tornar explícitas as diferenças entre estes dois modelos de implementação, de
forma a enfatizar posteriormente os pontos que tornam mais simples a utilização
de serviços baseados em REST.
Conforme mencionado anteriormente, o
protocolo SOAP foi elaborado a partir do padrão XML, sendo este um dos fatores
que possibilitaram a interoperabilidade (capacidade de se comunicar) entre
aplicações concebidas nas mais diversas tecnologias (.NET, Java, mainframe).
A construção de Web Services baseados
em SOAP pressupõe a existência de contratos que descrevem a estrutura destes
componentes. É graças a esta característica que sistemas voltados às variadas
plataformas conseguem, seguindo uma especificação de caráter genérico, acessar
as funcionalidades disponibilizadas por serviços remotos.
Entre os itens que fazem parte do
contrato de um Web Service, estão as operações (métodos) disponibilizadas pelo
mesmo, além dos tipos (estruturas contendo dados) manipulados por estas
últimas. Em termos práticos, o contrato de um serviço SOAP é gerado sob a forma
de um documento XML padronizado, o qual toma por base as seguintes
especificações:
·
Web Services Description Language (WSDL): usado
na descrição da interface (estrutura) de um serviço. Através deste padrão,
aplicações consumidoras podem gerar proxies (BOX 3), a fim de utilizar as funcionalidades disponibilizadas via
Web Service;
·
XML Schema Definition Language (XSD):
especificação que define a estrutura (schema) dos diversos tipos de objetos
manipulados por um Web Service. Documentos no formato XSD estão normalmente
referenciados em descrições WSDL de contratos de serviços;
·
WS-Policy: permite a representação de
características e requisitos a serem levados em consideração ao se utilizar os
recursos fornecidos por um serviço.
BOX
3. Proxy
Um Proxy é uma classe
baseada em um padrão de projeto de mesmo nome e que oferece através da forma
como se encontra estruturada, um meio para encapsular uma série de instruções
complexas acionadas durante chamadas a um serviço remoto. Neste caso, essas
operações são executadas apenas quando for consumida uma funcionalidade do
serviço considerado, de forma a simplificar e tornar mais eficiente o processo
de comunicação remota com tal componente.
A arquitetura REST
As diversas diretrizes que compõem o
modelo REST surgiram ainda no ano de 2000, como parte de um trabalho acadêmico do
pesquisador Roy Fielding na Universidade da Califórnia (EUA). A construção de
Web Services esteve, num primeiro momento, quase que exclusivamente ligada à
utilização do protocolo SOAP. Contudo, a arquitetura REST vem crescendo nos
últimos anos, motivada principalmente por uma maior simplicidade na
implementação de novas soluções, sobretudo quando se compara este padrão a Web
Services baseados em XML.
Serviços construídos seguindo a
arquitetura REST são conhecidos como RESTful Web Services, com a modelagem
dessas estruturas girando em torno da ideia de “recursos”. O conceito de
recurso refere-se a elementos (conjuntos de dados) dos quais uma ou mais
aplicações dependem, com estas últimas executando operações de consulta,
criação, atualização e exclusão de tais itens a partir de serviços desenvolvidos
especificamente para este fim.
A implementação de serviços em
conformidade com o padrão REST deve ser orientada pelos seguintes princípios
(descritos em maior profundidade nas próximas seções):
·
O uso de métodos HTTP de forma explícita;
·
A exposição de recursos por meio de URIs;
·
A representação de recursos empregando formatos
como XML e JSON;
·
Independência de estado (serviços “stateless”).
Na Figura 1 é demonstrado, de maneira genérica, um exemplo de como
seria a interação entre uma aplicação financeira e um serviço hipotético de
consulta a cotações de moedas estrangeiras.
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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