Do que trata o artigo

Este artigo mostrará como preparar um ambiente de desenvolvimento para criar aplicações para o Windows Phone 7, bem como explicará o processo de criação e testes de uma aplicação mobile para essa nova plataforma.


Para que serve

Cada dia mais as pessoas passam a estar conectadas em todo lugar. O Windows Phone 7 permitirá a criação de poderosos aplicativos para uso profissional ou pessoal, utilizando uma plataforma única e integrada, que é o .NET Framework.


Em que situação o tema é útil

Com o lançamento do Windows Phone 7 um grande mercado se abrirá. Diversas aplicações poderão ser portadas para esta plataforma, e a necessidade de criação de diversas outras aplicações surgirá. Estar atento ao desenvolvimento o quanto antes será um diferencial para qualquer profissional que queira trabalhar com estas tecnologias.

Resumo do DevMan

Neste artigo veremos como preparar um ambiente de desenvolvimento para trabalhar com o Windows Phone 7 Series. Instalaremos todos os softwares necessários e verificaremos o que foi instalado e qual sua finalidade. Criaremos então uma aplicação explorando alguns dos recursos de desenvolvimento, explorando um pouco o Silverlight. Veremos como acessar recursos de localização, acelerômetro, criação de menu, visualização de detalhes e execução de mídia. Esta aplicação será um simples gerenciador de pomodoros, baseado na Pomodoro Technique e com certeza será um ótimo ponto de partida para que você possa se aventurar no Windows Phone 7.

Em fevereiro de 2010 a Microsoft fez o anúncio de sua mais nova plataforma para dispositivos móveis, o Windows Phone 7 Series. Na verdade o Windows Phone 7 é mais do que apenas um sistema operacional, pois a Microsoft padronizou o hardware a ser disponibilizado junto com ele, e desta forma podemos dizer que o WP7 (como chamaremos o Windows Phone 7) é tanto um novo aparelho quanto um novo sistema operacional.

Desde a chegada do iPhone ao mercado, em 2007, a forma como as pessoas encaram os dispositivos móveis já não é mais a mesma. Apesar da presença dos chamados SmartPhones, que realizam muitas tarefas, acessam e enviam e-mails, criam e editam documentos de diferentes formatos, permitem navegação na internet, compartilham de arquivos via bluetooth, dentre outros recursos mais, a inovação proporcionada pelo iPhone foi tão grande que muitos dos maiores fabricantes de dispositivos móveis estão buscando atingir tal patamar, e não poderia ser diferente com a Microsoft.

Diversas são as características presentes no WP7. Há uma total mudança com relação às versões anteriores do Windows Mobile. A Microsoft promete o lançamento do Windows Phone 7 para o feriado de final de ano, em 2010.

Padronização do Hardware

Como mencionado, agora há uma padronização no que diz respeito ao hardware utilizado pelo Windows Phone 7 Series. Com isso o desenvolvimento para o WP7 passa a ser algo mais controlado e mensurável, tendo em vista que já se conhece o ambiente no qual o software irá ser executado.

A Microsoft definiu duas opções de tela a serem disponibilizadas, são elas 800x480, que é o maior tamanho disponibilizado e tende a ser o mais comum, e também 480x320. É importante notar que apesar destes dois tamanhos, a escala (aspect ratio) é a mesma para o dois, 160 pixels.

Além das definições de tela os dispositivos que utilizarem WP7 possuem tela OLED Multitouch, proporcionando uma experiência rica e intuitiva, além de três botões na parte frontal como pode ser visto na Figura 1. O botão à esquerda possui a funcionalidade de voltar. Pode ser utilizado tanto para sair de uma aplicação quanto para realmente voltar para um outro local. O botão no centro, chamado de start Button, serve para ligar o dispositivo. Quando o mesmo já encontra-se ligado ele é utilizado para ir para a tela inicial. E o botão localizado à direita é utilizado para pesquisas. Estes botões são reais, eles estão presentes fisicamente e não através de software.

Figura 1. Botões presentes nos dispositivos com Windows Phone 7

O WP7 também possui uma série de outros dispositivos de hardware que provém algum tipo de serviço através de software, e que virão em todos os aparelhos. Dentre estes podemos citar:

• Wi-Fi – acesso à internet sem fio;

• Câmera – avalia-se que devem possuir no mínimo 5 megapixels e flash;

• Acelerômetro – detecta a mudança de velocidade do dispositivo e pode detectar também movimentos do dispositivo;

• Bússola – detecta a posição relativa ao norte magnético;

• Localização – o dispositivo deve vir acompanhado de GPS, mas também deve utilizar diversas formas para determinar a posição geográfica;

• Speech – suporte para sintetização e reconhecimento de voz;

• Vibrações;

• Notificações Push – ao invés de o dispositivo ficar consumindo algum serviço em busca de atualizações, há a possibilidade de serviços externos enviarem informações para o WP7.

Como podemos perceber o WP7 virá com dispositivos que permitem desenvolver uma série de aplicações interessantes que visam atender a uma grande demanda.

De fato ele não será simplesmente lançado ao acaso para que a Microsoft volte ao mercado de dispositivos móveis. A equipe do WP7 fez uma série de entrevistas e pesquisas com profissionais da área de TI e usuários comuns, buscando compreender quais eram seus anseios e desejos sobre uma nova plataforma de dispositivos. Desta forma o WP7 torna-se atraente tanto no uso pessoal quanto corporativo, atendendo às expectativas e necessidades de ambos os públicos.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo