WPF Data Binding: Interagindo com o banco de dados
Em geral, todas as aplicações reais precisam trabalhar com dados que, normalmente, vêm na forma de um banco. Esse artigo traz informações sobre como utilizar dados em aplicações WPF de forma segura e rápida.
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Por que eu devo ler este artigo:Em geral, todas as aplicações reais precisam trabalhar com
dados que, normalmente, vêm na forma de um banco. Esse artigo é útil porque
traz informações sobre como utilizar dados em aplicações WPF de forma segura e
rápida. O Data Binding do WPF é um recurso extremamente interessante e útil
para o desenvolvedor, que consegue realizar a ligação de dados sem precisar
criar um código muito extenso. Além disso, o uso de LINQ se dá pelo fato de ser
uma tecnologia muito útil e fácil de utilizar para acesso a bancos de dados
relacionais, e o padrão MVVM torna a separação entre a lógica de negócios, os
dados e a interface de usuário muito clara, criando uma maior organização do
código.
O WPF fornece ao
desenvolvedor uma forma muito poderosa e de fácil utilização para criar
interfaces de usuário. Porém, como tem se enxergado ao longo dos últimos anos,
as aplicações precisam trabalhar com dados para serem consideradas completas.
Uma aplicação comercial, por exemplo, não pode simplesmente se esquivar de
utilizar dados, geralmente organizados em bancos de dados relacionais.
E, em
tempo de execução, esses dados serão atualizados, provavelmente. A partir
disso, como os controles irão saber que os dados que estão exibindo são os mais
recentes?
Para essa questão, o
WPF fornece uma tecnologia chamada de Data Binding, ou ligação de dados,
em uma tradução literal. Com essa tecnologia, é possível realizar a ligação
entre as propriedades de controles, uma fonte e um alvo, no caso. No cenário
mais comum, isso será utilizado para realizar a conexão entre os controles que
mostram dados com a fonte de dados que faz a população do mesmo. Então, quando
a propriedade do objeto fonte (no caso, os dados) é alterada, a propriedade do
outro objeto (no caso, o controle) é atualizada. Isso se dá de uma forma bem
simplificada para o desenvolvedor, e quem cuida de todas as atividades que
existem por trás dessa atualização é o WPF.
Outro ponto importante
é que as aplicações necessitam de uma organização para serem mantidas. O padrão
MVVM fornece ideias interessantes a esse respeito, trazendo um padrão de
projetos que permite uma clara separação entre a interface de usuário e sua
lógica de negócios. Isso é muito útil nesse caso, porque, obviamente, os dados
devem ser buscados em algum lugar, fora dos arquivos XAML que compõem a
interface básica do aplicativo.
E o MVVM fornece as ferramentas necessárias
para que isso seja realizado de forma organizada e totalmente independente. Por
exemplo, os Models serão as classes do LINQ que representarão o banco de
dados, e os ViewModels serão responsáveis pela ligação entre os Models
e as Views, criando todas as rotinas que envolvem o banco de dados.
WPF Data Binding
O Data Binding é uma
parte fundamental da plataforma do WPF. Com os poderes dessa tecnologia, é
possível criar uma conexão entre as propriedades de dois objetos, permitindo
que, quando a propriedade do objeto fonte é alterada, a propriedade do objeto
alvo é atualizada. Um excelente exemplo é a utilização de um controle Slider
para modificar a propriedade de outro controle. A mudança é refletida em tempo
de execução.
Com isso, Data Binding também é um conceito chave na criação de
animações em WPF. É importante notar que, em WPF, é possível criar uma ligação
entre objeto e fonte de dados através de forma procedural, através de código,
ou de forma declarativa, via XAML.
Basicamente, o Data Binding no WPF possui quatro peças básicas:
Target: o objeto que irá utilizar o resultado da ligação;
Target Property: a propriedade do objeto alvo que irá utilizar o resultado;
Source: o objeto que fornece o valor;
Path: o caminho que localiza o valor dentro do objeto fonte.
Dessas quatro,
as duas primeiras são as mais fáceis de serem entendidas. O Target é o controle
que contém a ligação, ou seja, o controle que receberá o valor que o Source irá
enviar. Já a Target Property é a propriedade desse objeto alvo que irá receber
o valor da ligação. É importante notar que a Target Propertyde um Binding deve ser uma dependency
property (BOX 1).
Como a maioria das
propriedades cujo Data Binding traria alguma vantagem são dependency
properties, isso acaba não sendo um grande problema. A fonte do objeto (Source)
é o objeto do qual a ligação busca o valor. Esse objeto pode ser um controle,
dados ou um objeto definido em code-behind. É interessante observar que existem
três tipos de propriedades que podem ser definidas para a especificação da
fonte, que são ElementName, Source e RelativeSource (BOX 2).
Só é possível especificar uma delas por vez, ou seja, o
desenvolvedor precisa escolher uma, dependendo da aplicação em questão. Por
fim, mas não menos importante, vem o caminho da ligação de dados (Path). Na
maior parte dos casos, ele é definido pelo nome da propriedade fonte que o
desenvolvedor deseja utilizar. No caso da utilização de dados de um banco
relacional, ele irá representar o campo a ser mostrado.
BOX 1. Dependency Properties
O
propósito de dependency propertiesé
fornecer um meio de basear o valor de uma propriedade no valor de outras
entradas. Essas outras entradas incluem propriedades de sistema, mecanismos de
determinação de propriedades em tempo de execução, templates, estilos, etc.
Além disso, elas podem ser implementadas para fornecer a validação dos dados
que são passados a ela, valores padrão, monitoramento de mudanças em outras
propriedades, entre outros. Em resumo, dependency propertiessão propriedades que podem ser
definidas através de métodos como estilização, data binding, animação e
herança.
BOX 2. Binding Source
Como foi dito
anteriormente, a fonte da ligação de dados pode ser definida de três formas:
através de ElementName, Source ou RelativeSource. Dessas três, a primeira é a
mais simples. A propriedade ElementName simplesmente recebe o nome de um
controle, o controle fonte, no caso. Já a propriedade Source é um pouco mais
complexa, e geralmente é definida através de um recurso estático
(StaticResource). Ela identifica um objeto que deve ser utilizado como a fonte
da ligação de dados, ou seja, é utilizada, geralmente, para realizar a ligação
com dados oriundos de uma classe.
Por fim, o RelativeSource permite que o
objeto fonte seja especificado pela sua relação com o controle alvo.
Normalmente é utilizado quando se desejam duas propriedades no mesmo controle.
Além
desses três, existe um meio adicional de definir a fonte de ligação em um Data
Binding: definindo a propriedade DataContext do controle. Uma vez que controles
herdam essa propriedade de seus ancestrais, esse método permite que vários
controles dividam a mesma fonte de dados.
Em WPF, alguns
controles, como botões e caixas de texto, são considerados controles de
conteúdo, ou content controls. Eles foram criados para mostrar apenas um dado, geralmente
um texto. Outros controles, como listBoxes e comboBoxes, foram criados para
mostrar uma sequência de valores de um mesmo tipo, e como tal, são considerados
controles de itens, ou item controls. Como é possível perceber facilmente,
realizar a ligação de dados a controles de conteúdo é muito simples e direto.
Basta setar os quatro elementos básicos (Target, Target Property, Source e
Path) e está concluído o serviço.
No caso de controles de itens, a coisa fica
um pouco mais complexa. Para determinar o que mostrar para cada item, o
con ...
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Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
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Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.