Motivação

O desenvolvimento móvel multiplataforma está em constante evolução, o que pode ser justificado pela necessidade cada vez maior de entregar a mesma solução para diferentes plataformas, como iOS e Android.

Nesse cenário, é fundamental que saibamos escolher as ferramentas com as quais vamos trabalhar para desenvolver os aplicativos, para que tenhamos a produtividade maximizada, bem como a manutenção, testabilidade, entre outras questões, facilitadas. Sabendo disso, veremos nesse artigo o que são e quais as principais diferenças entre Xamarin, Ionic e Cordova, três das principais ferramentas de desenvolvimento móvel multiplataforma do mercado.

Os aplicativos nativos

A grande propaganda utilizada pela Apple e pelo Google para valorizar suas linguagens e ambientes de desenvolvimento (Swift/Objective-C e XCode, para iOS, e Java e Android Studio, para Android) é a qualidade, desempenho e a interface de usuário dos aplicativos nativos. Por causa dessas características os desenvolvedores tendem a optar por desenvolver um aplicativo para cada plataforma, de forma nativa.

Atualmente, no entanto, outros pontos estão sendo considerados, como velocidade e custo de desenvolvimento. É mais caro investir em desenvolvedores iOS e Android (e Windows/Wind ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo