Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

Guia de Referência Angular

Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para criar aplicações com o Angular, um framework JavaScript que simplifica o desenvolvimento de Single Page Applications, sejam elas para web, desktop ou mobile.

Introdução

O Angular é um framework JavaScript que simplifica não apenas a construção da interface de usuário, mas também o desenvolvimento de aplicações client-side diferenciadas, sejam elas para a web, mobile ou desktop.

O Angular usa a linguagem TypeScript como padrão, ao invés do JavaScript. Então você pode aprofundar seus estudos sobre essa linguagem com os cursos abaixo:

Agora, conheça alguns conceitos iniciais com os quais você verá o que podemos fazer com o Angular:

Angular CLI

Angular CLI é uma ferramenta de linha de comando que facilita a criação de diversos artefatos necessários em uma aplicação Angular, tais como componentes, serviços, interfaces, entre outros, como vimos nos posts anteriores. Sugerimos que você a utilize em seus projetos, afim de facilitar a codificação, mas não é obrigatório, ok ;)

Abaixo reunimos diversos artigos que exemplificam como utilizar essa ferramenta:

Fundamentos de SPAs

Com o panorama que já temos sobre a programação com o Angular, podemos a partir daqui começar a escrever SPAs com essa tecnologia. Uma SPA, single-page application, são aplicações nas quais o usuário não precisa aguardar o recarregamento de toda a página para vê-la se atualizar por completo ou parcialmente. Essas aplicações tem se tornado um padrão de mercado e não apenas melhoram a usabilidade da aplicação como também poupam recursos do serviços permitindo o processamento de certas rotinas no cliente.

Com os conteúdos abaixo você criará a sua primeira SPA com o Angular e aprenderá os fundamentos deste framework:

Conceitos de REST para Angular

Nessa Série veremos o que é necessário para consumirmos uma API RESTful a partir de uma SPA, ou aplicação de página única, criada com o framework front-end Angular. Conheceremos os verbos HTTP utilizados para realizar operações de listagem, busca, criação e deleção de uma entidade nesta aplicação. É através desses verbos, o GET, POST, PUT e DELETE, que nossa aplicação fará toda a comunicação com o back-end responsável por realizar as alterações no banco de dados.

Realizar requisições HTTP tarefa fundamental, pois a aplicação se comunica com APIs RESTful que lhes provêem dados e funcionalidades. Com o artigo a seguir você conhece a classe HttpClient do Angular:

Conectando com APIs RESTful

Neste próximo passo na criação de aplicações Angular você vai se aprofundar na conexão de SPAs e APIs RESTful. Isso envolve saber utilizar verbos HTTP de acordo com a funcionalidade a ser consumida da API, bem como qual o tipo de dado retornado em cada caso, geralmente nenhum ou um JSON, JavaScript Object.

Projetos

Nesta seção você encontra documentações e também projetos completos para download, que você pode estudar e modificar para criar as suas próprias aplicações:

Mais sobre Angular

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Angular, os quais você pode conferir nos Guias abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Angular clicando aqui.

Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
Assinatura Devmedia
Fa?a parte dessa comunidade 100% focada em programação e tenha acesso ilimitado. Nosso compromisso é tornar a sua experiência de estudo cada vez mais dinâmica e eficiente. Portanto, se você quer programar de verdade seu lugar é aqui. Junte-se a mais de...
+ 800 Mil programadores
,90* / mês
  • Séries
  • Projetos completos
  • Cursos
  • Guias de carreiras
  • DevCasts
  • Desafios
  • Artigos
  • App
  • Suporte em tempo real
A assinatura é cobrado através do seu cartão de crédito. *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assinatura Devmedia
Faça parte dessa comunidade 100% focada em programação e tenha acesso ilimitado. Nosso compromisso é tornar a sua experiência de estudo cada vez mais dinâmica e eficiente. Portanto, se você quer programar de verdade seu lugar é aqui. Junte-se a mais de...
+ 800 Mil programadores
Conheça agora!
,90* / mês
  • Séries
  • Projetos completos
  • Cursos
  • Guias de carreiras
  • DevCasts
  • Desafios
  • Artigos
  • App
  • Suporte em tempo real
A assinatura é cobrada através do seu cartão de crédito. *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
×
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira