Busca DevMedia
Você está buscando por "POO" em artigos
- JavaScript: Herança e métodos estáticos Artigo
As classes JavaScript suportam a herança, característica comum na orientação a objetos onde uma classe pode herdar comportamentos e características de outra classe.
- JavaScript: Classes - Uma visão geral Artigo
Em JavaScript um objeto pode ser criado de várias maneiras, até mesmo a partir de um construtor, uma função que inicia as suas propriedades e atribui a elas os seus valores iniciais.
- JavaScript: Math Artigo
Este objeto é utilizado para realizar operações matemáticas, sejam elas aritméticas, funções trigonométricas, funções de arredondamento e comparações.
- JavaScript: String Artigo
Strings são sequências de caracteres, escritas entre aspas simples ou duplas. Para facilitar o processamento de textos o JavaScript dispõe do objeto String, a partir do qual temos acesso a diversos métodos utilizados para esse fim.
- JavaScript Date: trabalhando com data e hora Artigo
Apresentamos nesta documentação como criar e utilizar o objeto Date na linguagem JavaScript com exemplos comentados.
- Injeção de dependências no .NET Core 2.2 Artigo
O .NET Core 2.2 possui suporte ao DI (dependecy injection - injeção de dependência), técnica onde um objeto fornece as dependências de outro objeto, visando diminuir o acoplamento entre os módulos de uma aplicação.
- Tipos de dados em Python: String Artigo
Aprenda neste artigo como usar o objeto String na linguagem Python.
- Kotlin: Funções Artigo
Mesmo um objeto complexo é composto por pequenas funções e Kotlin oferece diversos recursos para escrevermos elas, os quais serão abordadas neste artigo.
- Kotlin: Herança Artigo
Aqui você aprenderá como usar herança em Kotlin, algo que vemos a todo o momento ao lidar com linguagens orientadas a objetos e que permite criar novos tipos a partir de classes existentes, promovendo a reutilização de código.
- Orientação a objetos e PDO no PHP Artigo
Veja nesse artigo como funciona a orientação a objetos no PHP e os principais benefícios do PDO (PHP Data Objects) na linguagem PHP.
- Análise de dados na prática com R Studio Artigo
Este artigo apresenta os principais conceitos sobre big data, big data analytics (análise de dados) e estatística descritiva.
- Mapeamento Objeto-Relacional com TMS Aurelius Artigo
Veremos neste artigo como funciona e como utilizar o framework de Mapeamento Objeto-Relacional TMS Aurelius, que permite lidar com bancos de dados aproveitando os recursos da orientação a objetos.
- TObjectList: Como trabalhar com coleções de objetos no Delphi Artigo
Neste microexemplo você aprenderá a trabalhar com a classe TObjectList no Delphi. Trata-se de uma classe genérica por meio da qual podemos manter uma coleção de objetos, que são acessíveis posteriormente por um índice.
- Entity Framework: Como fazer seu primeiro Mapeamento Objeto-Relacional Artigo
Aprenda a realizar seu primeiro Mapeamento Objeto-Relacional em C# utilizando o Entity Framework. Veremos aqui como criar o banco, a tabela e inserir dados nela a partir das classes do nosso sistema.
- JavaScript Reduce: Reduzindo uma coleção em um único objeto Artigo
Neste artigo vamos aprender a utilizar a função reduce do JavaScript, analisando seu funcionamento e em quais situações ela deve ser empregada.
- Hibernate: Como configurar em um projeto Artigo
Veja neste artigo como configurar o framework de mapeamento objeto-relacional Hibernate no seu projeto.
- JPA: Como usar a anotação @Entity Artigo
Nesta documentação você aprenderá a utilizar a anotação @Entity para informar que uma classe representa uma entidade e que seus objetos devem ser persistidos no banco de dados.
- Cordova: Comando cordova clean Artigo
Nesta documentação você aprenderá a utilizar o comando cordova clean, que limpa os objetos de compilação do projeto para as plataformas a partir da Interface de Linha de Comando (CLI) do Cordova.
- Contextos e Injeção de Dependência (CDI) para Java EE Artigo
Uma introdução aos serviços disponíveis na especificação CDI que podem ajudar na estruturação de sua aplicação e redução do acoplamento entre componentes
- Modelagem de Banco de Dados: 5 regras para construção de um banco de dados Artigo
Este artigo aborda o processo de construção e manutenção de bancos de dados através de modelos, apresentando cinco regras básicas para sua implementação.
- Orientação a Objetos: Da teoria à prática com a linguagem UML Artigo
Conheça neste artigo um pouco da história sobre a orientação a objetos e os primeiros passos para desenvolver sistemas com esse paradigma.
- SINTEGRA: Orientações Gerais para a fiscalização estadual Artigo
Este artigo foi escrito visando uma orientação geral aos interessados, atuantes em comércios, obrigados a transmitir o SINTEGRA para a fiscalização estadual.
- Orientações básicas na elaboração de um diagrama de classes Artigo
Este artigo orienta o estudante na elaboração de um diagrama de classe, procurando estabelecer, de forma sintética, os principais pontos para a abstração dos objetos e classes de um cenário específico.
- Introdução ao desenvolvimento de CSS orientado a objetos Artigo
Este artigo traz uma série de conceitos já conhecidos do mundo OO, porém voltados às folhas de estilo, além de fazer uma breve introdução ao uso do OOCSS em conjunto com o Sass.
- Python Orientado a Objetos com o Framework Cherrypy Artigo
Veja nesse artigo como preparar o ambiente de desenvolvimento para Python e conhecer como essa linguagem de programação trabalha com orientação a objetos. Além disso, veremos como trabalhar com o framework web Cherrypy.