Guia de Linguagem

Acesso a bancos de dados em .NET


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos sobre como acessar bancos de dados em aplicações .NET. Veja aqui como usar o Entity Framework e o NHibernate para bancos relacionais e como trabalhar com o MongoDB.

Entity Framework

O Entity Framework é atualmente o principal framework ORM do ecossistema .NET. Com ele podemos efetuar com facilidade o Mapeamento Objeto-Relacional em nossos projetos e persistir dados em bases relacionais sem escrever código SQL. Todas as ações são feitas a partir das nossas classes de domínio, chamadas de entidades, com o auxílio de classes específicas do framework.

Para dar os primeiros passos com o Entity Framework, consulte os materiais abaixo:

Veja a seguir como implementar relacionamentos no Entity Framework, situação muito comum nos mais variados tipos de sistemas:

Code First

Code First é o nome dado à abordagem de desenvolvimento usando Entity Framework em que ao invés de desenvolver primeiro o banco de dados e mapeá-lo, fazemos o inverso: começamos escrevendo as classes da nossa aplicação e a partir delas o banco é criado/atualizado. Atualmente essa é a forma mais utilizada e para conhecê-la melhor você pode consultar os materiais abaixo:

Migrations

Dentro do contexto do Code First, com frequência fazemos alterações nas nossas classes e elas devem ser refletidas no banco de dados. Para isso usamos o recurso de Migrations, que é apresentado em detalhes nos links a seguir:

Praticando

Que tal praticar um pouco e criar algumas aplicações usando o Entity Framework? Para isso separamos os conteúdos abaixo:

Modelagem

Como no Entity Framework trabalhamos com classes que são posteriormente refletidas no banco como tabelas, precisamos saber como fazer a modelagem de classes corretamente. Para lhe ajudar nessa etapa separamos os seguintes conteúdos:

Conteúdo extra

Além dos conteúdos acima, listamos aqui mais alguns vídeos e artigos que lhe permitirão aprimorar seus conhecimentos sobre o Entitiy Framework com abordagens mais pontuais e temas específicos:

ADO.NET

O ADO.NET é um conjunto de classes nativas do .NET Framework que se destinam ao acesso a bancos de dados. Além das classes para acesso ao SQL Server, desenvolvidas pela Microsoft e disponibilizadas juntamente com o framework, existem implementações do ADO.NET que podem ser acopladas ao seu projeto para permitir o acesso a outros bancos, como MySQL, Firebird e Oracle.

Por ter sido uma solução para acesso a dados amplamente adotada por muitos anos e que possui uma estrutura consolidada, o Entity Framework foi desenvolvido com base nas classes do ADO.NET. Devido a isso, o Entity Framework é capaz de aproveitar a flexibilidade do ADO.NET e lidar com diferentes bancos.

Em sua carreira profissional você também pode se deparar com projetos que usam o ADO.NET, portanto conhecê-lo é de grande valia. Para isso você pode consultar o curso abaixo:

NHibernate

O NHibernate é um dos primeiros frameworks ORM criados para .NET. Baseado no Hibernate, solução semelhante para Java, ele permite fazer o Mapeamento Objeto-Relacional com base em XML ou de uma interface fluente, com métodos invocados em sequência. Além disso esse framework é capaz de acessar diferentes bancos de dados.

Conheça mais sobre o NHibernate nos artigos abaixo:

E a seguir temos outros conteúdos que trazem abordagens mais práticas de uso desse framework:

MongoDB

O MongoDB é um banco de dados NoSQL, orientado a documentos, que armazena os dados no formato JSON. Atualmente é um dos bancos não relacionais mais utilizados no mercado e acessá-lo via C# é bastante simples, graças ao driver de conexão oficial, que você pode conhecer no curso abaixo:

Já o artigo abaixo demonstra o desenvolvimento de uma aplicação na prática com o MongoDB:

E temos ainda um DevCast no qual apresentamos uma forma de tratar problemas de time out ao tentar conectar com esse banco:

RavenDB

O RavenDB é um banco NoSQL orientado a documentos, que assim como o MongoDB armazena os dados em formato JSON. No artigo abaixo você verá como instalar esse SGBD e como acessá-lo a partir de aplicações .NET:

Mais sobre Banco de dados

Para conhecer os principais conteúdos que você precisa estudar, como programador, para trabalhar com bancos de dados, acesse:

Mais sobre .NET

Além dos cursos e artigos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre .NET, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de .NET clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?