Hoje, existem diversos tipos de linguagens de programação, as quais são escritas pelos programadores, algumas dessas linguagens são compreendidas pelo computador e outras ajudam na forma de tradutores, explicado mais abaixo.

As linguagens podem ser classificadas como de três tipos:

  • Linguagem de máquina;
  • Linguagens assembly;
  • Linguagens de alto nível;

Linguagem de máquina

É uma linguagem “crua”, ou seja não muda seu estado natural. Essa linguagem é formada de string de números, definindo a realização das operações em um computador, sendo realizado uma tarefa de cada vez.

Características da linguagem de máquina

  • Consistem geralmente em strings de números;
  • Qualquer computador entende diretamente a sua própria linguagem de máquina;
  • São dependentes de máquina (pode ser utilizada em um tipo de computador);
  • São complicadas para a leitura do código;

Ex: +655042223, +232121234, +777798878

Linguagem Assembly

Essa linguagem consiste de abreviações de expressões em inglês que são operações elementares, onde se originou a base da linguagem Assembly. Os assemblers como conhecidos são programas tradutores que convertem os primeiros programas de linguagem assembly em linguagem de máquina a velocidade do computador. Embora o código seja mais claro para seres humanos, ele é incompreensível para computadores até ser traduzido em linguagem de máquina.

Ex: load basepay
add overpay
store grosspay

Linguagem Alto Nível

São instruções únicas que podem ser escritas para realizar tarefas substanciais. Os programas tradutores são conhecidos também pelo nome de compiladores - convertem os programas de linguagem em alto nível em linguagem de máquina. Esse tipo de linguagem permite aos programas escrever instruções que se pareçam com o inglês e contêm notações matemáticas comumente utilizadas. As linguagem em C, C++, .NET e o JAVA são desse tipo de linguagem.

Ex: folhaPagamento = basePagamento + tempoTrabalho

Alguns exemplos de linguagens de alto nível:

Linguagem Fortran

O Fortran (FORmula TRANslator) foi uma linguagem desenvolvida pela IBM em meados da década de 1950 para ser utilizada em aplicativos científicos de engenharia que exigiam complexos cálculos matemáticos.

Linguagem Cobol

O Cobol (Common Business Oriented Language) foi desenvolvido no final da década de 1950 por fabricantes e usuários de computadores do governo norte-americano e da indústria. O Cobol é utilizado para aplicativos comerciais que exigem manipulação precisa e eficiente de grandes quanidades de dados.

Linguagem Pascal

Em 1960 começou a se gerar grandes esforços no desenvolvimento de software e a gerar conflitos, por isso em meados na década de 1960 uma pesquisa foi feita onde se resultou na evolução da programação estruturada - uma abordagem mais clara para se escrever programas mais claros, mais fáceis de testar, modificar e depurar.

Sendo que um dos resultados mais concretos dessa pesquisa se originou a linguagem de programação Pascal pelo Professor NickLaus Wirth em 1971.

Linguagem Ada

A linguagem Ada foi desenvolvida pelo patrocínio do Departamento de Defesa dos EUA durante a década de 1970. Essa linguagem foi batizada em Ada, em homenagem a Lady Ada Lovelace (LoveLace era a província onde morava), sendo considerada a primeira pessoa a escrever um programa no mundo no início do século XIX (para o dispositivo mecânico de computação conhecido como Máquina Analítica, projetado por Charles Babage).

A história das linguagens

Existem muitas linguagens de programação hoje no mercado, das quais são destacadas: C, Java, C++ entre outras. São linguagens que oferecem um alto nível de portabilidade e dão suporte a inúmeros recursos de baixo nível que muitas outras linguagens não oferecem.

Portabilidade é um dos pontos chaves nesse processo de desenvolvimento, acaba ajudando na capacidade de ser compilado ou executado em diferentes arquiteturas seja de hardware ou de software. O termo pode ser usado também para se referir a re-escrita de um código fonte para uma outra linguagem de computador.

Por exemplo a linguagem C foi criada por Dennis Ritchie, na Bell Laboratories, em 1972, nos Estados Unidos. Esse nome foi dado porque muitos de seus recursose características são derivados da linguagem B BCPL (Basic CPL). O B foi desenvolvido por Ken Thompsom, também na Bell Laboratories, em 1969, e contou com a ajuda de Dennis Ritchie. Na verdade o B é uma simplificação da linguagem BCPL (Basic CPL). A BCPL foi criada em 1966, também na Inglaterra, por Martin Richards, e foi desenvolvida a partir da linguagem CPL (Combined Programming Language ou Linguagem de Programação Combinada), criada no laboratório de matemática de uma universidade da Inglaterra.

Inicialmente o C foi criado para desenvolver o sistema operacional UNIX, que até à época havia sido escrito em Assembly, que é uma linguagem de baixo nível e uma das primeiras linguagens de programação a serem criadas.

Diversos sistemas operacionais já foram escritos em C, essa linguagem ajudou a criar outros tipos e que deu origem a uma linguagem de programação muito importante que é o C++. Muitos usuários ainda confundem o C e o C++ por serem linguagens muito parecidas, mas a diferença básica entre elas é que o C++ oferece todos os recursos do C e mais a programação orientada a objetos.

Assim finalizo este artigo que teve por objetivo fazer uma breve introdução sobre a história das linguagens de programação e sua classificação. Apesar de teóricas, são informações que podem ser úteis aos profissionais e estudantes da área.

Até a próxima pessoal espero que tenham gostado.