Pode ser bem difícil aprender a programar do zero sozinho. Muita gente se aventura e acaba tendo frustrações, perdendo oportunidades e não passando em alguns testes.

Mas nada é impossível quando você pensa em planejar o seu caminho. Você já refletiu que uma carreira não se começa do dia para a noite? Não adianta você ter 10 anos em alguma área e achar que vai mudar tudo do dia para a noite.

Mas vamos resolver isso agora. Respire fundo, reorganize as ideias e confira esse caminho muito mais consciente para você ser um programador de sucesso e no tempo ideal. Confira!

Quais os primeiros passos?

Muita gente acredita que a aprendizagem de programação é para pessoas muito jovens, no entanto, isso não necessariamente está certo. Uma pessoa mais experiente pode perfeitamente assumir esse compromisso e aprender a programar do zero com muito mais foco e responsabilidade, se tornando um excelente profissional.

De qualquer forma, nunca é possível fugir do essencial para qualquer área, que é estudar, praticar, criar projetos, fazer cursos, ler livros e tudo que for possível para crescer na carreira. Vamos pensar em um passo a passo efetivo agora? Confira.

1. Seja gradativo

Um erro muito comum do brasileiro é achar que deve fazer tudo de uma vez só. É lógico que isso é impossível, por isso, a maioria dos aspirantes a programador desistem da carreira em menos de 3 meses.

Nesse sentido, o ideal é traçar um caminho e ir se aprofundando aos poucos. Defina uma meta e separe em pequenos objetivos para não se perder.

2. Priorize as tendências de mercado

Bem, você já deve ter uma ideia pré-definida do que você quer como ser um hacker, gamer ou especialista em inteligência artificial, certo? No entanto, para idades avançadas, o ideal é buscar algo mais simples de começar para conseguir uma vaga, garantir uma renda inicial e depois ir evoluindo aos poucos.

Podemos apontar a maior força atual em criar novas funções ou realizar manutenção em sistemas web como:

  • Site de compras;
  • Site de notícias;
  • Site de buscas;
  • Dentre outros.

Essas tecnologias estão categorizadas basicamente em duas partes, que são: o Front-end, que é a área que trata a parte visual de um site e o Back-end, que refere-se à codificação e às ações invisíveis de um site.

Você pode escolher se especializar em uma das duas áreas ou até mesmo abranger as duas juntas. Nesse caso, você será considerado um programador full stack.

A maioria das empresas busca esse profissional hoje em dia, justamente porque ele consegue abranger duas funções essenciais, portanto, o primeiro norte, deve ser se tornar um programador full stack, ok?

3. Comece com HTML e CSS

Isso mesmo, com essas linguagens você pode montar um site para colocar em prática, publicar no GitHub e até mesmo colocar no seu portfólio. Esse é um passo inicial interessante, e, conforme você for evoluindo, pode acrescentar novas linguagens como:

  • JavaScript;
  • Java;
  • PHP;
  • Python; e outras.

Não à toa, colocamos a linguagem Python por último nessa lista, justamente por conta da sua complexidade. Talvez ela até chame sua atenção por estar em alta, no entanto, o fato de ter uma linguagem orientada a objetos, exigir outros conhecimentos como Machine Learning, Big Data e etc, além de ter mais espaço de contratação para profissionais mais experientes fazem dessa linguagem uma escolha equivocada para começar a programar do zero.

4. Crie projetos pessoais para praticar

Mescle estudos com prática. Sabemos que a teoria não sobrevive sem a aplicação. Nesse ponto, você pode investir em projetos pessoais para praticar.

Nesses projetos, você pode buscar erros, refazer partes, aprimorar habilidades e aplicar o que você for aprendendo. De quebra, você pode utilizar alguns desses projetos mais bem-sucedidos em seu portfólio para aumentar suas chances de empregabilidade.

5. Não cometa esses erros de jeito nenhum

Legal, nos quatro primeiros passos você descobriu o que tem de melhor para tomar de atitude quando se está começando. Entretanto, separamos esse tópico para algo muito curioso que os iniciantes cometem: erros bobos como:

  • Não pedir ajuda a colegas mais experientes quando está em dúvida ou não consegue avançar em uma codificação;
  • Achar que você deve ser igual a um profissional com mais de 20 anos de carreira;
  • Cometer erros simples de codificação como não saber definir nome de variáveis e funções, formatar o código de forma confusa e fazer comentários excessivos no código;
  • Publicar códigos sem uma boa fase de testes;
  • Não fazer backup de códigos e projetos; dentre outros.

Quais os benefícios da carreira de programador?

Há uma série de benefícios na escolha da carreira de programador. Apesar de exigir bastante estudo, o esforço acaba compensando já que esse profissional está totalmente alinhado com a evolução tecnológica. Veja agora algumas das principais vantagens.

Encontre vagas

Há uma procura muito grande no mercado e um número baixíssimo de profissionais qualificados. Isso força as empresas a valorizar cada vez mais esse tipo de profissional que está escasso.

Tenha um bom salário

A faixa salarial de um bom programador ultrapassa os 4 mil reais ultimamente e dependendo da experiência e competência desse profissional, é possível até alcançar mais de 10 mil reais.

Empreenda

Seguir carreira de programador pode ser útil não só para se tornar um grande profissional, mas conseguir elaborar uma idéia de mercado interessante, fazer o seu projeto pessoal acontecer e se tornar um grande empresário.

Por que escolher a DevMedia para começar?

A DevMedia tem simplesmente 20 anos de experiência de mercado e de metodologia de sucesso que realmente faz a diferença no seu aprendizado de programação.

Já são mais de 100 mil alunos formados. E tem mais, a nossa empresa é totalmente voltada para o perfil iniciante, ou seja, se ficou algo para trás, por conta de você tentar seguir sozinho, nós recuperamos, entendeu? Nossas formações contemplam:

  • Front-end;
  • Back-end;
  • Mobile.

Agora o seu futuro está em suas mãos. Ser programador é uma oportunidade única, porém, exige dedicação, força de vontade e aprendizagem da forma certa para evoluir.

Vamos aprender a programar do zero de verdade? Inscreva-se agora e nunca mais perca oportunidades!