O comportamento do consumidor mudou de forma significativa nos últimos anos. Houve uma grande migração do público para a internet, surgiu o consumo no meio online e, em função disso, o marketing digital ganhou muita força.

No entanto, as mudanças no mercado não param de acontecer, e isso leva a necessidade de as empresas adotarem novas estratégias de marketing de forma constante. Mas para isso é preciso de um embasamento que permita a implementação de ações certeiras.

Os profissionais de marketing precisam fazer essas mudanças com agilidade e com menos recursos para aumentar sua viabilidade. Esse é um dos motivos para eles aprenderem a programar.

Neste artigo você entenderá melhor como a programação impacta na atuação do profissional de marketing digital e descobrirá todas as oportunidades que ele pode encontrar com o aprendizado em programação. Continue lendo para conferir!

O que é um growth hacker?

Antes de falarmos sobre a importância de aprender a programar no marketing digital, é interessante conhecer um pouco mais sobre um novo profissional que surgiu no mercado. Estamos falando do growth hacker.

Esse é um assunto interessante porque, na verdade, primeiro surgiu a atividade chamada growth hacking e, em função dela, veio a necessidade de um profissional que ficasse responsável pelas tarefas que precisam ser executadas.

O growth de hacking é uma estratégia que visa promover o crescimento da empresa de uma forma acelerada. A diferença é que para isso são adotadas diferentes práticas com base na ciência. São levantadas hipóteses e realizados testes e experimentos antes de implementar uma estratégia.

Crescimento acelerado

O growth hacker é o profissional que fica responsável por fazer tudo isso. A função dele é fazer com que a empresa cresça de forma acelerada por meio de ações e estratégias criativas, que fogem ao marketing tradicional, que utilizam os dados como base para as tomadas de decisão, que garantam um crescimento escalável e, ao mesmo tempo, sem aumentar a quantidade de recursos utilizados pela empresa.

Em resumo, esse profissional deve fazer com que a empresa tenha maior destaque no mercado utilizando aquilo que ela já tem agora. É por isso que ele utiliza a ciência como base para o seu trabalho, já que será com suas hipóteses, experimentos, dados e estatísticas que vai descobrir os melhores caminhos para alcançar os resultados desejados, de modo que a empresa tenha mais retornos e menos custos.

Por que esse profissional é tão importante?

O trabalho do growth hacker tem como base o funil de growth. Ele é composto por cinco etapas, que são:

  • a aquisição de clientes;
  • a ativação para entregar uma boa experiência para eles;
  • a retenção, que fideliza esses clientes;
  • a receita, que é o faturamento gerado pelos clientes;
  • a indicação, que acontece quando os clientes indicam a empresa para outras pessoas.

Perceba que essas etapas envolvem toda a jornada de compra que um cliente realiza dentro de uma empresa. Em cada uma delas, são adotadas diferentes estratégias e ações para cativar esse cliente, ganhar a confiança dele e fazer com que feche o negócio.

O growth hacker é muito importante porque ele ajuda a empresa a alcançar melhores resultados em cada uma dessas etapas com menos recursos. Assim, o seu custo de aquisição de clientes, por exemplo, será menor e o ROI maior.

É possível melhorar a experiência do cliente, aumentar o seu life time value, até mesmo aumentar o seu ticket médio, melhorar a sua satisfação, otimizar a imagem da empresa no mercado e, assim, reiniciar o ciclo, atraindo cada vez mais e mais clientes.

É verdade que a empresa também tem a opção de investir em estratégias como anúncios pagos para atrair clientes. Contudo, isso tende a gerar uma despesa maior nessa aquisição. A contratação ou mesmo a capacitação de um profissional para que ele se torne um growth hacker é um investimento menor do que recorrer constantemente a outros recursos e ferramentas.

Não podemos esquecer, também, de que o growth hacker faz um importante papel de análise e pesquisa para definir quais estratégias a empresa deve adotar. Logo, a tendência é de que ela alcance muito mais eficiência com as suas decisões do que simplesmente continuar com as mesmas estratégias repetitivas.

Contar com o growth hacker é muito importante para que a empresa pense fora da caixa, saia do mais do mesmo e comece a explorar dados e métodos científicos para basear as suas estratégias de marketing, aumentando as chances de excelentes retornos.

Quais são as funções de um growth hacker?

A função do growth hacker é aplicar estratégias de marketing digital associadas à tecnologia da informação e à engenharia para definir quais ações podem trazer maiores resultados para a empresa. Como explicamos, ele atua com base nas etapas do funil do growth, por isso, parte da geração de ideias para atender ao primeiro estágio, o de aquisição de clientes.

Aquisição de clientes

Nessa fase, ele realiza diferentes atividades, como a busca de empresas de referência, pesquisa de casos de sucesso, pesquisa em comunidades, grupos e fóruns e a realização do brainstorm para obter ideias.

Depois, ele seleciona entre essas ideias aquelas que estejam mais relacionadas aos principais objetivos da empresa. Também são aplicados outros filtros como a probabilidade de sucesso, os impactos que isso pode trazer nos resultados da empresa, qual é a complexidade da implementação e o custo que isso trará.

Em seguida testa suas hipóteses para verificar se a ideia selecionada de fato poderia funcionar e quais são todos os detalhes para que ela seja implementada. Aqui ele vai utilizar diferentes recursos, como testes do tipo AB e outras estatísticas e a divisão do experimento em diferentes fases.

Lembrando que a ideia é de que a hipótese que foi levantada seja testada no menor tempo possível, para que o experimento seja colocado em prática de fato. Uma vez que ele é implementado, o growth hacker também tem a função de analisar os resultados alcançados.

O objetivo é conferir se a hipótese realmente funcionou ou aquilo que foi falho, para gerar aprendizado. São utilizadas métricas para mensurar tudo isso e fazer comparações.

Por que a programação é tão importante no marketing digital?

Com todas as informações que deixamos até aqui, você deve ter percebido que aprender a programar é muito importante para se tornar um growth hacker. Afinal, esse profissional fará análises muito profundas de dados, métricas e indicadores.

Sua atuação é baseada em estatística, e ele precisará lidar com várias ferramentas para obter esse tipo de informação. Mesmo para testar suas hipóteses é importante saber programar para fazer os testes.

Mas não podemos esquecer de que outros profissionais do marketing digital, ainda que não estejam atuando como growth hacker, também precisam da programação no seu dia a dia de trabalho. Pode ser, por exemplo, para gerar relatórios no Google Drive, para Web Scraping e também para fazer experimentos via Tag Manager.

Quando o profissional de marketing digital tem conhecimento de programação, ele tem a possibilidade de fazer tudo isso por conta própria. Não fica refém do trabalho de outros profissionais, nem tão pouco sente necessidade de utilizar dezenas de ferramentas para a realização dessas tarefas.

Além disso, aprender a programar permite que os profissionais de marketing digital automatizem diferentes ações repetitivas, explorando da melhor forma as ferramentas que já têm a sua disposição.

Eles passam a conhecer as principais linguagens que estão presentes no ambiente web, sendo HTML, CSS e JavaScript, o que cada uma delas faz, qual é o seu papel dentro dos sites e outros tipos de plataforma, o que pode ser feito para alcançar um determinado resultado, como mudar esse ou aquele recurso.

Tudo isso é possível de ser feito com conhecimento em programação. O próprio profissional de marketing tem autonomia para fazer mudanças, adequações e testes, já que ele pode mexer na programação para alcançar aquilo que deseja.

Quais são as oportunidades para quem deseja aprender a programar?

Considere que as empresas de um modo geral estão vivendo um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, não existe margem para errar em suas ações e estratégias. É fundamental que os responsáveis pelo marketing digital consigam entregar os melhores resultados com menos custos. Isso vai aumentar as chances de sucesso e de crescimento sem a necessidade de grandes investimentos.

Sendo assim, quem decide aprender a programar consegue se encaixar nessa realidade utilizando os princípios de growth hacking para alcançar os objetivos pretendidos pelas empresas. Em resumo, aprender a programar faz com que o profissional de marketing digital seja muito mais completo e atrativo para o mercado, com mais chances de sucesso na carreira.

Ele não terá somente a sua criatividade em alta, mas também competências para analisar dados, fazer experimentos, criar e apresentar relatórios, realizar otimizações, entre muitos outros.

Análise de desenvolvimento

Diferentes empresas contratam os profissionais growth hacker, ou seja, aqueles do marketing que aprendem a programar. Por exemplo, as próprias agências de marketing digital, empresas de tecnologia, startups e negócios de e-commerce.

A programação é capaz de abrir muitas portas porque você vai associar conhecimentos técnicos às habilidades da área de humanas que estão relacionadas ao marketing digital e à publicidade. Assim, como dito, será um profissional mais completo que utilizará a criatividade e a ciência para fazer das ideias grandes resultados.

Por que o curso é importante para aprender a programar?

Muitos profissionais de marketing digital aprendem a trabalhar por conta própria com as ferramentas que têm a sua disposição. É no dia a dia que eles vão conhecendo os seus recursos e possibilidades. Contudo, essa prática não forma programadores, mas apenas bons usuários.

O intuito de aprender a programar é conhecer toda a lógica por trás das ferramentas disponíveis, aquilo que elas são capazes de entregar, como você pode extrair dados, informações e insights, o que pode ser feito para que essas ferramentas uma executem uma determinada tarefa para obter um certo resultado. Esse tipo de conhecimento só é possível fazendo um curso de programação.

É verdade que você também pode buscar o aprendizado por conta própria, seja por meio da teoria, consumido conteúdos publicados por outros programadores e até mesmo analisando códigos que já existem. No entanto, isso vai trazer informações fracionadas e vai ser bem difícil unir todo esse conhecimento para, de fato, aprender a programar.

O ideal é fazer um curso de programação que ofereça um aprendizado bem estruturado para que você consiga aprender a programar do zero. Dessa forma, vai conseguir não só entender a lógica por trás da programação, mas também:

  • terá acesso à parte teórica de tudo;
  • vai compreender como cada linguagem está relacionada com a outra;
  • estudará todas elas evoluindo de forma gradativa para construir conhecimento de uma forma complementar.

Ou seja, tudo vai fazer muito mais sentido porque você vai começar do começo e seguir cada etapa dentro da sua ordem até alcançar o aprendizado mais profundo. Porém, não é qualquer curso que entrega essa estruturação, mas você pode aprender a programar do jeito certo no curso oferecido pela DevMedia

Conheça o curso de programação da DevMedia

O curso de programação da DevMedia promove um aprendizado bem estruturado em função do método adotado. Os novos programadores começam a partir do zero com muitas aulas práticas em missões passo a passo.

Em cada uma das missões do curso você vai aprender uma nova habilidade de programação. Tudo isso é feito por meio de projetos reais para que você realmente veja como as coisas funcionam na prática.

O método também tem como base a gamificação. São mais de 10.000 exercícios que rendem moedas, pontos e certificados, além de um ranking de alunos para você acompanhar a sua própria evolução de uma forma interativa e divertida. Afinal, aprender programação não precisa ser chato e muito menos enfadonho.

No curso da DevMedia, se você tiver alguma dúvida, ainda conta com professores disponíveis 365 dias no ano, entre muitos outros recursos que pertencem ao método exclusivo desenvolvido pela equipe DevMedia.

Você pode aprender a programar para se tornar um growth hacker ou simplesmente para ter mais habilidades no seu dia a dia dentro do marketing digital. Seja qual for a sua escolha, é fundamental buscar um curso bem estruturado para aprender na prática e saber como aplicar esse conhecimento para ter sucesso na sua carreira.

Que tal começar agora a aprender a programar? Faça o download gratuito do nosso Manual do Programador Iniciante e descubra como começar os estudos do jeito certo!