Se você abriu este conteúdo, é bem provável que esteja interessado em começar a programar, não é mesmo? Que ótima notícia! Essa é uma área em pleno crescimento e que tem trazido cada vez mais oportunidades para amantes da tecnologia.

No entanto, existem alguns mitos envolvendo a carreira da programação e a ideia de que esse é um processo muito difícil é um dos principais. Já adiantamos que isso não é verdade. O que você precisa, no entanto, é escolher a linguagem perfeita para o seu caso!

E então, quer conhecer mais sobre as melhores linguagens de programação para iniciantes? Separamos alguns nomes para você começar a pesquisar sobre e dar os primeiros passos rumo a uma nova jornada profissional. Vamos lá!

O que são linguagens de programação?

Se você está pensando em começar a estudar programação, é preciso entender o que são as linguagens envolvidas nesse processo.

De modo geral, elas são como idiomas, utilizados para escrever os códigos que vão compor o “DNA” de jogos, sites, programas, aplicativos e muito mais. Aprender a programar, então, é sinônimo de desenvolver a habilidade de falar uma nova língua.

No entanto, nem todas as linguagens são indicadas para iniciantes. O ideal é que você comece por recursos mais simples, porém ainda assim completos e que permitam que muitas coisas sejam desenvolvidas.

Quais são as melhores linguagens de programação para iniciantes?

Agora, que tal conhecer as linguagens de programação que são mais indicadas para quem está começando? Confira a seguir!

JavaScript

É impossível falar sobre linguagens de programação e não mencionar a JavaScript, a mais famosa e utilizada em todo o mundo. Esse é um excelente recurso para desenvolver soluções front-end e back-end, mas também pode ser utilizado para criar aplicativos mobile e até mesmo jogos.

Python

Python é uma linguagem de programação poderosa e fácil de aprender. Ela possui uma sintaxe simples e por isso é muito utilizada pelas mais diversas áreas da computação para escrever diversos programas.

Com Python é possível trabalhar com aplicações web e desktop, apps para dispositivos móveis, scripts para análises de dados e outras possibilidades.

Essa linguagem possui uma sintaxe concisa e muitos recursos nativos, permitindo ao programador criar mais funcionalidades, escrevendo menos código.

PHP

Existem muitas razões para usar o PHP para a programação de aplicações web. Em primeiro lugar, é uma linguagem livre, sem taxas de licenciamento, de modo que o custo de a usar é mínimo. Além disso você tem a liberdade de escolha de sistema operacional e de servidor web.

PHP é uma linguagem de programação de código aberto, criada para o desenvolvimento web. Com ela podemos escrever pequenos scripts de forma procedural, utilizar a orientação a objetos ou ainda ambas.

Por ser uma linguagem de fácil aprendizado, o PHP é ideal para programadores que estão ingressando no desenvolvimento web.

Java

A Java também é uma opção bastante popular, mas que está mais relacionada ao desenvolvimento de servidores que exijam segurança redobrada para os dados que estão guardados por ali. Bons exemplos são aplicativos de instituições financeiras, mas ela também pode ser utilizada para outras finalidades. Ótima opção para a construção do seu portfólio!

C#

Essa é uma linguagem simples, porém poderosa. Ela é uma ótima opção para o programador que está começando a sua jornada pois, além de fácil de ser aprendida, conta com muitos recursos disponíveis online para consulta. Ela pode ser usada para desenvolver jogos, páginas da web e softwares para o Windows.

CSS e HTML

Se você quer focar em aprender a desenvolver sites, a CSS é uma grande aliada! Em parceria com o HTML, ela permite a elaboração de portais complexos, mas sem perder a facilidade e interatividade do seu uso. O seu foco está em determinar a aparência dos elementos que vão aparecer na tela do leitor.

Front-end

Apesar de não serem consideradas linguagens de programação, O CSS e o HTML são essenciais a todo o programador. Indicamos que você comece por essas duas linguagens, pois são de fácil entendimento e você consegue criar seus primeiros projetos com pouco tempo de estudo, te motivando a ir para linguagens de programação propriamente ditas e mais complexas.

Gostou de conhecer essas opções de linguagens de programação para iniciantes? Esperamos que sim! Agora, continue se informando sobre a área e escolha um curso interessante para guiá-lo em direção ao sucesso com programador!

Pensando nisso, separamos outro conteúdo do blog que pode ser do seu interesse. Conheça um pouco sobre o curso da DevMedia, no qual você nunca vai estudar sozinho e contará, sempre, com o suporte de uma equipe de primeira!