A criatividade e o incentivo para chamar a atenção de consumidores de games no intuito de os levarem a se interessarem por programação não tem limite. Isso é bastante animador, principalmente para atender uma grande demanda por profissionais especializados que são escassos no mercado de trabalho.

Neste artigo você verificará o quão pode ser divertido e descontraído o desenvolvimento das suas habilidades no mundo da programação. Vale ressaltar que a própria interatividade dos games, sejam eles os últimos lançamentos ou os mais antigos, abarcam uma gama muito vasta no que diz respeito às linguagens de programação.

Nunca foi tão fácil e divertido manipular os comandos, por meio das linguagens, o usuário irá interagir diretamente com os games e fazer parte do processo da evolução dos mecanismos dos jogos.

Não saia daí e descubra agora como se divertir aprendendo as tecnologias que são requisitadas no mercado de trabalho.

Vale a pena aprender programação jogando?

De antemão, vale ressaltar que, mesmo se divertindo, seja em jogos online, de tabuleiro, ou ainda algumas brincadeiras antigas, com corridas e latas no chão, estamos sempre aprendendo algo, seja em estratégias e lógica para conseguirmos vencer a partida. Tudo isso acaba somando para o aprendizado para a vida toda.

Vale a pena aprender a programar jogando

Quando pensamos em jogos, não é difícil vir à mente os adolescentes e muito jovens que passam horas diante do computador jogando e se dedicando àquela diversão tão magnetizante. Do contrário do que boa parte das pessoas imaginam, jogar determinados jogos não é necessariamente perda de tempo, mas pode ser um meio eficaz de se começar uma carreira na área da tecnologia.

No modo eficiente e dinâmico, vale muito a pena jogar alguns games que não nos trazem somente diversão, mas agregam valor que é muito bem pago hoje no mercado de trabalho. Este valor agregados pelas plataformas de jogos são as linguagens de programação.

E o melhor de tudo isso é o próprio incentivo que os jogos dão para os jogadores.

Eles veem como aqueles códigos, mesmo sendo básicos, estão executando algumas ações dentro do entretenimento, isso é imprescindível para aguçar os usuários a conhecer e aprender toda a funcionalidade dos games. Em analogia, podemos dizer que a mesma coisa ocorre em um jovem apreciador de carros que está cheio de entusiasmo para abrir um motor e vê como as engrenagens operam.

Os jogos para aprender programação

SQL Murder Mystery

A partir de uma história, um crime que é cometido, um detetive precisa solucionar o caso, para tal saga é preciso manusear alguns códigos da linguagem SQL. Na verdade, como a história é interessante e a vontade de solucionar o problema é grande, aprender programação desta forma quase que passa por desapercebido pelos usuários, seria como o: "tira casaco, coloque casaco" do filme Karatê Kid, quando veem já sabem muita coisa de programação.

Screeps

Este jogo é para quem quer ser um programador Front-end. É um jogo de interatividade entre os usuários. Cada qual, escrevendo em JavaScript, usa estratégias para manusear as suas unidades.

Codin Game

Neste game é você quem escolhe a linguagem que quer usar para executar as atividades do jogo até atingir os objetivos desejados. Podendo ser utilizado nesta plataforma mais de 30 linguagens de programação. É uma combinação ideal entre exercícios de programação e entretenimento.

Code Combat

É um jogo que é voltado para todas as idades. Aqui não é necessário de antemão possuir alguma experiência em JavaScript, mas quem já tem alguma pode evoluir em seu aprendizado por meio de códigos um pouco mais complexos.

Code Combat

Mas para quem está se familiarizando com a linguagem, por meio do jogo, é possível aplicar conceitos mais básicos e pré-determinados até chegar no nível avançado.

Code & Conquer

Este jogo é extremamente conhecido no Brasil e tem uma peculiaridade interessante, pois não tem missão a ser cumprida. Fica a cargo do usuário colocar em prática a sua criatividade mudando a interface do jogo e outras funcionalidades, além de programar movimentos repetitivos nos personagens. Tudo isso por meio de códigos de programação que são introduzidos no game.

Como este entretenimento é muito famoso no Brasil, sem medo de errar, podemos afirmar que boa parte dos jovens que já usufruíram deste jogo teve alguma experiência em programação, condicionando ações para finalidades específicas dentro do game.

Cidade do Algoritmo

Esta é uma opção de jogo para quem quer aprender lógica de programação, que é uma habilidade superimportante para o desenvolvimento de projetos de modo satisfatório.

Cidade do Algoritmo

O game é desenvolvido por meio de códigos básicos onde as aves desempenham papel principal na execução de missões. Toda essa aplicabilidade é bastante proveitosa para quem quer e já desenvolve.

Roblox

Esta é outra opção, principalmente para os iniciantes, para começar a dar os primeiros passos como programador. A linguagem norteada neste game é a Lua. Isso torna as coisas ainda mais interessantes, visto que com a Lua é possível uma programação orientada a objeto, programação procedural, orientada a dados e além de outras funcionalidades importantes.

Hakitzu Elite: Robot Hackers

Para quem não deixa os smartphones escapar ao alcance dos olhos, este game é uma excelente opção para começar a caminhar no mundo da programação. É um jogo muito divertido que leva o usuário a programar os robôs para os combates.

Por meio dos códigos os personagens são conduzidos a executarem comportamentos específicos de acordo com o objetivo do jogador. Tudo isso a pessoa executa utilizando o smartphone.

Mestre de Código

Para quem quer mergulhar em um mundo cheio de aventura, com uma pegada estratégica de escoteiros e sem deixar de aproveitar este entretenimento para desenvolver habilidades como programador, o Mestre de Código é uma excelente oportunidade.

De forma bastante didática e lúdica, o objetivo é mergulhar os usuários em um ambiente tecnológico, desenvolvendo todo o potencial no que diz respeito à lógica de programação - conhecimento essencial no desenvolvimento de projetos - Não só, bem como o aprendizado dos códigos de desenvolvimento

Bloxels

Aqui, sem sombra de dúvida, se divertindo, o jogador criará o seu próprio game. A partir de blocos multicoloridos, que na verdade são instrumentos de criação, mas de forma totalmente manual. Após esta primeira etapa a imagem da estrutura criada é capturada para um aplicativo. Com todos esses procedimentos realizados, o usuário começa a programar e desenvolver seu próprio jogo.

Bloxels

É um bom entretenimento para as crianças que as levam para um desenvolvimento eficaz na área de tecnologia sem perder de vista as brincadeiras de infância.

Minecraft

Qual professor não conheceu este jogo por meio dos seus alunos? Mal sabiam estes docentes que esta fonte de divertimento, que muitas vezes protagonizam os assuntos em sala de aula, é um meio extremamente eficaz no aprendizado de programação.

Neste jogo, com comandos simples de linguagem de desenvolvimento, o usuário coloca em prática sua criatividade e realiza ações de modo a condicionar movimentações específicas.

Não tem mais desculpas!

De modo assertivo, a gama de jogos disponíveis que estão ao alcance de todos, levam os jogadores a desenvolverem habilidades específicas no mundo da programação, e estas ofertas de games não param de crescer.

Qual é a desculpa que usará para não começar a programar agora?

Além dos games comentados acima, para deixar este artigo como um guia a ser seguido, segue uma pequena lista dos jogos não mencionados para somá-los aos anteriores e formar um conjunto coeso aos seus estudos e entretenimento, tudo isso para ampliar o seu horizonte de possibilidades:

  • Ruby Warrior;
  • Elevator Saga;
  • Código: On the Brink;
  • Duskers;
  • RoboMind;
  • Ruby Warrior;
  • Flexbox Defense;
  • Codemonkey;
  • Human Resource Machine;
  • Al Gaming Plataform.

A DevMedia é uma plataforma transformadora de perspectiva quando o assunto é mercado de trabalho. Dizer que programador é a profissão do futuro é um engano, na verdade, é a profissão do hoje e "para ontem".

Você tem nas mãos o necessário para ser tornar um programador brilhante a partir de agora, a sua decisão.

Dentro da plataforma da DevMedia, o divertimento também faz parte do seu sucesso. Por meio de perguntas e respostas das quais elevam o seu nível de conhecimento, você conciliará, de forma prática e dinâmica, com os games mencionados. Assim poderá ler e interpretar seus projetos sem maiores dificuldades, saindo do zero ao avançado como um desenvolvedor.

Venha ser família DEV.

Abraços.