Elas são muitas e variadas e em algum momento você vai se perguntar, qual linguagem eu devo utilizar ou estudar mais?

Essa pergunta não tem uma resposta definida, mas talvez tenha uma resposta melhor. Em varios debates sobre o assunto, o que surge é que a melhor linguagem é aquela que você conhece. Talvez isso é seja verdade, mas eu prefiro ter em mente que, não devemos nos prender a linguagem, mas sim em resolver problemas, e se uma for melhor que outra para uma ocasião, então porque não usar.

Mas caso você seja um iniciante buscando aprender a primeira linguagem de programação, o caminho pode ser diferente. Cada linguagem de programação possui sua própria curva de aprendizado e sim, existem linguagens de programação que são mais fáceis para iniciantes.

Quando focamos somente em uma, acabamos fechando a cabeça para descobrir novas coisas e talvez a que escolhemos não se adeque a todas as situações. Mas isso não ajuda em nada para quem esta começando ou ainda não teve um bom contato com o mercado.

São varias as plataformas e linguagens que você pode escolher: PHP, JavaScript, Python, Pascal, C#, Java, Basic, Vb, C, C++, Delphi, Ruby e muitas outras. Cada umas delas tem seus pros e contras, porem, como em qualquer outra situação, existem pessoas que defendem uma linguagem como uma religião e vão sempre dizer que determinada linguagem é superior a todas. A verdade é que não existem uma tecnologia perfeita, mas quem utiliza da melhor forma possivel pode tornar um programa escrito em Visual Basic, por exemplo, em um código bem produtivo. Citei Visual Basic como exemplo, porque segundo pesquisas, essa é a linguagem mais odiada dos programadores, estranho é, que tambem é uma das mais utilizadas para softwares comerciais.

Se você desenvolve comercialmente, talvez não utilize muito linguagens tidas como mais voltadas a pesquisa e ciencia. Isso pode ser um determinante para você escolher JavaScript por exemplo, um conjunto de programação bem produtivo e muito utilizado pelos desenvolvedores comerciais. Ou ainda, se esta querendo desenvolver um aplicativo para internet, queira dar mais atenção ao .NET, um framework da Microsoft que oferece grande produtividade. Como sempre, a Microsoft tem grande referencia em produtos com uma interface aprimorada. Se você não quer depender de uma plataforma, o Java é uma opção. E você vai ouvir muito que ela é a melhor de todas para qualquer coisa. Agora, para quem esta voltado as experiencias e grandes algoritmos para pesquisa, a grande preferida é o C, basicamente a origem de varias como o proprio Java e C#. Eles beberam na fonte dessa linguagem e tem a sintaxe nas veias. A linguagem C assusta no começo, mas vale a pena conhecer.

Enfim, não da para resumir todas as linguagens em um só texto e você tambem não vai poder dominar todas e o melhor a se fazer é sempre estudar seus projetos e decidir pela linguagem que mais seja produtiva para cada caso. Leve em conta sempre o tempo de aprendizado, caso seja um linguagem desconhecida, outro fator importante é avaliar qual o custo de desenvolvimento, manutenção e disponibilização. Levando esses fatores em conta e analisando com bom senso logo se chega a uma boa escolha.