Série da semana: Angular, API RESTful e Banco de Dados

Veja mais
O projeto está inativo

Documentação JavaScript

Aqui você encontra uma referência atualizada para a linguagem JavaScript, comumente utilizados no Node e em muitos frameworks como o React, Angular ou Vue.js.

42

Introdução

JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas no mundo e por conta disso muito tem sido feito com ela em matéria de software, bibliotecas e frameworks. Atualmente podemos criar qualquer tipo de aplicação utilizando apenas JavaScript, a exemplo de sites, APIs ou clientes mobile.

Com essa documentação você poderá se atualizar em relação aos novos recursos da linguagem JavaScript, se sentido assim mais confortável para programar com ela, seja em aplicações back-end utilizando o Node ou em clientes web ou mobile com frameworks como React, Angular ou Vue.js.

Destaques da documentação

  • Recursos da linguagem JavaScript 6+
  • Exemplos compatíveis com o Angular, React, Vue.js e Node
  • Informações de compatibilidade entre navegadores

Glossário

ECMAScript

ECMAScript é uma linguagem baseada em objetos. Nela utilizamos objetos para acessar recursos da linguagem, a exemplo de funções ou vetores. Assim, um programa criado com ECMAScript é um conjuntos de objetos que trocam informações entre si.

Ela é uma linguagem de programação, cujos recursos e sintaxe são padronizados por um comitê dentro do ECMA International. Atualmente o JavaScript é um dialeto do ECMAScript. Isso significa dizer, entre outras coisas, que um motor para interpretação de JavaScript deve se basear no ECMAScript, mais especificamente no documento ECMA-262, que descreve como essa linguagem deve ser. Qualquer software capaz de ler e interpretar ECMAScript poderá executar JavaScript, como é o caso do V8, criado para o navegador Chrome, ou do Node, que utiliza o V8.

ECMAScript é a base não apenas para o JavaScript, mas também para o TypeScript, utilizado no Angular e Ionic, bem como para o JSX, com o qual programamos com React. Por essa razão esses frameworks são chamados JavaScript, pois compartilham em sua base a mesma sintaxe, adicionando cada um novos recursos de acordo com suas próprias estratégias e necessidades.

ECMAScript 6

Assim como ES6 ou ECMAScript 2015, esta é a sexta versão do ECMAScript e também uma das mais populares. Foi ela quem trouxe grande parte das funcionalidades e recursos utilizados atualmente.

JavaScript Engine

Um motor JavaScript, às vezes também chamado de interpretador ou implementação, é um programa que executa código JavaScript. Até certo tempo atrás, era comum encontrarmos esses programas em navegadores o que permitia que código JavaScript fosse compreendido por eles. Por essa razão o JavaScript pode se comportar de formas diferentes dependo do navegador onde ele é executado, pois cada um possui seu próprio interpretador da linguagem, desenvolvido com base na especificação da mesma, de forma independente.

Nesta documentação você encontrará notas sobre o funcionamento de certos recursos da linguagem JavaScript em diferentes navegadores.

JavaScript Runtime

É o ambiente no qual o código é executado e interpretado por uma JavaScript Engine. O ambiente dispõe dos objetos utilizados no código, fornecendo ao programador a base necessária para que ele possa criar as suas aplicações.

Por exemplo, quando acessamos o objeto window ou document no navegador estamos fazendo uso de objetos disponíveis no ambiente de execução. Neste contexto, o navegador é o ambiente de execução, enquanto window ou document são exemplos de objetos por ele hospedados.

Node

Node é um JavaScript Runtime gratuito e de código aberto, que utiliza a mesma JavaScript Engine que o Chrome, o V8. Ele foi primeiramente desenvolvido para permitir a execução de código JavaScript no lado do servidor, algo que até então só poderia ser feito por linguagens como Java, C#, PHP, entre outras.

Babel

Sendo um dentre os transpiladores mais utilizados, o Babel converte código ES6 para ES5, reconhecido pela maioria dos navegadores. Assim, o programador pode utilizar os recursos mais novos da linguagem, disponíveis apenas no JavaScript 6, mantendo a compatibilidade de seus scripts entre diferentes navegadores, mesmo que eles não suportem ainda essa versão da linguagem.

Posso usar essa documentação para programar em TypeScript?

TypeScript e JavaScript são linguagens primas, compartilhando em sua base a mesma sintaxe, mas caminhando direções opostas a partir disso. Isso quer dizer que, embora um código JavaScript seja compreendido pelo compilador do TypeScript, o oposto não será verdade, pois o TypeScript adiciona recursos de tipagem estática que não estão presentes no JavaScript.

Dessa forma, essa documentação pode ser utilizada por programadores que queiram ingressar na programação para Angular ou Ionic, contudo ela deverá ser complementada pelo aprendizado dos recursos presentes apenas no TypeScript.

Caso você esteja procurando por uma forma de converter código JavaScript, no site oficial do TypeScript existe um guia que demonstra como fazer isso de forma automatizada. Para acessá-lo use o endereço https://www.typescriptlang.org/docs/handbook/migrating-from-javascript.html.

Saiba mais Veja a Série O JavaScript está dominando o mundo?
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
Assinatura Devmedia
Faça parte dessa comunidade 100% focada em programação e tenha acesso ilimitado. Nosso compromisso é tornar a sua experiência de estudo cada vez mais dinâmica e eficiente. Portanto, se você quer programar de verdade seu lugar é aqui. Junte-se a mais de...
+ 800 Mil programadores
,90* / mês
  • Séries
  • Projetos completos
  • Cursos
  • Guias de carreiras
  • DevCasts
  • Desafios
  • Artigos
  • App
  • Suporte em tempo real
A assinatura é cobrado através do seu cartão de crédito. *Tempo minimo de assinatura: 12 meses.
Assinatura Devmedia
Faça parte dessa comunidade 100% focada em programação e tenha acesso ilimitado. Nosso compromisso é tornar a sua experiência de estudo cada vez mais dinâmica e eficiente. Portanto, se você quer programar de verdade seu lugar é aqui. Junte-se a mais de...
+ 800 Mil programadores
Conheça agora!
,90* / mês
  • Séries
  • Projetos completos
  • Cursos
  • Guias de carreiras
  • DevCasts
  • Desafios
  • Artigos
  • App
  • Suporte em tempo real
A assinatura é cobrada através do seu cartão de crédito. *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.