O projeto está inativo

Como criar autocomplete em Delphi

Neste exemplo você aprenderá a criar um autocomplete em Delphi. Este é um recurso que possibilita filtrarmos uma lista com base em um texto informado. Aprenderemos a criar esse efeito implementando o mesmo em um cadastro de cliente, localizando uma determinada cidade com base em sua UF.

1 - Introdução

Recurso autocomplete no Delphi

Um recurso bem interesse no desenvolvimento de sistemas é a possibilidade de filtrar informações. Veremos como criar o recurso de autocomplete em Delphi, tomando como exemplo uma lista de cidades.

O nosso exemplo consiste em um cadastro e uma lista de clientes, não faremos alteração ou exclusão do mesmo, pois o objetivo deste exemplo é mostrar o autocomplete.

A tela inicial do nosso sistema consiste em exibir uma lista com os clientes cadastrados, e com a possibilidade de filtrar por nome e um botão para criar um novo cliente, como mostra a Figura 1.

Tela inicial de busca
Figura 1. Tela inicial de busca

Um dos recursos do nosso sistema é poder listar todos os clientes informando apenas uma parte do seu nome, como mostra a Figura 2.

Exibindo nomes que contenham ‘a’
Figura 2. Exibindo nomes que contenham ‘a’

A tela de cadastro de clientes é responsável por fazer o bind das informações digitadas pelo usuário do sistema, além da persistência no banco de dados. Ela possui controles visuais como edits, combobox e um ListView. É nessa tela que acontece o autocomplete, assim, conforme o usuário digita uma cidade, depois de selecionar determinada UF, é exibido um ListView com as cidades que contém os caracteres digitados, como mostra a Figura 3.

Tela de cadastro de Clientes
Figura 3. Tela de cadastro de Clientes
Ficou com alguma dúvida?