O projeto está inativo

Paginação de dados em PHP e MVC

Neste exemplo você aprenderá a criar um mecanismo de paginação de dados em PHP. Para isso seguiremos o padrão MVC e usaremos o Bootstrap para estilizar a interface da aplicação.

1 - Apresentação

Paginação de dados

O recurso de paginação está presente na maioria das aplicações web e sites que precisam exibir grandes quantidades de informação para o usuário. Por meio de um mecanismo desse tipo podemos manter a página com menos dados, exibindo apenas o que for solicitado pelo usuário.

Por exemplo, em uma listagem de produtos com vários registros o usuário pode desejar ver apenas 5 ou 10 por vez. Para ver os demais registros ele pode usar os controles de navegação que lhe permitirão alternar entre as páginas.

Neste exemplo veremos como desenvolver um mecanismo de paginação em PHP, seguindo a estrutura MVC, sem usar frameworks. Na sequência de imagens abaixo podemos ver a interface da aplicação que será explorada neste exemplo. Note que usamos o Bootstrap para estilizar os elementos visuais.

Interface da aplicação O usuário pode escolher quantos registros deseja visualizar por página Botões de navegação desabilitados de acordo com a página

Tecnologias utilizadas

Neste exemplo utilizaremos a linguagem PHP no back-end e para acessar o banco de dados empregaremos a biblioteca PDO. Nesse caso usaremos o MySQL, mas com o PDO podemos usar outro banco com facilidade.

Já no front-end teremos HTML, CSS e Bootstrap para compor a interface, como mostra a Figura 1. Vale notar que o Bootstrap também foi utilizado para estabelecer o comportamento responsivo da aplicação.

Tecnologias utilizadas
Figura 1. Tecnologias utilizadas

Pré requisito

Sugestão de conteúdo

Ficou com alguma dúvida?