ALM – O que é isso? – Parte 09

Por: Marcus Garcia – Especialista ALM /  Microsoft - MVP

No Project

No Project o processo é bem similar ao executado no Excel, bastando apenas ter o Add-On do VSTF instalado no micro também. Porém, no Project é possível ter um ambiente bem mais amigavel ao Gerente de Projetos, podendo por exemplo, alterar prazos utilizando-se de recursos do tipo Drag and Drop

 Administrando Work Items em Microsoft Project

pb_31_08_09_pic10.JPG


Project Portal

Um dos recursos mais inovadores do VSTS é sem dúvida o Project Portal que nos mostra em ambiente web, utilizando-se para isso o Share Point Services, toda a situação do nosso projeto além de fornecer também toda a documentação default da metodologia de desenvolvimento escolhida para o projeto.

Vizualizando o projeto pelo Project Portal
pb_31_08_09_pic11.JPG

Entre as inúmeros opções podemos destacar os Reports, a área para adcionar notícias sobre o projeto Announcements, e também a Issues List que trás para nós os Work Items atuais.

Vizualizando Work Items pelo Project Portal
pb_31_08_09_pic12.JPG

 

Conclusão

Esse assunto é extenso e bem abrangente, nosso objetivo foi mostrar para você leitor, o que é ALM e como utilizá-lo em seu benefício. Existem muitos recursos nativos que podem ajudá-lo com impacto ZERO, outros que necessitam de apoio especializado e levam tempo e apoio em várias esferas da sua empresa para que os mesmos tomem corpo e permeiem todas as camadas da empresa, inclusive mudando hábitos e gerando resultados diferenciados.