Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 101. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 563.4pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=751>

Neste artigo veremos

·         Testes unitários caixa branca;

·         Criação de rotinas para testes;

Qual a finalidade?

·         Preparar o sistema para efetuar testes em classes do sistema, evitando maiores problemas no futuro;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Os recursos vistos aqui se enquadram bem em aplicações Orientadas a Objetos e mantém as rotinas do sistema concisas e coerentes. Em qualquer sistema podemos aplicar essas técnicas;

 

Resumo do DevMan

         Entre testar manualmente um sistema e testar profissionalmente, certamente fico com a melhor delas: a segunda opção. A qualidade de software é hoje uma das maiores preocupações de qualquer empresa de tecnologia envolvida no desenvolvimento de sistemas. Por isso veremos nesse artigo como criar testes unitários capazes de identificar possíveis erros em rotinas e classes.

         Utilizaremos os programas nUnit e csUnit para realizar tais tarefas e chegaremos a conclusão que não é tão difícil manter o sistema bem estruturado e funcionando perfeitamente.

 

Principalmente nos últimos anos, foi possível observar um grande avanço em todo o processo de desenvolvimento de software, motivado principalmente pelas necessidades impostas por um mercado cada vez mais competitivo. Novas técnicas de desenvolvimento de software, novos métodos, formas de documentação, linguagens, entre outros, foram desenvolvidos. A necessidade de aspectos de usabilidade nos sistemas começaram a fazer diferença e a palavra qualidade cada vez mais foi se destacando nas pautas dos desenvolvedores. A qualidade no software passou a ser uma busca cada vez mais freqüente pelos desenvolvedores e empresas de software.

Uma falha no software pode ocasionar perdas financeiras, perdas de informações, que muitas vezes é até mais catastrófica do que perdas financeiras, e, dependendo da criticidade da aplicação, até perda de vidas humanas.

Neste contexto, um dos temas importantes no processo de desenvolvimento de software é a fase de testes das aplicações, onde a mesma é submetida a uma carga de testes a fim de identificar falhas antes mesmo do software entrar no ambiente de produção.

Existem algumas estratégias de teste de software e a principal utilizada atualmente em muitas empresas de desenvolvimento, principalmente as de médio e pequeno porte, é a utilização dos testes manuais. Nesta abordagem é atribuída a função de testar as aplicações desenvolvidas a um ou mais membros da equipe de forma manual, onde o sistema é executado e as informações são inseridas manualmente, verificando se os resultados esperados foram alcançados. No entanto, esta abordagem é muito ineficaz e demorada. As melhores técnicas de teste são baseadas em algum processo automatizado, onde é possível executar uma maior quantidade de testes, buscando assim testar o máximo possível dos requisitos de um software. Nesta abordagem, existem algumas estratégias, entre elas: testes unitários (o que este artigo aborda), testes funcionais, teste de desempenho, testes em banco de dados, testes em ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo