Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 102. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Editorial

É com enorme satisfação que escrevo esse editorial. Cresci na carreira de desenvolvedor Delphi lendo a revista ClubeDelphi que com certeza foi uma principais responsáveis pelo meu sucesso profissional. Hoje, assumir a edição geral da revista que me formou profissional, sem dúvida me proporcionará muito prazer e alegria. Com muito respeito e admiração, agradeço aos amigos Guinther Pauli e Gladstone Matos pelas oportunidades e confiança no meu trabalho.

A revista desse mês vem recheada de muito conteúdo de qualidade, como nosso artigo de capa. O Rodrigo Mourão fala sobre a aplicação de MVC – Model View Controller - em sistemas Win32. Certamente, é um poderoso conceito para quem deseja desenvolver programas robustos e de peso, totalmente OO.

Outro tema importante é abordado pelo Paulo. Imagine criar seu próprio Messenger e melhorar ainda mais a comunicação de seus colaboradores com seus clientes? Pois é essa a proposta do Paulo Quicoli que mostra como desenvolver uma aplicação tipo Messenger para prover suporte técnico aos clientes. Na seqüência o Cristiano apresenta a ferramenta TestComplete, um poderoso framework para testes de aplicações.

Na sessão PHP temos o Fabrício Desbessel mostrando como desenvolver relatórios completos usando o componente FPDF e também o Altair com seu artigo sobre conceitos de Orientação a Objetos e novidades do novo PHP 5.3.

Na sessão EasyDelphi temos dois grandes artigos. Em meu artigo sobre o desenvolvimento e uso de DLL, você aprenderá a criar funcionalidades em dll’s e usá-las em suas aplicações. Ainda será possível ver como se carrega uma dll de modo estático ou dinâmico. O Maikel Scheid fala sobre o desenvolvimento de Services Applications, ou Aplicações Serviço. Essas aplicações ficam residentes na memória do computador e podem executar tarefas mesmo quando o Windows encontra-se no prompt de login. É ideal para sistemas que necessitam fazer monitoramentos, acesso constante ao banco de dados ou até mesmo fazer a automatização de backups e atualizações do sistema.

Sucesso com o Delphi! E como diria Guinther Pauli: muito Delphi na cabeça!