Editorial

Olá a todos. Desde que o DataSnap foi introduzido no Delphi lá atrás, já se esperava muito da tecnologia. Passamos por inúmeras modificações, implementações, melhorias no código, introdução de componentes, enfim. O pessoal da Borland, depois CodeGear, não brincaram em serviço e foram melhorando cada vez mais a tecnologia. Mas creio que dessa vez se superaram. Um novíssimo DataSnap foi introduzido na versão 2009 do Delphi, o DataSnap 2009 como está sendo chamado. Uma das principais novidades é a extinção do uso de objetos COM e introdução do driver datasnap. Sem dúvida nenhuma a melhor das melhorias já feitas até hoje. Velocidade, praticidade e facilidade de desenvolvimento são apenas algumas das vantagens. Nessa edição fiz questão de olhar de perto tudo isso e publicar um artigo juntamente com o colunista Fabricio Hissao Kawata e com nosso mais novo editor técnico Daniel Sobrinho. Juntos nós estudamos o DataSnap 2009 e montamos um artigo bastante completo cobrindo tudo que há de novo. Confira você mesmo.

O Daniel ainda continua na revista mostrando o todo poder do DataSnap em uma aplicação multicamadas onde ele mostra como fazer o transporte de dados entre cliente e servidor. Confira também seu artigo que mostra como criar histórico de consultas em formato XML. Isso agiliza o processo de busca de informações no servidor, sensacional.

O Matheus fala sobre sua experiência no desenvolvimento de aplicações para migração de dados. Sem dúvida uma das partes mais chatas para um desenvolvedor. Migrar dados de clientes não é uma tarefa simples.

Em PHP temos dois excelentes artigos. O primeiro, de Rodrigo Carreiro, fala sobre o desenvolvimento de Web Services com Delphi for PHP. Veremos com ele que é bem simples trabalhar com Web Services. O segundo artigo é do colunista Rafael Silva que fala específicamente de POO com PHP puro. Veja os principais conceitos e como desenvolver usando POO e PHP.