Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 54. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

u Designer). Clique com o botão direito no editor, escolha a opção Insert From Template e escolha a opção File Menu, o que cria automaticamente uma estrutura completa de um menu File (existem outros, como Edit, Help, Window etc.). Adicione imagens de sua preferência para cada item, usando um ImageList (paleta Win32).

Veremos agora como agrupar itens de menu, para que somente um item de cada vez fique “marcado” quando for clicado (semelhante a um “RadioGroup”). Para isso, selecione os quatro primeiros itens do menu e altere as propriedades AutoCheck e RadioItem para True, e em GroupIndex digite “1”. Defina a propriedade Checked do primeiro item como True. Rode e teste o exemplo. Clique nos itens utilizados para observar o efeito.

Vamos agora colocar um “banner” no menu. Adicione no formulário um componente Image (da paleta Additional) e carregue nele uma figura de sua preferência. Configure seu Visible como False e AutoSize como True. Selecione o primeiro item do menu File e no evento OnDrawItem digite o seguinte:

 

ACanvas.FillRect(ARect);

ACanvas.TextOut(ARect.Left +

 Image1.Width + ImageList1.Width + 14 , ARect.Top,

  StripHotkey((Sender as TMenuItem).Caption));

ACanvas.Draw(0, 0, Image1.Picture.Graphic); ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo