Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

icações clientes (que consomem serviços).

Uma aplicação servidora deve ser hospedada em um servidor Web, e pode ser do tipo CGI, ISAPI, AppDebugger, ApacheModule ou ainda usar ASP.NET, no caso do Delphi 8. Aplicações clientes podem ser do tipo Web (IntraWeb ou Web Forms, por exemplo), Desktop (VCL, Windows Forms etc.) ou podem estar sendo executadas em um handheld ou celular. É claro, você pode usar diferentes linguagens para comunicar aplicações servidoras e clientes.

A comunicação entre servidor e cliente utiliza um protocolo padrão (definido pelo W3C) chamado SOAP (Simple Object Access Protocol), que define um processo de requisição e resposta com mensagens XML (chamados “envelopes SOAP”). Seguindo esse padrão, sua aplicação será compatível com o mercado e terá assim grande capacidade de comunicação com outras soluções.

A Figura 1 mostra uma adaptação da figura do processo de uso de Web Services. Essa imagem está disponível no documento que mostra a definição da arquitetura de Web Services, no endereço www.w3.org/TR/ws-arch/#gengag.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo