Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Curso de manipulação de imagens como Delphi

Parte 3 -Transição de imagens

 

Na edição 58, aprendemos como criar filtros básicos sobre imagens digitais. Neste último artigo da série, vamos aplicar nossos conhecimentos para fazer a transição entre duas imagens, um efeito muito útil para, por exemplo, a transição suave de telas.

 

Fusão de imagens= fusão de pixels

Fazer a fusão de duas imagens nada mais é do que juntar duas imagens, colocando uma sobre a outra. Seria o mesmo efeito que pegar duas imagens impressas sobre um papel muito fino, colocar uma sobre a outra e olhar em direção a uma luz, onde as duas imagens aparecem superpostas. A fusão de duas imagens é um efeito muito utilizado no cinema e na TV, na transição de uma cena para outra. No computador, a fusão de imagens é uma boa solução para transição suave de telas. Mas como fazer a fusão de imagens digitais?

Vamos relembrar um pouco nossos conhecimentos sobre imagens digitais. As imagens são divididas em pontos de mesmo tamanho, chamados de pixel. Armazenamos, para cada pixel, o valor de sua cor na forma das três cores básicas: vermelho, verde e azul (RGB). Agora imagine duas imagens digitais de mesmo tamanho. Se sobre pusermos as duas, é fácil perceber que cada pixel (x,y) da imagem 1 ficará sobre o mesmo pixel (x,y) da imagem 2. Logo, podemos fazer a fusão de duas imagens de mesmo tamanho, fundindo cada pixel individualmente.

 

Fundindo pixels

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo