Borland havia comprado a Togethersoft, passei a noite pensando nas possibilidades de ter recursos do Together agregados as nossas ferramentas de desenvolvimento. Acho que não preciso dizer que a primeira visão que tive foi de como o Delphi massacraria a concorrência se tivesse tais capacidades disponíveis para os seus desenvolvedores.

Bom, logo soubemos que teríamos que esperar um tempo até que a equipe do Together trabalhasse em uma integração com o Delphi. Primeiro, veio a superfície de design para modelos de classe para o ECO I no Delphi 8 for .NET, depois a visualização e navegação de código Win32 ou .NET através de diagramas de classe no Delphi 2005. Mas em todos os eventos que fazíamos, os desenvolvedores seguiam fazendo a mesma pergunta: Quando teremos o Together for Delphi?

É com grande prazer que digo que o tempo de espera acabou. O Together não só foi integrado ao Delphi como se tornou um feature presente em TODAS as edições do Delphi 2006. É isso mesmo, os desenvolvedores que utilizam desde o Delphi 2006 Professional até o Delphi 2006 Architect poderão utilizar todos os diagramas UML 1.5 e o famoso LiveSource para as linguagens Delphi (Win32 e .NET) e C# (.NET).

Neste artigo irei apresentar como todos os recursos do Together disponíveis no Delphi 2006 podem suportar o desenvolvimento de aplicações Win32 ou .NET.

 

Projetos de análise

Uma das novas capacidades do Delphi 2006 é a criação de projetos de modelagem UML utilizando UML 1.5 ou UML 2.0, também conhecidos como projetos de design. Podemos considerar esses projetos como se fossem projetos de análise e como tal, não possuem nenhuma interação com código.

A vantagem desses projetos é permitir que você utilize o Delphi 2006 já na fase de refinamento do escopo, mesmo que ainda não tenha decidido se o projeto vai ser implementado na plataforma Win32 ou .NET. Uma vez que tenha definido qual plataforma, o Delphi 2006 pode transformar seu projeto de análise em um projeto de implementação em Delphi Win32, Delphi for .NET ou C# (.NET).

Para criar um novo projeto de design, selecione File>New>Other para acessar a caixa de diálogo New Items. Na lista de opções, selecione Design Projects e em seguida escolha UML 1.5 Design Projects, para criar projetos utilizando a versão 1.5 da UML ou UML 2.0 Design Projects para utilizar a versão mais atual da mesma.

 

Usando UML dentro de seus projetos Delphi

Vamos criar um novo projeto para demonstrar o uso de UML dentro de projetos Delphi já existentes. Isso pode ser feito em qualquer tipo de projeto Delphi Win32, Delphi for .NET ou C#, pois são as personalidades que possuem suporte aos recursos do Together.

O Delphi 2006 permite que o desenvolvedor possa eleger em que projetos vai utilizar ou não as capacidades do Together. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas a mais prática é selecionar o painel Model View logo após ter aberto um projeto.

Se o seu projeto ainda não está fazendo uso dos recursos do Together, o Delphi 2006 abrirá a caixa de diálogo perguntando se você gostaria de adicionar as capacidades de modelagem ao seu projeto. Dê um clique no botão Yes para habilitar os recursos do Together em seu projeto. O acesso ao designer de diagramas UML no Delphi 2006 é feito através do painel Model View, em sua configuração original, o painel está disponível como uma aba ao lado do Database Explorer.

O Model View apresenta uma estrutura hierárquica de seu projeto representando os seus namespaces. Todo projeto terá um namespace conhecido como default que será o namespace raiz, note também que será criado um namespace para cada unit do projeto e um namespace para o próprio projeto, esse por sua vez representando o arquivo .DPR. 

Para ter acesso ao designer de qualquer elemento UML do Delphi 2006, dê um duplo clique sobre o ícone do elemento no painel Model View. Dê um duplo clique sobre o ícone do namespace default no Model View, para abrir o seu designer UML (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo