s-serif'">Mesmo com tantas novidades em diversas áreas (IDE, .NET, Web, banco de dados etc.), não poderíamos passar por alto um dos corações do Delphi: a nossa estimada Visual Component Library (VCL). Do alto de seus dez anos de existência, ela ainda promete muitas surpresas, conforme veremos neste artigo.

 

Novos componentes visuais

A versão 2006 do Delphi traz três novos componentes na Tool Palette:

 FlowPanel (categoria Additional);

 GridPanel (categoria Additional);

 TrayIcon (categoria Win32).

Eles são os membros mais novos da família, fazendo companhia aos mais antigos e àqueles que chegaram nas versões do Delphi 8 e 2005, como o CategoryButtons, ButtonGroup, DockTabSet etc.

 

Os novos painéis

O tradicional Panel é um container visual para outros componentes. Dentro dele podemos posicionar um controle visual em qualquer lugar desejado. Em outras palavras, o posicionamento é absoluto (mas é claro, as coordenadas Top e Left do controle referem-se ao canto superior esquerdo do painel).

Talvez inspirados em conceitos similares em Java, onde existe o chamado Layout Manager, que define como os controles serão distribuídos dentro de um container, podemos dizer que temos agora três tipos de layout managers:

·                 Panel  : tipo absoluto, ou XY. Os componentes são colocados em posições fixas e precisas;

·                 FlowPanel : os componentes são colocados em seqüência, de acordo com a ordem definida (similar ao que ocorre nas páginas HTML sem o uso de tabelas ou estilos CSS).

o                O fluxo é determinado pela propriedade FlowStyle, que aceita uma das opções a seguir.

 

Para entender bem a nomenclatura, os componentes começam a ser colocados na direção indicada pelo primeiro par (ex.: LeftRight). Quando não há mais espaço no painel, aí a direção a ser seguida é dada pelo segundo par (ex.: TopBottom):

§               fsLeftRightTopBottom: da esquerda para a direita, de cima para baixo (default);

§               fsRightLeftTopBottom: da direita para a esquerda, de cima para baixo;

§               fsLeftRightBottomTop: da esquerda para a direita, de baixo para cima;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo